A morte de Lília Carla das Chagas Silva, que estava há quase sete anos sem uma resposta, parece ter sido solucionada. A Polícia Civil prendeu Anderson Marcelino Ovidio Silva na última sexta-feira, dia 29, no estado de Goiás, onde o suspeito morava.
Lília Carla das Chagas Silva tinha apenas 25 anos quando foi morta de maneira brutal. Anderson Marcelino invadiu a casa da vítima pelo telhado, a violentou e a matou com 12 facadas. Anderson era vizinho de Lília, mas os dois não eram amigos.
O crime ocorreu no dia 7 de maio de 2017 e estava desde então sem uma solução. Foi a partir da criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Parnamirim, em 2021, que a investigação chegou até Anderson, que não era havia nem sido considerado como suspeito antes.
Lília era uma mulher jovem, mãe de um menino de seis anos, pobre e moradora de periferia. O caso dela foi solucionado, mas ela não foi a única vítima de um crime brutal. Segundo o Mapa da Violência, mais de 26 mil estupros foram cometidos no Brasil em 2017. Isso significa que 73 mulheres são violentadas por dia.
O Ano Novo tem o significado de novas oportunidades para muitas pessoas, e nada melhor do que representar um novo começo do que com um nascimento. As duas maternidades do município registraram os seus primeiros nascimentos em 2024. Milena e Ana Clara são as primeiras crianças natalenses que vieram ao mundo no dia 1º de janeiro.
Milena foi a primeira criança a nascer nos serviços de saúde do município de Natal, nasceu no Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto (HMAIP), localizado no Distrito Leste de Natal, de parto natural, já na primeira hora do ano novo, à 0h26. O procedimento aconteceu sob os cuidados do obstetra Thiago Menezes da Silva e da equipe da maternidade e a bebê nasceu pesando 2,910 kg e medindo 47 cm.
Já na Maternidade Professor Leide Morais, o primeiro nascimento também foi de uma menina. A pequena Ana Clara chegou ao mundo às 5h50 da manhã do dia 1º janeiro, pesando 3,446 kg e medindo 51 cm.
A mamãe de Ana Clara, Flávia Augusta da Silva, comenta que chegou à unidade com 8 cm de dilatação, e o parto tinha pretensões de acontecer de forma natural. “Chegamos por volta das 23h horas e tentamos o parto normal, mas a cabecinha dela não conseguiu passar, então foi decidido fazer o parto cesárea”.
“Fiquei muito nervoso aguardando, mas graças a Deus deu tudo certo, e a recuperação está indo bem”, reforça o pai, Mackson Rubens.
Os pais agradecem o atendimento que receberam na unidade localizada no Distrito Norte II. “Queremos parabenizar pelo atendimento e acompanhamento que estamos recebendo na unidade. Desde o porteiro até os médicos, todo mundo foi muito receptivo, nos sentimos muito acolhidos”.
Morreu, na madrugada deste domingo (31), o padre Paulo Müller. Ele tinha 87 anos e enfrentava problemas respiratórios. A informação foi confirmada pela Diocese de Novo Hamburgo.
O velório ocorreu na capela ecumênica do Jardim da Memória, no município da Região Metropolitana. Depois da cerimônia, o corpo foi sepultado no cemitério da paróquia Nossa Senhora da Piedade.
O padre Müller deixa quatro filhos, cinco netos e três bisnetos do casamento antes do sacerdócio. O religioso foi ordenado em 1992, cerca de quatro anos depois do falecimento da esposa, Lizzete, com quem foi casado por 29 anos.
“Hoje Deus chamou um anjo que cumpriu sua missão como esposo, pai, avô, bisavô e sacerdote. Descanse em paz, meu pai amado”, escreveu Adriano Müller, filho do religioso e ordenado diácono permanente na diocese de Novo Hamburgo há pouco mais de um mês.
Em maio de 2022, o padre celebrou o casamento de um dos netos. A cerimônia foi realizada na Igreja Santa Teresinha, em Porto Alegre. O padre Paulo ressaltou a importância de respeito, igualdade e parceria necessários para a vida de um casal.
Sacerdócio após o casamento
Em reportagem de 2022, o padre relatou ao g1 que, já na infância, gostava da função religiosa. No entanto, depois do serviço militar, deixou de cogitar a possibilidade de seguir a vocação. Foi naquela época, na década de 1950, que conheceu a esposa em uma cafeteria.
“Na primeira vez que eu vi ela, [disse]: ‘pois é, dona Lizzete, eu vou lhe dizer uma coisa com toda a coragem, a senhora vai ser a mãe dos meus filhos’. Ela ficou escandalizada com aquilo”, recordou-se na ocasião.
Mesmo casado, ele lia a Bíblia e cumpria os sacramentos católicos. Depois de 29 anos de relação, Lizzete faleceu. Buscando amparo, o futuro padre decidiu participar das atividades da igreja, sendo catequista, ministro da eucaristia e, depois, diácono.
Depois de atender um sepultamento em que os familiares do falecido cobraram a presença de um padre, o então diácono decidiu ir para o seminário. O bispo de Novo Hamburgo na época, dom Boaventura Kloppenburg, levou o pedido de Paulo para o Vaticano, que autorizou a formação do religioso.
Depois do susto, a tranquilidade. Se recuperando de uma cirurgia de emergência no coração, após enfartar durante o plantão de Réveillon na TV Globo, José Roberto Burnier usou o Instagram, na noite de segunda-feira (1º/01), para tranquilizar os fãs.
“Ganhei minha 3ª vida, graças a Deus! Muito obrigado pelas mensagens de apoio. Ótimo 2024 pra todos!”, escreveu o jornalista na legenda da foto, feita na cama do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está internado desde a última sexta-feira (29/12).
À coluna F5, da Folha de S. Paulo, o âncora do SP 1 e SP 2 deu detalhes do momento em que foi para a unidade de saúde: “Fui para o Sírio dirigindo. Eu não sabia que estava enfartando, e o [médico Roberto] Kalil me internou. Tive bloqueio total da principal artéria do coração”, relatou.
Em seguida, Burnier falou sobre o procedimento e seu estado de saúde: “Ganhei um stent, um balãozinho e uma nova vida. Estou bem, graças a Deus”.
Os treinos para turbinar o bumbum serão a tendência fitness para homens em 2024, preveem especialistas em saúde e moda. Segundo eles, a procura por treinos que ajudam a deixar os glúteos grandes terá um aumento neste ano por parte do público masculino.
“Eu definitivamente notei um aumento no número de homens focados nos exercícios para os glúteos recentemente nas academias”, disse Eric Cobb, gerente do grupo fitness Equinox, nos Estados Unidos, ao jornal New York Post.
Ele, então, completou: “Costumava-se ver homens focando principalmente no peito, bíceps e abdômen. Agora, os racks de agachamento e outros equipamentos focados nos glúteos estão sendo muito mais usados por eles”.
Cobb também afirmou que a procura por aulas como pilates e ioga tem se tornado cada vez mais popular. Isso fez com que a Equinox criasse uma aula de treino chamada Best Butt Ever (Melhor bunda de todos os tempos, em tradução livre), que é cada vez mais popular entre os alunos.
Outro especialista em força e condicionamento confirma a teoria de Cobb. De acordo com o britânico Gareth Sapstead, “mais caras estão buscando desenvolver a força e o tamanho de seus glúteos”. No entanto, ele destacou que os motivos não são apenas estéticos.
“Se você sofre de dor lombar, uma das melhores coisas que você pode fazer é focar no fortalecimento dos glúteos por meio de diferentes exercícios, padrões e amplitude de movimento”, disse à revista Men’s Health.
Tendência no vestuário
Além dos treinos para aumentar o bumbum, os homens buscam valorizar os glúteos por meio das roupas. Ben Checketts, cofundador e diretor criativo da Rhone, uma marca de roupas americana, afirmou à Men’s Health que as vendas de suas calças slim aumentaram 55% e as da versão skinny, 33%.
“Nada de bumbum de fralda. Agora, os caras esperam que suas calças de trabalho tenham o mesmo ajuste e mobilidade que suas roupas de academia”, finalizou o rapaz.
Começa a valer neste ano de 2024 a nova regra do governo federal para fabricação de refrigeradores domésticos, que promete geladeiras mais econômicas, mas pode encarecer os preços aos consumidores. No fim do ano, o governo publicou uma resolução que aprova o novo Programa de Metas para Refrigeradores e Congeladores. O texto estabelece índices de eficiência energética para as geladeiras.
A primeira etapa do programa foi iniciada em 31 de dezembro de 2023. Ela determina que saem de fábrica somente equipamentos que tenham índice máximo (teto) de 85,5% do consumo padrão. As fabricantes e importadoras só poderão vender os produtos que haviam sido produzidos e importados antes desse prazo-limite até o final de 2024.
Na segunda etapa, que começa em 31 de dezembro de 2025, o patamar será ainda mais rígido: só poderão ser fabricados equipamentos que tenham um índice máximo de 90% do consumo padrão. Produtos que não respeitarem esse patamar poderão ser vendidos por fabricantes e importadoras até o fim de 2026.
Atualmente, o índice máximo permitido está em patamares acima de 96%.
A ideia é que, a partir de 2028, os produtos nas lojas sejam, em média, 17% mais eficientes que os disponíveis hoje no mercado nacional (valores estimados tendo como base refrigeradores de uma porta de 200 litros de volume interno).
Mudança na fabricação de geladeiras entra em iniciativa para descarbonização
A medida se insere no rol de iniciativas do governo Lula (PT) para promover a descarbonização. A estimativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que, com a mudança na legislação, cerca de 5,7 milhões de toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidas até 2030.
Segundo a pasta, além de dar aos consumidores acesso a refrigeradores domésticos melhores e que consomem menos energia, a iniciativa vai atrair investimentos para o setor industrial brasileiro, que passará a fabricar no país equipamentos que as empresas já produzem em outros países.
Os produtos englobados pelo programa são: frigobar, refrigerador, refrigerador frost-free, combinado, combinado frost-free, side-by-side, congelador vertical, congelador vertical frost-free, congelador horizontal.
Setor prevê aumento nos preços
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) previu um “aumento abrupto” nos preços, especialmente para a população de renda mais baixa. Isso porque a comercialização predominante será de produtos considerados de alto padrão, custando em média de 4 a 6 vezes o salário mínimo nacional, acima dos R$ 5 mil. Hoje, uma geladeira frost-free básica é encontrada na faixa de R$ 1.800 em lojas de varejo on-line.
“Com essa determinação do Ministério de Minas e Energia, é previsto um possível aumento abrupto nos preços dos refrigeradores, especialmente os considerados de entrada, adquiridos principalmente pela população de renda mais baixa”, disse a associação, em balanço divulgado no fim de 2023.
A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos (EUA) entrarem no Brasil começa a valer a partir do dia 10 de janeiro. O prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogado. Em nota, o Ministério do Turismo destacou que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro – com isso, turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto.
A exigência, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração (até 90 dias). De acordo com o ministério, também foi necessário fazer ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. “O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada”.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, concluiu a pasta.
O mundo dos famosos começou bastante agitado no primeiro dia do ano de 2024. Isso porque um ator da Globo acabou virando assunto em toda a mídia após se envolver em uma grande polêmica por conta de sua ex-mulher, que teve um ataque de fúria.
De acordo com informações da polícia, a acusada se trata de Jéssica França Ferreira e o veículo danificado pertenceria ao ator Hugo Gross, que é presidente do Sindicato dos Artistas (Sated) e também diretor da escola de samba Grande Rio. Ele já brilhou em novelas da Globo.
Comentários