SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 6, 2024

Câmara Técnica da Prefeitura debate estratégias contra dengue e arboviroses

Câmara técnica ações contra a dengue – foto Alex Régis

A Câmara Técnica que envolve diversas secretarias da Prefeitura de Natal realizou mais uma reunião nesta terça-feira (6), desta vez para ouvir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o quadro epidemiológico das arboviroses (dengue, zika e chicungunya) no Município. A reunião foi conduzida pelo secretário de Governo, Joham Xavier, e contou com a presença de representantes de várias pastas municipais.

Em Natal, nas três primeiras semanas deste ano, foi registrado um aumento de 46% na notificação dos casos de arboviroses, comparando com o mesmo período no ano de 2023. Até o dia 20 de janeiro, foram contabilizadas 160 notificações para as doenças.

Os números servem de alerta para casos de epidemias que acontecem no país, e podem se estender para todo o território nacional. No município, questões climáticas, como o calor em excesso com chuvas espaçadas comuns no início do ano, criam o cenário ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, apontou que o momento atual requer muita atenção às arboviroses e o apoio e participação das secretarias é fundamental para o enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“Estamos no período sazonal das doenças, e esta é a época em que mais precisamos da atenção de todos para redobrar os cuidados no enfrentamento das arboviroses. O objetivo é trabalhar sempre a prevenção e evitar ao máximo a superlotação das unidades assistenciais, promover um diagnóstico precoce e trabalhar o processo de conscientização e educação com a população”, frisou o secretário. “Esse é o momento de somarmos forças para que possamos oferecer à população a melhor informação e o melhor tratamento”.

A apresentação do cenário epidemiológico foi feita por Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que demonstrou através de slides todo o cronograma de ações para este ano. A SMS elaborou um plano de contingência das arboviroses, estabelecendo as ações e estratégias que serão implementadas para prevenir uma eventual situação epidêmica em Natal, como sensibilização da rede de saúde do município, assistência farmacêutica e laboratório, além de gestão de recursos humanos para as áreas que apresentam a maior concentração de casos para as doenças.

Recentemente, a Secretaria de Saúde instaurou um gabinete de crise, com a intenção de discutir ações que visem o combate às arboviroses e para atualização do Plano de Ação Municipal Emergencial para Combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O gabinete é composto por representantes do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ/DVS), Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE/DVS), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Setor de Assistência Laboratorial.

Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias Municipal de Governo, SMS, Secom, Semtas, Sempla, Procon, Semdes, STTU, Urbana, Funcarte, Semul, Semurb, Seharpe, Setur, SME e Seinfra.

Divulgação

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) lançou uma nova campanha de mídia que reforça os cuidados com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti. As peças estão sendo veiculadas nas redes sociais e nos veículos oficiais da Prefeitura, trazendo informações que lembram a participação de toda a população para eliminar locais com água parada, que são onde o inseto deposita suas larvas para se reproduzir.

De acordo com o titular da pasta, Heverton de Freitas, este ano a campanha está sendo veiculada através de vídeos em que as mensagens são transmitidas através de humor para chamar a atenção da população de maneira criativa e educativa. “Este ano, tivemos a ideia de usar o humor para transmitir a mensagem central da campanha, que é conscientizar a população acerca dos cuidados em combate às arboviroses”, disse.

Bloco “Xô Mosquito”

Na próxima quinta-feira (8), a partir das 17h, o bloco “Xô mosquito”, criado pela SMS, sairá pelas ruas da Zona Leste, com concentração no Largo Atheneu, seguindo até o Pólo Petrópolis, na Rua Trairi, com o objetivo de conscientizar e alertar os foliões para o combate ao Aedes aegypti.

O bloco vai contar com a participação dos agentes de endemias e a equipe de educação em saúde para levar informação e chamar atenção do público para a temática.

Unicat agora permite agendamento para entrega de medicamentos no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A entrega de medicamentos pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte agora poderá ser com horário agendado. As marcações já podem ser feitas no site da Unicat, com o primeiro dia de entregas agendadas sendo 19 de fevereiro.

A nova ferramenta é fruto de uma reformulação do site, que foi visualmente repaginado, de modo a permitir acesso fácil às informações e evitar que os pacientes e/ou seus acompanhantes enfrentem filas.

O diretor geral da Unicat, Ralfo Medeiros, explica que as mudanças têm como objetivo a melhoria contínua do acesso à informação e da qualidade do serviço oferecido ao usuário.

“Com o agendamento da dispensação, estimamos reduzir o tempo de espera, que hoje é de aproximadamente uma hora, em até 90%”, disse ele.

Inicialmente, o novo serviço funcionará apenas para a central de Natal, com os horários de entrega sendo liberados à medida que a demanda for crescendo. Após um período de avaliação, a expectativa é ampliar o atendimento agendado para as outras unidades da Unicat.

Como agendar?

No endereço www.unicat.rn.gov.br, na aba de Serviços ao Cidadão, também é possível acessar as listas de medicamentos disponíveis, documentos e exames necessários para acesso, fórmulas nutricionais disponíveis no programa Alergia à Proteína do Leite (APLV), além do endereço de todas as Unicat’s do estado.

Aproximadamente 40 mil usuários em todo o Rio Grande do Norte são atendidos por mês pela Unicat, que dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos para mais de 70 tipos de patologias clínicas.

Portal 98 FM

Noiva é flagrada fazendo sexo com tio do noivo antes do casamento

FOTO: GETTY IMAGES

Era para ser um casamento emocionante, mas acabou em vexame. Em relato publicado no Reddit, uma dama de honra, que não teve o nome identificado, revelou que a noiva foi pega fazendo sexo com o tio do noivo apenas meia hora antes de subir ao altar.

A mulher explicou que antes do casamento de sua amiga Dana, que deveria ter acontecido em 14 de janeiro, a noiva fez exigências malucas para as convidadas. Uma delas foi pedir para as damas de honra gastarem US$ 2 mil no vestido (cerca de R$ 10 mil) e cancelarem as férias em família para a despedida de solteira.

Além disso, a noiva teria dito ao noivo, Josh, que ele não tinha permissão para convidar suas amigas solteiras. Quando foi a manhã do casamento, Dana estava supostamente tensa e ansiosa, repreendendo as pessoas ao seu redor enquanto se preparava para dizer “sim”.

“Ela fazia as pessoas chorarem, como funcionários do casamento e damas de honra. Na maior parte do tempo, eu escolhi o caminho mais fácil e decidi trabalhar fora da suíte nupcial, verificando flores e vendo se a comida estava boa. Qualquer desculpa para não estar perto dela”, escreveu no fórum.

Cinco minutos antes de começar o casamento, outra dama de honra – irmã de Josh – avisou que o casamento estava cancelado. “Eu perguntei a ela o que aconteceu e ela respondeu: ‘Dana estava dando uma ‘rapidinha’ com o tio de Josh na sala. Josh os pegou’”.

Incrédula, a usuária do Reddit disse que a outra dama de honra pediu para ela ajudar a tirar o máximo de pessoas da cerimônia antes que as coisas explodissem. “Peguei minha bolsa, juntei as duas damas de honra que estavam viajando comigo e saímos como se o diabo estivesse atrás de nós”.

Desfecho

Josh ficou incrédulo com o comportamento de Dana, assim como seu próprio pai. No entanto, ela aparentemente não teve vergonha da situação e ligou para todas as damas de honra para perguntar se elas poderiam ajudá-la com a taxa de cancelamento.

De acordo com a noiva traidora, era o dever da dama de honra, como membro da festa nupcial, arcar com essas taxas. “Obviamente eu disse não a ela e que ela poderia muito bem esquecer meu número. Nunca mais falarei com essa mulher”, afirmou a usuária do Reddit.

Metrópoles

Rogério Marinho sugere anistia para envolvidos no 8/1: “Temos que partir para uma pacificação”

FOTO: REPRODUÇÃO/TV CULTURA

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), voltou a sugerir uma anistia para os réus envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Em entrevista ao programa Roda Viva, na TV Cultura, na noite desta segunda-feira (5), o parlamentar questionou a tese de que o movimento queria um golpe de Estado e afirmou que é preciso “partir para uma pacificação” no País.

“Eu estava em 2017 quando a praça dos Três Poderes foi invadida violentamente por milhares de manifestantes de esquerda que quebraram e depredaram prédios públicos. Eles não foram condenados a 17 anos de prisão nem se disse que eles queriam tomar o governo. Como se toma o governo num domingo com mulheres, crianças, com velhos? Evidente que houve baderna, que isso tem que ser coibido, mas evidente que temos que partir para a pacificação. Nós vamos manter esse clima de beligerância?”, afirmou Rogério Marinho.

O senador lembrou, também, que a “tradição republicana” do Brasil é de anistia.

“Nós estamos vivendo um momento em que quem ganhou não faz gestos no sentido de pacificar o País. Se você observar a palavra que é emitida nos comunicados que são feitos pelo governo federal, notadamente pelo presidente Lula, ele olha tanto pelo retrovisor que o PT é um veículo que tem um retrovisor maior que o para-brisa, não olha para a frente. E o destino de quem conduz o País dessa forma é não olhar a estrada e ter um acidente, bater alguma coisa no futuro. E nós estamos todos embarcados. O que eu disse, e repito, é que o Brasil tem uma tradição de apaziguamento. Desde 1889, mais de 40 processos de anistia foram implementados no Brasil”, declarou Rogério Marinho.

Portal 98 FM

Ex-presidente do Chile morre em queda de helicóptero

FOTO: REPRODUÇÃO

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu nesta terça-feira (6) em um acidente de helicóptero. A aeronave caiu no Lago Ranco, no sul do Chile. Outras três pessoas ficaram feridas.

Segundo as autoridades, o acidente aconteceu às 14h57, no horário local, no Lago Ranco. O helicóptero seria de propriedade privada.

Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.

As condições meteorológicas da região eram ruins na hora do acidente, com muita chuva, segundo relatos.

Até o momento, a identidade dos demais ocupantes não foi confirmada. As pessoas que sobreviveram teriam saltado do helicóptero antes que ele caísse.

Em coletiva de imprensa, a ministra do Interior do Chile afirmou que as pessoas que sobreviveram estão fora de perigo e que Gabriel Boric, atual presidente do país, decretou luto nacional.

Ainda segundo a autoridade, será realizado um funeral de Estado para Piñera.

Com informações de CNN

Jornalista do RN é agredida e caso vai parar na delegacia, diz Sindjorn

FOTO: REPRODUÇÃO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn) emitiu uma nota de solidariedade à repórter Ediana Miraglia, que, segundo a entidade, foi agredida durante o exercício da profissão em matéria no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. O comunicado foi emitido nesta terça-feira 06.

Conforme o Sindjorn, uma mulher agrediu, xingou e proferiu palavrões contra Ediana. Em seguida, a suspeita foi encaminhada à delegacia e liberada. Confira o posicionamento na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Sindicato dos jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte se solidariza com a jornalista da TV Tropical, Ediana Miralha, que foi agredida covardemente no bairro do Alecrim quando estava no exercício profissional, por uma mulher que ainda a ameaçou e também a agrediu com palavrões e xingamentos. A mulher já foi identificada e levada à delegacia, mas pela legislação não ficará presa.

O Sindicato pede à TV Tropical o acompanhamento de perto sobre esse caso, se possível com apoio jurídico, para tomar medidas cabíveis na proteção da profissional quando na realização do exercício legal da profissão. O SINDJORN se coloca à disposição da jornalista.

Por fim, solicita aos órgãos de Segurança Pública o apoio necessário, em caso de ocorrências envolvendo profissionais da imprensa, para a manutenção da ordem, tranquilidade para o profissional, bem como o direito democrático à informação.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova projeto de lei para proibir ‘saidinhas’ de presos

FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SENADO

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou nesta terça-feira (6), em votação simbólica, um projeto de lei que proíbe a “saidinha”, benefício que permite a saída temporária de presos em datas comemorativas. A pauta foi apresentada em consenso com os demais senadores. A matéria agora vai ao plenário.

A autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.

O projeto que está no Senado prevê também a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto – este último prevê o cumprimento do restante da pena fora da prisão.

Na sessão, não houve demais debates. Senadores discursaram em defesa da proposta.

“Não é populismo penal. Esse é um benefício que realmente tem trazido problemas na execução da pena, já que os presos são soltos aos bilhares e centenas, não voltam, e alguns cometem crimes”, afirmou Sérgio Moro (União-PR). “Precisamos redimensionar o que está dando errado.”

Moro apresentou uma emenda ao relator da proposta, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para permitir o benefício aos presos de frequentar cursos supletivos profissionalizantes, ensino médio ou superior. A emenda foi acatada por Flávio.

Para o relator, as “saidinhas” colocam a população em risco. “Ao se permitir que presos ainda não reintegrados ao convívio social se beneficiem da saída temporária, o poder público coloca toda a população em risco”, disse.

Agência Senado

Corretora de empréstimos é presa por aplicar golpes da “falsa portabilidade” contra idosos na Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal) prenderam nesta terça-feira (6) uma mulher de 40 anos suspeita por diversos estelionatos.

A suspeita, uma corretora de empréstimos, foi presa no bairro Nova Parnamirim, no município de Parnamirim, na Grande Natal. Os prejuízos apurados ultrapassam R$ 150 mil.

De acordo com informações levantadas pela Polícia Civil, a corretora trabalhava com empréstimos consignados para servidores e aposentados e é suspeita por aplicar o golpe da “falsa portabilidade de empréstimos”.

A polícia identificou que a mulher convencia seus clientes a contrair novos créditos para quitar as dívidas anteriores, oportunidade em que a investigada acabava por se apropriar dos valores, em prejuízo das vítimas, majoritariamente idosas.

Em um dos casos, a suspeita chegou a abrir uma conta, com dados de um dos seus clientes, um homem aposentado, em um banco digital, a qual utilizou para contratar vários empréstimos. Na oportunidade, ela subtraiu todos os valores.

Além da prisão, foi decretado o bloqueio judicial das contas da investigada, no montante do produto dos crimes.