SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 24, 2023

Natal terá pelo menos 15 praças totalmente revitalizadas em 2023

FOTO: FRANCISCO FRANCERLE

A Prefeitura do Natal continua a implantação do projeto de modernização e revitalização das praças e logradouros públicos nas quatro regiões administrativas da cidade. O projeto dá prosseguimento aos objetivos da atual gestão de dotar a cidade de equipamentos que priorizem o bem-estar e qualidade de vida da população. Desde 2020, o número desses equipamentos revitalizados chega a 46. No ano de 2022, o prefeito Álvaro Dias entregou à população natalense a revitalização de dez espaços. Para 2023, pelo menos 15 praças receberão intervenção. A Prefeitura trabalha na revitalização de sete delas e planeja a restauração, em breve, de outras oito distribuídas em vários bairros.

Os novos equipamentos, além de proporcionar a ampliação dos espaços públicos de lazer, integração e prática esportiva, oferecem diversos elementos de bem-estar, com passeio dispondo de acessibilidade, bicicletários, academias ao ar livre, parques infantis com madeira de eucalipto e alamedas com luminárias de LED de alto desempenho – que repercutem diretamente na qualidade da iluminação e na segurança dos usuários.

Uma novidade neste ano de 2023 é a implantação de espaços pet nas praças. Inaugurada em janeiro deste ano, a Praça Engenheiro Abel de Menezes Lira, no bairro Tirol, ganhou um espaço destinado ao lazer dos cães acompanhados dos seus tutores. Além disso, a nova praça ganhou um passeio com piso novo e acessibilidade para pessoas com deficiência, além de novo paisagismo e bancos de concreto, parque infantil e ATI.

O prefeito Álvaro Dias destaca a importância desses espaços de convivência para a vida de uma cidade. “Existem muitas solicitações para que a Prefeitura promova a construção de novos espaços agradáveis e tranquilos como este e agora procuramos não só priorizar as pessoas, mas também os animais, que fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano. É uma forma de ter seus espaços respeitados para que possam conviver com as pessoas e a natureza”, afirma o gestor.

Atualmente a Prefeitura está revitalizando as praças Matriz de Candelária, Pedro Velho (Petrópolis), Monte Belo (Neópolis), Serra do Araguaia (Soledade), Pousada Brasília (Capim Macio), Beijoqueiros (Bom Pastor) e Passo da Pátria (Passo da Pátria). Constam ainda no projeto futuro de revitalização as praças 28 de Outubro (Lagoa Nova), Paranaguá (Santarém), Iguatu (Santarém), Djanira Moura (Parque dos Coqueiros), Kaline Maia (Lagoa Nova), Senador Carlos Alberto (Vila Verde), Bairro Nordeste (Nordeste) e Jiqui (Pirangi).

De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, a Semsur tem cumprido um amplo cronograma de reforma e revitalização das praças da cidade. “Foi uma determinação do prefeito Álvaro Dias logo no início de sua gestão e nós temos como prioridade. Iremos revitalizar o máximo de equipamentos possíveis, conforme o projeto de gestão prevê”.

Praça Pedro Velho

Com um grande valor histórico para a cidade, a Praça Pedro Velho está sendo revitalizada e tem previsão de entrega para este semestre. A obra contempla novo piso, com demarcação de pista de caminhada, parque infantil lúdico, playground, um mini-anfiteatro, palco para apresentações coberto e uma nova área de convivência coberta.

A praça terá ainda novo mobiliário urbano, bancos, acessibilidade, paisagismo, espaço para quiosques e iluminação em LED.

 Praças revitalizadas em 2022:

1.      Beijoqueiros (Bom Pastor);

2.      Liberdade (Candelária);

3.      Paulo Moreira (Neópolis);

4.      Cruzeiro (Vila de Ponta Negra);

5.      Acrísio Freire (Rocas);

6.      Murié (Potengi);

7.      Dr. Paulo Viveiros (Petrópolis);

8.      Humaitá (Alecrim);

9.      Abel de Menezes Lira (Tirol);

10.   Nordelândia (Lagoa Azul).

Aneel determina que todas as empresas ofereçam Pix como opção para pagar contas

FOTO: MARCELLO CASAL JR

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira, 24, que todas as empresas de distribuição de energia deverão oferecer o Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, como uma opção para os consumidores quitarem as contas de luz. As outras formas de pagamento, como débito em conta e por código de barras, continuarão válidas.

Hoje, algumas distribuidoras já adotam a modalidade de pagamento, mas não há uma regra padronizada. Pela decisão da Aneel desta terça, a ferramenta passa a ser obrigatória e as empresas terão até 120 dias para oferecer, sempre que solicitado pelos consumidores. As distribuidoras também poderão disponibilizar o QR Code para pagamento via Pix, independentemente do pedido do consumidor.

“O Pix veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil, hoje já é o mais usado e o setor elétrico não poderia ficar de fora. Algumas distribuidoras já se anteciparam e fizeram facultativamente. Então, cabe à Aneel regular e exigir que todas ‘oportunizem’ aos consumidores essa ferramenta”, disse o relator do processo, Ricardo Tili, durante a reunião do colegiado.

A agência espera que a adoção do mecanismo melhore a experiência do consumidor no pagamento das faturas, evitando problemas decorrentes da demora para o reconhecimento dos pagamentos pelos meios convencionais, como a suspensão do fornecimento, já que a distribuidora pode dar baixa no sistema em tempo real, assim que o pagamento é feito. Além disso, incentiva a modernização dos processos de arrecadação e cobrança das distribuidoras.

Também é esperado uma melhor operacionalização da distribuidora, justamente pelos pagamentos serem instantâneos, além da possibilidade de redução dos custos operacionais das empresas, o que, em alguns casos, poderão ser repassados aos consumidores por meio das revisões tarifárias. Os processos, no entanto, têm impacto de diversos outros componentes e não necessariamente haverá uma redução da tarifa.

“Essa ferramenta tem alguns aspectos importantes. Primeiro dele é a questão de ser instantâneo, no momento em que é feito o pagamento, já efetivamente o dinheiro cai na conta da distribuidora. Com isso permite uma melhor operacionalização da empresa. Outro ponto importante é o custo abaixo do operacionalizado pelos bancos. Isso, no final do período, acaba gerando uma economia operacional para a distribuidora, que vai refletir na tarifa no momento da revisão ordinária tarifária”, disse o relator.

Com informações do Estadão Conteúdo

Santander e Safra fazem pedidos para Justiça suspender recuperação judicial da Americanas

FOTO: REPRODUÇÃO

O Santander e o Safra entraram com recursos (agravo de instrumento) na Justiça para suspender a Recuperação Judicial (RJ) das Americanas. O Santander, em dois documentos com a data de hoje, argumenta que o “pior já aconteceu” e alega que a Justiça do Rio de Janeiro não é a mais apropriada para julgar o pedido da rede de varejo, que deveria transcorrer em São Paulo, onde a maior parte das decisões da rede é tomada.

“O processamento da recuperação judicial deve, sempre, se dar no foro em que o devedor centraliza a direção geral dos seus negócios”, argumentam os advogados do Santander, em documento que o Estadão/Broadcast teve acesso. No pedido, há até fotos de um prédio, que o documento diz ser a sede da Americanas no Rio.

Há ainda um pedido para que a Justiça determine que a Americanas apresente, em 24 horas, documentos que “comprovem cabalmente” que a cidade do Rio de Janeiro é de fato o principal local de sua sede.

Já o Safra, que tem R$ 2 bilhões em linhas de crédito com a varejista, alega que seria necessária uma perícia mais detalhada para saber as condições reais da rede de varejos e que ela não apresentou os três últimos balanços, um dos requisitos em um processo de recuperação judicial.

Procurados, Santander e Safra não se pronunciaram.

Estadão

Bairro de Natal recebe mais uma obra de drenagem e pavimentação

FOTO: MANOEL BARBOSA

Os moradores do bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, receberam mais uma obra concluída de drenagem e pavimentação.  Nesta segunda-feira (23), o prefeito Álvaro Dias entregou oficialmente a rua Carlos Figueira, onde foram realizados serviços em toda a sua extensão. A execução da obra entregue hoje faz parte de uma das etapas de melhorias em diversas ruas do bairro Planalto, no valor total de mais de R$ 20 milhões, em parceria com o Governo Federal.

O prefeito Álvaro Dias destacou em sua fala as obras realizadas no bairro. “Várias ruas receberam melhorias. São quase 20 ruas com drenagem e pavimentação, e em breve vamos construir um viaduto que ligará o bairro Cidade Nova ao bairro Planalto. Além disso, vamos fazer a maior obra da nossa gestão, que será o futuro Hospital Municipal da cidade, nesta região. Gostaria, também, de firmar um compromisso com vocês. Iremos fazer a urbanização na entrada do bairro, com a construção de uma grande praça”, anunciou o prefeito.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Natal (Seinfra), Carlson Gomes, ao todo, a gestão municipal entregará 14 ruas drenadas e pavimentadas na região, onde 10 delas já estão concluídas e quatro estão em fase final, com previsão de entrega em dois meses. O bairro também receberá a maior lagoa de captação da cidade, para escoamento das águas de drenagem, acabando com alagamentos nos períodos chuvosos. “Em breve teremos novas etapas no bairro. Além de valorizar as residências, pavimentação e drenagem é saúde”, citou.

A moradora Claudete Pinto comentou sobre os serviços realizados. “Eu fico até emocionada quando falo sobre ver essas ruas todas novinhas. Me lembro que, antes, quando chovia muito e alagava a rua, eu precisava ligar para o meu trabalho para dizer que não tinha como sair de casa. Não podia passar carro na rua porque entrava água nas casas. Por isso, agradeço primeiro a Deus e depois ao prefeito Álvaro Dias. Fui uma das primeiras a chegar aqui hoje para agradecer a ele”, disse. Esse é o mesmo sentimento de dona Ivani Maria de Azevedo. “Antes, meu marido e eu fazíamos um caminho de pedras para os moradores atravessarem a lama. Agora, está diferente, é só alegria”, definiu ela.

A solenidade de entrega da Rua Carlos Figueira contou com a presença de moradores, secretários da gestão municipal e os vereadores Preto Aquino e Felipe Alves.

Ruas com obras de drenagem e pavimentação já concluídas no bairro Planalto:

  • Rua Clodoaldo Caldas
  • Rua Monte Sinai
  • Rua Santa Rita
  • Rua Carlos Figueira
  • Rua Délio Otton
  • Rua Vale do Pitimbú
  • Rua Mira Mangue
  • Rua Monte das Oliveiras
  • Rua Monte Celeste
  • Rua Vicente Martins

Ruas com obras em andamento:

  • Rua São Bráulio (80% concluída)
  • Rua Maranata (50% concluída)
  • Rua Santa Adélia (90% concluída)
  • Rua Cafarnaum (80% concluída)

Prefeitura do Assú entrega conclusão da obra da Nova Canaã

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Assú segue entrando para história com a gestão que mais pavimenta ruas. O Feliz Assú, que vem recebendo constantes investimentos em melhorias infraestruturais, como a UBS do bairro e troca de iluminação comum por led, inaugurou a pavimentação da Rua e Travessa Nova Canaã na manhã desta terça-feira (24).

Um investimento com recursos próprios da Prefeitura do Assú que ultrapassa a casa do R$ 1 milhão e pavimentou mais de 13 mil m². A finalização de mais essa obra de pavimentação em paralelepípedo chega para oferecer mais qualidade de vida, segurança e melhor tráfego de pessoas e veículos pelo bairro, além de ser uma das ações mais aguardadas pelos moradores locais.

“Essa atenção que chega dando mais qualidade de vida ao nosso povo é a prova do comprometimento e cuidado que temos com o cidadão assuense. Mesmo em momentos difíceis como na pandemia, ou até no começo do ano, quando muitas prefeituras param, a Prefeitura do Assú nunca parou. As obras continuam e as entregas também! Vamos sempre trabalhar juntos pelo bem do nosso povo, pela qualidade de vida e melhor infraestrutura para todos os assuenses.”, enfatizou o chefe do executivo municipal, o prefeito Gustavo Soares, durante a cerimônia de entrega.

Apartamentos, casas e terrenos no RN vão à leilão em fevereiro; confira como participar

FOTO: REPRODUÇÃO

No próximo dia 7 de fevereiro vai acontecer mais um grande leilão de imóveis da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), que será realizado pela MN Leilão.

A modalidade será presencial no salão de eventos do Monza Palace Hotel, que fica na Avenida Senador Salgado Filho, 3490, Lagoa Nova, e online no site www.mnleilao.com.br.

A primeira praça será às 9h por 50% do valor de avaliação e a segunda praça às 14h por 40% do valor de avaliação.

São apartamentos, casas e terrenos na Redinha, Emaús (Parnamirim), Lagoa do Bonfim e Currais Novos.

Mais informações para pagamento, cadastro e edital completo no site www.mnleilao.com.br.

Com informações do Blog do Gustavo Negreiros

Mãe de Galvão Bueno, Mildred dos Santos, morre aos 93 anos no Paraná

FOTO: DIVULGAÇÃO/ACERVO PESSOAL

A mãe do narrador Galvão Bueno, Benedicta Mildred dos Santos, morreu na manhã desta terça-feira (24) no Hospital Evangélico de Londrina, no norte do Paraná, de acordo com a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários da cidade.

Ela tinha 93 anos e completaria 94 em 5 de fevereiro.

Galvão Bueno estava no hospital onde a mãe recebia cuidados paliativos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sul-mato-grossense, Mildred foi atriz na década de 1950. Ela também foi presidente do Programa do Voluntáriado Paranaense (Provopar) de Londrina na gestão de Barbosa Neto e de Kireef, entre 2008 e 2016.

“Hoje acordei às 5:30 e D. Mildred, minha mãe, estava começando a nos deixar, 12 dias antes de completar 94 anos! Sem sofrimento, com todos os cuidados paliativos que já vinham sendo carinhosamente aplicados na UTI do Hospital Evangélico em Londrina! Ela partiu serena, depois de uma grande e completa vida aqui no nosso mundo […] Deus vai recebê-la com muito amor e a luz dela sempre brilhará intensamente”, afirmou o filho em nota.

De acordo com o obituário, o velório está previsto para ocorrer na quinta-feira (26), no Parque das Alamandas. O sepultamento deve ser feito no mesmo local, às 17h de quinta.

G1

Marinha do Brasil abre processo seletivo com 59 vagas para o RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Marinha do Brasil abriu inscrições para seção de 570 profissionais. No Rio Grande do Norte, serão 59 oportunidades com inscrições abertas até o domingo (29), com oportunidades para o nível médio técnico para as cidades de Natal e Areia Branca.

De acordo com o edital, podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 41 anos que cumpram os requisitos para a vaga pleiteada. Para participar da seleção, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 65.

As inscrições podem ser feitas no site “Ingresso na Marinha”. As vagas são para o 3º Distrito Naval, que contempla os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Provas

O processo seletivo será feito por meio de prova objetiva com 50 questões, sendo 25 questões sobre Língua Portuguesa e 25 sobre Formação Militar-Naval.

Os aprovados serão convocados para as próximas etapas:

  • Verificação de Dados Biográficos (VDB);
  • Verificação de Documentos (VD);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i);
  • Designação à Incorporação e Incorporação.

Serviço:

  • Curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (C-FIC) e médio técnico
  • Inscrições: site da Marinha
  • Inscrição: até o dia 29 de janeiro
  • Taxa de inscrição: R$ 65,00
  • Telefones para contato: (84) 3216-3083 / 3087

G1