A vítima fatal do acidente na avenida Antônio Basílio, no cruzamento com a avenida Rui Barbosa, era um militar do Exército. João Eduardo Farias Linhares, de 19 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O sinistro aconteceu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16).
De acordo com as informações, ele colidiu na lateral de um ônibus, na altura da porta traseira. O veículo fazia a linha B (Parnamirim/Natal) e estava com cerca de 40 passageiros. Ninguém se feriu no transporte público.
Um morador do trecho falou sobre o acidente. “Escutei a pancada e saí de casa para ver o que tinha acontecido. Me deparei com o jovem já agonizando. O Samu até chegou a tempo, mas ele partiu muito rápido”, disse o homem sem se identificar.
A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. Segundo informações preliminares, o jovem teria avançado o sinal vermelho. No entanto, só as apurações vão identificar o que de fato aconteceu.
João Eduardo trabalhava no Hospital de Guarnição do Exército e estava indo para lá quando sofreu o acidente. O corpo dele foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN).
Durante o trabalho das autoridades, o trânsito na faixa da esquerda da avenida Antônio Basílio, entre a as avenidas Rui Barbosa e Xavier da Silveira, ficou interditado.
Em um balanço divulgado pelo Indicador de Nascimento de Empresas Da Serasa Experian, o Rio Grande do Norte ficou entre os 10 Estados brasileiros que registraram queda no número de novas empresas no primeiro semestre de 2023, registrando 22.328 aberturas.
Já no quantitativo por Unidades Federativas (UFs) apenas da região Nordeste do país, foi contabilizada a abertura de 334.580 empresas no mesmo período. O RN se encontra em 6º lugar, ficando atrás da Paraíba, que registrou 26.834 novas empresas. Na visão nacional, o RN teve uma queda de -2,5% de variação em 2023, comparado com o mesmo período em 2022.
De todo o Nordeste, a Bahia foi líder em quantidade de aberturas, com o total de 93.388 registros de novas empresas.
No primeiro semestre de 2023, 2.117.073 empresas foram criadas no país. Porém, segundo a Serasa Experian, apesar do quantitativo de novas empresas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda seguem na liderança com a maior quantidade de empreendimentos abertos na mesma etapa do ano, atingindo o total de 77,0%.
Segmento líder na abertura de novas empresas
Ainda segundo o levantamento da Serasa Experian, o segmento de “Serviços de Alimentação”, que compreende atividades como lanchonetes, restaurantes, food trucks e bares, foi o segmento que mais registrou aberturas no país durante os primeiros seis meses deste ano, totalizando 140.808 novos negócios.
O quantitativo do segmento de “Serviços de Alimentação” representa 6,6%, com média de 1.136 registros por dia útil, liderando o ranking de segmentos por nascimento de novas empresas.
De acordo com Cleber Genro, o segundo vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, a criação de empreendimentos nos setores que mais cresceram mostra que a tendência de ‘Serviços’ ganha protagonismo e deve continuar.
“Principalmente pelo baixo investimento necessário e velocidade do retorno, que pode ser mais rápido, especialmente na área da alimentação”, explicou Cleber.
Em uma análise geral por segmentos, “Serviços” ficou em evidência, representando 71,7% das novas empresas e com o crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período em 2022. O setor também ficou acima do “Comércio” (20,8%) e “Indústria” (6,3%).
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foram levados a um bunker nesta segunda-feira (16) por risco de ataque.
Os dois estavam em reunião em Tel Aviv quando sirenes de alerta de ataques soaram.
Segundo o porta-voz do governo dos EUA, Blinken e Netanyahu ficaram apenas por cinco minutos em um abrigo e, depois desse tempo, autoridades constataram se tratar de um alarme falso, e as sirenes foram desativadas. Ambos passam bem, segundo o porta-voz.
As sirenes de Tel Aviv vêm sendo acionadas diariamente desde o início da guerra entre Israel e Hamas, há dez dias, mas, até agora, a cidade tem sido poupada de ataques.
O grupo terrorista já afirmou ter lançado foguetes contra o aeroporto de Tel Aviv. Israel nega.
O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, e o comandante da Polícia Militar, Cássio Araújo de Freitas, chamaram Jair Bolsonaro (PL) de “eterno presidente”. O ex-presidente participou de evento nesta segunda-feira (16), na capital paulista, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Bolsonaro, Tarcísio, Derrite, Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foram ao 1º Batalhão de Polícia de Choque, na Luz, homenagear os 53º aniversário da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) — considerada tropa de elite da polícia paulista.
Tanto o comandante da PM quanto o secretário chamaram Bolsonaro de “eterno presidente” em seus discursos. “Quero agradecer a presença do nosso eterno presidente da República, Jair Bolsonaro”, disse o comandante da PM.
Derrite, que falou em seguida, repetiu a expressão. “Quero completar agradecendo a presença do nosso eterno presidente, Jair Messias Bolsonaro”, afirmou o secretário, que também rendeu homenagens a Tarcísio, ao afirmar que “nunca tivemos um governador que já fez tanto” pela PM em um primeiro mandato.
Último a falar, o governador também celebrou o ex-presidente. “Quero te agradecer por tudo, pela oportunidade de ter aprendido”, começou. “[O senhor] entregou o Brasil crescendo, combatendo inflação, [entregou] um Brasil maior.”
Bolsonaro não falou. Aguardado por apoiadores, o ex-presidente cumprimentou o público, foi homenageado, tirou fotos, mas não discursou. Terminado o evento, foi embora sem falar com a imprensa. Mais tarde, o perfil dele nas redes sociais publicou sua chegada ao Mercado Municipal.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realiza protestos nesta segunda-feira (16) em que acusa o governo Lula (PT) de não dedicar atenção às necessidades e prioridades da população sem-terra.
Em nota, o grupo aponta “lentidão, falta de orçamento e incapacidade do governo Lula em articular um plano que seja coerente com a necessidade real da população sem terra, o qual reflita diretamente tanto no aspecto econômico como no aspecto social em acampamentos e assentamentos.”
As manifestações acontecem nesta segunda-feira, 16 de outubro, devido ao Dia Mundial da Alimentação.
Em São Paulo, o ato ocorre em frente à superintendência do Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária), no bairro de Santa Cecília, região central. Em Porto Alegre (RS), o MST realiza ação nas sedes do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Em Curitiba (PT), o protesto se dará também na sede da Conab.
“O MST exige que o governo Lula e o Congresso Nacional implementem uma política de reforma agrária que leve em consideração a produção de alimentos saudáveis para toda a população, assim como condições dignas de trabalho no campo, e que o governo Tarcísio [de Freitas, Republicanos-SP] realize a reforma agrária nas terras devolutas no estado de São Paulo”, diz também a nota do movimento.
João Paulo Rodrigues, membro da coordenação nacional do movimento, disse ao Painel em setembro que a insatisfação com o governo Lula é grande, que a administração federal não tem comprado produtos da agricultura familiar e que teme que os protestos ganhem força.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (Comdica) anunciou nesta segunda-feira, 16, a data oficial para ocorrer a eleição de escolha dos novos conselheiros tutelares. A eleição está prevista para o último domingo do mês, dia 29 de outubro.
A decisão foi tomada em conformidade com as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), bem como, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (Consec/RN). Além disso, a data foi estabelecida levando em consideração a disponibilidade das urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) para a realização do pleito.
O processo de escolha de seus membros é de grande importância para assegurar que a cidade conte com profissionais capacitados e engajados na causa. Ao todo, serão escolhidos 20 conselheiros que irão tomar posse no dia 10 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos, desempenhando um papel vital na defesa dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.
O Conselho Tutelar caracteriza-se como um espaço extremamente importante e legítimo da comunidade, que por meio de seus representantes, atende às crianças, adolescentes e famílias, objetivando o cumprimento dos seus direitos, podendo, inclusive, utilizar-se de instrumentos jurídicos à disposição, assumindo assim, as funções relacionadas com os aspectos sociais dos cidadãos aos quais os serviços de proteção são destinados. É um órgão fundamental na composição da Rede de Proteção Socioassistencial do Município do Natal.
No Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, a Prefeitura do Assú, juntamente ao grupo Reviver, estão trazendo à cidade, a partir desta segunda-feira (16), a carreta móvel do grupo para realização gratuita de exames de mamografia.
Os exames serão realizados até o dia 20 de outubro na Secretaria de Saúde, local onde a carreta está instalada. Para as mulheres que residem na Zona Rural, a SMS estará disponibilizando o transporte para o centro da cidade.
Para realização do exame, as interessadas devem levar a requisição médica específica para mamografia, xerox dos documentos pessoais, cartão SUS, identidade, CPF e comprovante de residência.
Hermano Morais e Francisco Sobrinho, candidatos a presidente e vice-presidente do América Futebol Clube, respectivamente, divulgaram nesta segunda-feira (16) suas propostas para a administração do alvirrubro. Segundo a dupla, o objetivo da dupla é devolver o Mecão ao lugar de destaque onde sempre deve estar.
Hermano Morais é americano desde criança e faz parte do Conselho Deliberativo há muitos anos. Foi convocado para ser presidente do clube em 2011, ocasião na qual conseguiu o acesso à Série B, superando grandes dificuldades, quando o clube sequer tinha onde jogar.
Francisco Sobrinho, engenheiro projetista e conselheiro do América, é sócio patrimonial desde a adolescência. Traz na bagagem a experiência de ter contribuído em cinco mandatos de presidentes como diretor de patrimônio e obras sendo responsável pelas obras do estádio José Vasconcelos da Rocha (Arena América).
As propostas da dupla são as seguintes:
Gestão transparente: Implantar um novo modelo de gestão descentralizada, participativa e focada na total transparência dos atos diretivos, promovendo o saneamento financeiro do Clube, com divulgação através de Balancetes Mensais do fluxo Receitas e Despesas.
Integração diretoria e conselhos: Estreitar as relações administrativas com o Conselho Deliberativo e com o Conselho Fiscal, como determina o Estatuto.
Reativação do esporte amador: Resgatar a posição do Clube nas atividades de esporte amador, iniciando com Futsal, modalidade que já nos levou a destaque nacional.
Memorial do Clube: Instalar o memorial do Clube América, resgatando e preservando a sua centenária história.
Sócio SAF: Na condição de sócio, manteremos bom relacionamento, acompanhando e contribuindo para o sucesso das atividades futebolísticas desde a base até o profissional. Zelaremos pelo fiel cumprimento dos contratos firmados com a SAF, inclusive investimentos na modernização do Centro de Treinamento Abílio Medeiros, e a continuidade das obras do Estádio José Vasconcelos da Rocha (Arena América).
Patrimônio imobiliário: Promover levantamento do patrimônio imobiliário do Clube, criando um cadastro com pastas individualizadas, constando todo o histórico desde aquisição, situação física, fiscal e notarial, revisando a atual administração por terceiros.
Recuperação da sede social: Elaborar e executar um plano de recuperação física da sede social, contemplando toda sua estrutura, modulando a execução de forma a transformar áreas obsoletas, como os salões de festas e eventos, em espaços rentáveis para o Clube.
Sede atrativa: Elaborar e executar um plano de modernização do prédio sede, respeitando sua atual situação de tombamento como Patrimônio Histórico do RN, adequando-o para novos ambientes de lazer e sociocultural.
Quadro social: Promover revisão cadastral do quadro social, incentivando o resgate e participação dos sócios nas atividades do clube.
Benefícios aos sócios: Firmar parcerias com diversos segmentos comerciais e de entretenimentos para favorecer os sócios do Clube.
Comentários