SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 7, 2023

VÍDEO: Trio é flagrado fazendo sexo em público, em praia de Fortaleza

FOTO: REPRODUÇÃO

Dois homens e uma mulher foram flagrados, na noite de segunda-feira (6/2), fazendo sexo em área pública. O caso aconteceu no espigão da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Pessoas que passavam pelo local registraram o momento do ato obsceno cometido pelo trio.

Por ser uma região turística, o local do crime conta com grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informou que investiga as circunstâncias do ato obsceno e tenta identificar os participantes do vídeo. Os três podem receber condenação de 3 meses a 1 ano de prisão, ou pagamento de multa, de acordo com o artigo 233 do Código Penal, que proíbe sexo em vias públicas.

Denúncias

A corporação disse ainda que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem a polícia. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-1344, do 2º DP.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Metrópoles

Parque da Cidade está com agenda aberta para atividades de educação ambiental

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEMURB

Descobrir os segredos e a beleza da natureza e saber como preservá-la. É o desafio que a equipe do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte quer proporcionar a quem for visitá-lo. A agenda já está aberta para receber alunos de escolas públicas e privadas, ou grupos de pessoas que têm por objetivo conhecer os atrativos naturais que a área oferece.  Os dias e horários podem ser conferidos no site no parque, no menu agendamentos.

Para que uma determinada atividade de Educação Ambiental seja efetivada é necessário fazer um pré-agendamento,  preencher o formulário, responder os quesitos obrigatórios e enviar. Em seguida, o Setor de Educação Ambiental entra em contato com o responsável e deverá realizar uma reunião de planejamento para ajustar o trabalho a ser desenvolvido pelo grupo.

Nos últimos dias, escolas do Município já realizaram atividades, como é o caso da Escola Municipal Zeneide Higino, que no último dia 2 de fevereiro, levou  cerca de 90 alunos de três turmas do ensino fundamental I (3º, 4º e 5º anos), para visitar as exposições Fauna Potiguar e Caminho das Águas. 

A Fauna Potiguar é uma exposição que apresenta mais de 40 espécies de animais nativos do RN a partir da premissa “conhecer para preservar”. Enquanto que a “Caminho das Águas – sanear com arte” é uma ação da Prefeitura em parceria com a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), que por meio da arte (pinturas) promove uma reflexão sobre a importância das águas subterrâneas.

Além disso, os estudantes puderam participar da soltura de uma iguana na natureza, um animal silvestre, o que reforça a mensagem da conservação ambiental do Parque da Cidade. No roteiro também estão a mediação sobre os painéis informativos a respeito da Unidade de Conservação e das zonas de proteção ambiental de Natal, que somam dez. 

E a biblioteca da unidade, que dá apoio ao trabalho de educação ambiental e incentivo à leitura e atividades de lazer como contação de histórias, oficinas de jogos, mamulengos, fantoches, intervenções literárias, lançamento de livros,  e outras atividades que auxiliam os frequentadores do Parque no estudo, pesquisa e lazer.

Mesa Brasil Sesc recebe quase 900 kg de alimentos em eventos parceiros

A tradicional Prévia Carnavalesca do Sesc foi realizada no Sesc Zona Norte, no último domingo (05)

O Programa Mesa Brasil, parte do pilar de assistência do Sesc RN, recebeu cerca de 900 kg de alimentos não perecíveis em doações realizadas como forma de entrada em dois eventos de grande porte realizados neste fim de semana: a Prévia Carnavalesca do Sesc e o Encontro Nacional de Aeronaves.

A tradicional Prévia Carnavalesca do Sesc, que este ano foi realizada no Sesc Zona Norte, no último domingo (05), possibilitou aos foliões aproveitar o dia de sol com piscina, recreação infantil, e muita música embalando o clima de carnaval, com apresentações da banda Clarinkids, Orquestra do Papão e Sueldo Soares. A animação também foi garantida com a participação do Bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, tradicional do bairro de Ponta Negra com seus bonecos gigantes, e do Bloco Baiacu na Vara, do bairro da redinha.

Para o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, “o Carnaval deste ano é uma celebração muito esperada, principalmente devido às restrições das festividades nos anos anteriores, por isso estamos muito felizes de ver os foliões potiguares, que colaboraram com a doação de cerca de 265 kg de alimentos. Temos ainda uma programação extensa ao longo do mês de fevereiro tanto em Natal, quanto nas cidades de Mossoró e Caicó”, afirmou. Para conferir os detalhes da programação carnavalesca do Sesc RN, acesse o portal sescrn.com.br ou perfis nas redes sociais.

Já o 3º Encontro Nacional de Aeronaves do Costa Esmeralda (Enace), realizado entre os dias 03 e 05 desde mês, apresentou para os apaixonados por aviação uma programação recheada de atividades como paraquedismo, acrobacias aéreas, e exposição de aeronaves. Durante os três dias de evento, foram arrecadados 626 kg de alimentos não perecíveis.

Os alimentos arrecadados em ambos os eventos, serão doados para instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil. Atualmente o programa possui um cadastro com 678 instituições beneficentes em todo o RN, totalizando cerca de 330 mil pessoas que são contempladas com ações sistemáticas e pontuais ao longo do ano. Em 2022, foram mais de 1,4 milhão de quilos de alimentos arrecadados e distribuídos em todo o estado.FacebookTwitter

Banco de Alimentos realiza entrega das doações da campanha “Natal mais Feliz”

FOTO: SEMTAS

Solidariedade marcou a campanha promovida pelo Banco de Alimentos do município de Natal, coordenado pela secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que arrecadou donativos durante as festividades do “Natal em Natal”.

A instituição beneficiada foi o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC) que recebeu os alimentos para distribuir entre as pessoas que são atendidas por eles. Os alimentos foram arrecadados com o intuito de ampliar o atendimento às 21 instituições vinculadas ao banco de alimentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade nas quatro regiões da capital, buscando minimizar a situação de insegurança alimentar no município.

“Fazer o bem nos faz bem. É importante que ações como essa sejam realizadas, tanto pelo poder público, quanto pelo setor privado, assim conseguiremos atingir um número maior de pessoas. Agradecemos a todos que foram lá e doaram os alimentos para nossa campanha. Quem come bem adoece menos e fica mais ativo e disposto para trabalhar e aproveitar a vida.  Que possamos colaborar com aqueles que mais precisam”, ressaltou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão. 

Para o presidente do IERC, Marcos Antônio, a Semtas tem sido um dos parceiros mais fiéis do instituto, coordenando políticas públicas para as pessoas vulneráveis, mantendo sempre um olhar humano, fraterno e colaborativo. “Essas doações são de uma importância ímpar para nós, pois ela vem como um suporte para os serviços que desenvolvemos aqui. Nós realmente precisamos, pois oferecemos aos nossos assistidos a alimentação, café da manhã, almoço e lanche. Esse programa da Prefeitura atende, de fato, a necessidade das pessoas mais carentes e com maior necessidade de ter apoio nutricional. Quando o poder público olha para o social é um serviço de grande valia para a humanidade”, finalizou.

O Jovem José Bizerril Neto frequenta o Instituto desde os dois anos de idade. Atualmente com 14 anos e atleta de Goalball, ele agradece e afirma que as doações feitas pela campanha “Natal Mais Feliz” foram fundamentais. “Tem dias que muitos de nós ficamos o dia todo aqui. As doações estão ajudando na alimentação que recebemos, no café da manhã, no almoço e lanche”, finalizou garantindo que nos jogos paradesportivos vai conquistar medalhas para Natal.

A entrega contou com a presença da Secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, da diretora do departamento de segurança alimentar (DSA), Marlene Ramalho e da equipe técnica do Banco de Alimentos, a assistente social, Elaine Medeiros e a nutricionista Raíssa Pereira.

Entenda o Banco de Alimentos

O Programa Banco de Alimentos tem forte apelo à co-responsabilidade da sociedade civil e está sob a administração do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, que desenvolve um trabalho de arrecadação, seleção e doação de alimentos, além da qualificação das instituições cadastradas pelo referido programa.

Atualmente, o Programa atende 21 instituições, contemplando 4.980 pessoas. Entre as instituições estão: Lar da Vovozinha, Lar Fabiano de Cristo, APAE Natal – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Instituto Juvino Barreto, Casa do Menor Trabalhador, Sociedade Heitor Carrilho, Aldeias Infantis SOS Brasil, Associação Riograndense Pró-Idoso – ARPI,  Patronato da Medalha Milagrosa, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos e  Centro Educacional Dom Bosco, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, HATMO, LAE, Casa da Criança, ADOTE, SUVAG, NDS, CEIC e ADZN.

PSOL decide apresentar projeto para acabar com autonomia do Banco Central, após Lula atacar instituição

FOTO: MARCELLO CASAL JR

Em meio à ofensiva do governo federal sobre a atuação do Banco Central (BC), o PSOL vai apresentar ainda nesta terça-feira (7) um projeto de lei para revogar a autonomia da instituição. O partido, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, ainda vai protocolar um requerimento de convite para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, explicar na Câmara dos Deputados a política de juros adotada pelo Banco.

O requerimento será protocolado na Mesa-Diretora da Câmara pelo líder do PSOL na Casa, deputado federal Guilherme Boulos (SP), próximo de Lula. A lei da autonomia do Banco Central impede que Campos Neto seja convocado por parlamentares, o que levou à apresentação de um requerimento de convite. No caso de ministros de Estado, os deputados costumam iniciar a pressão por meio de requerimentos de convocação.

Nos últimos dias, Lula subiu o tom das suas críticas ao Banco Central e a Roberto Campos Neto. Na segunda-feira (6), por exemplo, o petista disse que não “tem explicação” para o patamar da taxa básica de juros (Selic) – atualmente em 13,75% ao ano.

No mês passado, Lula classificou como “bobagem” a ideia de que um BC independente pode “fazer mais” do que quando o presidente do banco era indicado pelo chefe do Executivo.

Aprovada pelo Congresso em 2021, a aprovação da autonomia formal do BC estabelece, entre outros pontos, mandatos fixos para a diretoria. Essas mudanças, segundo o BC, reduzem a influência política sobre seus dirigentes, que determinam o patamar da Selic. Com esse instrumento, o BC controla a quantidade de dinheiro na economia e o impacto que isso tem sobre os preços.

Além disso, a autonomia é vista como um sinal positivo para o mercado financeiro – em especial, investidores internacionais. Em tese, com mandatos fixos, os diretores do BC teriam mais condições de manter a continuidade da política monetária, independentemente do presidente da República eleito. Ela blinda, por exemplo, da pressão contra subir a taxa básica de juros (o que encarece os empréstimos) em momentos em que a inflação estiver alta em meio a uma economia cambaleante.

Portal 98 FM

Deputado estadual Francisco do PT permanece como líder Governo Fátima

FOTO: DIVULGAÇÃO

Por meio de ofício, a governadora Fátima Bezerra designou o deputado estadual Francisco do PT para permanecer como líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do RN.

Anúncio oficial foi realizado na tarde de hoje (07), na Governadoria, durante encontro entre a governadora Fátima Bezerra e o deputado Francisco do PT, oficializando o ato.

“Quero dizer, de público, da minha imensa gratidão pelo parlamentar competente, preparado, coerente e comprometido que você é”, reconheceu Fátima.

Francisco do PT agradeceu o convite e ressaltou. “Agradeço o gesto de confiança da governadora Fátima Bezerra em reconhecer todo nosso esforço na liderança do seu governo na Assembleia Legislativa. Foi um período bastante desafiador, onde trabalhamos de maneira transparente, sempre prezando pelo diálogo e respeito com os colegas deputados e deputadas na Assembleia. O sentimento é de gratidão e de muita responsabilidade diante da importância desse desafio renovado. Vamos ao trabalho”.

Para vice-líder do Governo do Estado foi designado o deputado estadual Kleber Rodrigues.

Rogério Marinho é anunciado líder da oposição no Senado e Ciro Nogueira será líder da minoria

FOTO: DIVULGAÇÃO

O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi confirmado como novo líder da Oposição no Senado. A liderança foi formalizada na noite de segunda-feira (6).

Também foi formalizada a liderança da Minoria na Casa, que passou a ser ocupada pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Nogueira foi ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ambos os senadores já aparecem relacionados aos cargos no site oficial do Senado.

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), que foi líder do governo Bolsonaro na Casa, era o favorito para assumir a liderança da Oposição. No entanto, diante da atuação de Marinho enquanto candidato à presidência do Senado, seu nome ganhou destaque.

Portinho disse não ter dúvidas de que Marinho como líder da Oposição na Casa “é o melhor quadro no momento”. Segundo ele, o nome de Marinho foi uma decisão “consensual”.

Portal 98 FM

Lula demite metade do Conselho de Ética da Presidência após Fábio Faria receber aval para trabalhar no BTG sem quarentena

FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta terça-feira (7) três dos sete membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, composta por seis diretores e um presidente.

A decisão ocorre após o jornal O Estado de S. Paulo revelar que o órgão beneficiou ex-ministros de Jair Bolsonaro: dez deles foram agraciados com uma quarentena remunerada de seis meses, apesar de não terem apresentado propostas formais de emprego, e outros foram liberados da quarentena para trabalharem em empresas que mantêm relação direta com as pastas que chefiavam.

Um dos casos é o do ex-ministro Fábio Faria, das Comunicações. Leia mais abaixo.

Os três membros exonerados haviam sido nomeados em novembro do ano passado por Bolsonaro, então já derrotado nas eleições de outubro. Dispensados, Célio Faria Júnior é ex-ministro da Secretaria de Governo (Segov), João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial da Presidência, e Fábio Prieto de Souza, secretário de Justiça de São Paulo. Até agora, o órgão tinha todos os membros nomeados por Bolsonaro.

Em substituição a eles, foram nomeados Bruno Espiñeira Lemos, advogado que compôs a transição do governo e defendeu o ex-ministro da Casa Civil Jacques Wagner (PT); Kenarik Boujikian, desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo; e Manoel Caetano Ferreira Filho, jurista e ex-advogado de Lula em ações da Lava Jato. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.

Nesta segunda-feira (6), foi publicado que a Comissão de Ética Pública autorizou a ida dos ex-ministros das Comunicações, Fábio Faria (PP-RN), e da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, para novos cargos no BTG Pactual.

O órgão também liberou o ex-ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a trabalhar na Vale, a gigante da mineração que tem portos e terminais em três países, além do Brasil, e que atua em cerca de 2 mil quilômetros da malha ferroviária brasileira.

No caso de Fábio Faria, a comissão não viu problemas no fato de o Pactual ser hoje o principal acionista da V.tal, empresa que detém a maior rede neutra do País e vende capacidade de fibra ótica para outras empresas de telecomunicações. O ex-ministro das Comunicações começa em março, na área de Relações Institucionais. No ano passado, Faria intermediou encontro entre o bilionário Elon Musk, dono da Space X e do Twitter, e André Esteves, sócio-sênior do BTG Pactual.

Estadão