Em apenas dois anos de mandato como deputada federal, Carla Dickson (União-RN), conseguiu deixar o carimbo do seu trabalho em todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte. Foram mais de 74 milhões de reais destinados através de emendas parlamentares para todas as áreas do serviço público em mais de 90 dos 167 municípios potiguares.
Recursos divididos para áreas da saúde, segurança, educação, infraestrutura, esporte e lazer, combate a pandemia COVID-19, perfuração de poços artesianos, SAMU, combate às as drogas, combate a violência contra a mulher, dentre outras áreas de Norte a Sul de leste a Oeste do estado.
A deputada que é candidata à reeleição, enfatizou sobre a importância da destinação dos recursos.
“Nós fomos a todos os municípios, fiscalizar e prestar contas desses recursos. Chegar a Câmara Federal e estarmos trabalhando para a melhoria na vida das pessoas do meu estado, é uma coisa que não tem preço. São recursos que tem um valor imensurável para a população. Sou grata a Deus pela oportunidade e ao povo do meu querido RN pela confiança depositada em mim, nosso trabalho será incansável e não vai parar”, disse a deputada.
O candidato ao Senado pelo Podemos, Geraldo Pinho, recebeu oficialmente o apoio da candidata ao Governo do Estado, Clorisa Linhares (PMB), que trouxe consigo os partidos da sua coligação PMB e Patriota.
O anúncio se deu através de live realizada na sede do Patriotas, com a participação dos presidentes dos partidos, Marcel Vital (Patri) e Viviane Oliveira (PMB), do candidato a vice-governador, Erick Guerra (Patri) e da postulante ao governo, Clorisa (PMB).
“Agradeço a Viviane Oliveira, presidente do PMB no Estado, a Marcel, presidente do Patriota/RN e em especial a Clorisa. O povo do RN tem opção. De um lado um grupo que desgoverna o nosso Estado. Do outro lado, a opção de mudar seis por meia dúzia. Mas a oposição tem opções de verdade. De fazer a tão esperada é necessária mudança verdadeira. Quem é bolsonarista sabe quem é bolsonarista. Nós estamos do lado certo”, disse Geraldo Pinho.
“A nossa união, a Frente da Mudança, vai fazer um governo de renovação. Vamos eleger nossos deputados e o nosso senador Geraldo Pinho. Estamos trazendo bons nomes com experiência que não se vendem eleitoralmente. São homens e mulheres de bem. Não utilizamos recursos públicos. Um homem íntegro, direito, de direita, seja bem-vindo, meu amigo. Você tem serviço prestado ao povo já anteriormente sem interesse político nenhum. Sempre nos ajudou também na educação. Você tem o meu apoio, o meu voto”, disse Clorisa.
“Nossos valores são inegociáveis! É com muita satisfação que ando ao lado dessa mulher batalhadora, guerreira e, agora, se une a nós Geraldo Pinho. Quem conhece a nossa história sabe que vamos fazer melhor pelo nosso povo”, disse o presente do Patriota/RN, Marcel Vital.
Apesar do apoio, Geraldo Pinho segue endossando a postulação de Styvenson Valentim (PODE) ao Governo do Rio Grande do Norte.
Um dos autores do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior desistiu da terceira via e anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1° turno.
“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro. Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitará ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro”, disse o jurista em mensagem enviada ao Estadão.
O gesto de Reale, que foi ministro de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se soma ao de outros quadros ligados ao PSDB como o ex-ministro dos Direitos Humanos e da Justiça, José Gregori, o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, e o diretor geral da Fundação FHC, Sergio Fausto.
Os apoios reforçam a estratégia de Lula de impulsionar o voto útil na reta final da campanha. O senador José Serra (PSDB) foi sondado pelo PT para participar do ato com oito ex-presidenciáveis realizado ontem em São Paulo, mas declinou porque por ora apoia a senadora Simone Tebet (MDB).
Procurada, a deputada estadual Janaina Paschoal, que assinou junto com Reale o pedido de impeachment de Dilma em 2015, disse ao Estadão que “já imaginava” que o jurista seguiria por esse caminho. “Pela resistência do professor em ingressar no processo de impeachment e pelos pleitos que fez para eu desistir, eu já imaginava que ele fecharia com Lula”, disse. “A chance de a esquerda voltar é real, até por isso me candidatei ao Senado.”
Dois homens foram mortos a tiros, dentro de um condomínio na cidade de ão Gonçalo do Amarante. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (21), na comunidade conhecida como Novo Santo Antônio.
De acordo com informações repassadas para a Polícia Militar, homens fortemente armados, chegaram no condomínio, abriram o portão e foram até a residência onde estavam Gilvan Sabino de Oliveira, de 33 anos, natural da Paraíba e Marcos de Araújo de Souza, de 36, natural de São Paulo e efetuaram vários disparos contra os dois, que não reistiram e morreram no local.
Dentro da residência a polícia encontrou 1kg de maconha e uma balança de precisão.
Moradores do local não souberam informar o que os dois homens mortos faziam no Rio Grande do Norte e nem porque estavam em São Gonçalo do Amarante.
O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que determina a interdição de parte da estrutura da Pousada Marajoara, na área das falésias da praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN). Laudo técnico contratado pela Prefeitura do município aponta que o empreendimento está situado em zona de instabilidade, com grave risco de deslizamento. Na ação civil pública em questão, o MPF já questionava irregularidades na construção da pousada desde 2015.
De acordo com a decisão 1a Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, a Defesa Civil de Tibau do Sul deve dar cumprimento imediato à interdição da construção próxima à borda das falésias, que compreende apartamento, deck de madeira e piscina infantil. A medida se faz necessária “em face dos gravíssimos elementos trazidos a lume pelo Ministério Público Federal, os quais envolvem risco não mais ambiental, mas de perda de vidas”.
O MPF afirma que, de acordo com o laudo técnico, “a situação é gravíssima e extremamente preocupante. Diante da urgência e gravidade do caso, não se deve esperar que a tragédia aconteça para só assim agir. A interdição de parte do empreendimento é a melhor medida de prevenção para um acidente catastrófico”.
No estudo, os engenheiros identificaram fissuras na parede de um quarto e no muro que dá acesso à escadaria, já interditada. Também verificaram que o deck está situado exatamente na borda da falésia, sobre tubulações de esgoto com origem e destino desconhecidos. Além disso, a piscina representa risco por estar localizada próxima ao limite da falésia, com afundamento do piso e visível desgaste do muro de pedra que sustenta a estrutura, com rachaduras e umidade.
Com a conclusão do laudo, a Defesa Civil do município emitiu Notificação de Intervenção Preventiva no dia 1º de setembro deste ano, mas foi impedida pelos réus de realizar as interdições sugeridas no estudo, conforme relatado pelo órgão em Boletim de Ocorrência.
A ação civil pública tramita na 1a Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte sob o nº 0804207-28.2015.4.05.8400.
Laudo técnico – Após a tragédia que vitimou uma família de turistas durante deslizamento de falésia em Pipa em 2020, o MPF intensificou a atuação para regularização das construções na área de risco. Com isso, a Prefeitura de Tibau do Sul foi orientada a contratar estudos técnicos sobre a situação de 28 empreendimentos, entre eles a Pousada Marajoara.
Construção irregular – O MPF já cobra regularização da Pousada Marajoara desde 2015, quando ingressou com ação civil pública contra o empreendimento e seus empresários pela construção sem qualquer autorização nem licença ambiental, em área parcialmente pertencente à União. Além disso, o empreendimento ocupou mais de mil m2 de Área de Preservação Permanente, com a construção de um bar e uma escada mediante corte no corpo da falésia, área posteriormente ampliada para incluir um poço tubular, piscina infantil e mirante.
O diretor regional do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, defendeu nesta terça-feira (20) que “flexibilidade, investimentos permanentes em qualificação e atitude” estão entre as principais chaves para o sucesso profissional no mercado de trabalho. Os requisitos foram destacados no VI WIEM – Workshop Internacional de Engenharia de Materiais, que segue até sexta-feira (23), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Engenheiro agrônomo e especialista em engenharia da produção, Mello desenvolveu carreira em instituições públicas e privadas que estimulam a competitividade do agronegócio e da indústria. Ele ocupa, pela segunda vez, o cargo de diretor regional do SENAI no estado. Além disso, desde janeiro de 2019 é diretor dos principais centros de referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – e para serviços e soluções de educação profissional voltados às indústrias de energia e do gás – o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.
Os requisitos profissionais que, na avaliação dele, fazem os olhos do mercado brilhar, foram abordados na mesa-redonda “O Mercado de Trabalho e seus desafios”, dentro da programação do Workshop.
Mello compartilhou detalhes da própria história e foi direto ao recomendar a estudantes de engenharia que participaram do evento: “Não cansem de se qualificar. Sejam conhecedores profundos de suas áreas, mas com a flexibilidade necessária para trabalhar em várias outras”.
Segundo ele, entretanto, “não basta ter certificado”. “É preciso ter segurança no conhecimento que vocês vão aplicar. É preciso que estejam prontos para atuar em ambientes coletivos e plurais e também que entendam como se diferenciar no mercado, onde muito suor e dedicação vão ajudar mais do que sorte”, acrescentou o diretor.
O diretor destacou, ainda, que “o mercado de trabalho está pujante”, e que os estudantes “não devem se preparar apenas para serem empregados, mas, sim, para participar da cadeia de negócios” – se referindo à importância também do empreendedorismo.
A Companhia de Trens Urbanos (CBTU) emitiu uma nota informando que um serviço de inspeção e manutenção no pontilhão sobre a Lagoa de Extremoz deve ser feito neste sábado (24). Com isso, os trens da Linha Norte circulação apenas entre as Estações Natal e Nordelândia.
Na segunda-feira (26), as viagens voltarão a ocorrer até a Estação Ceará-Mirim.
(Da redação do BLOG do FM) – O candidato ao Senado Rogério Marinho (PL), gravou um vídeo sobre seu trabalho pelo Rio Grande do Norte, em sua gestão como ministro do Desenvolvimento Regional, e também quando era deputado federal. Ele pontuou sobre a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado, falou sobre a criação das pequenas oficinas de costura terceirizadas – as chamadas “facções” na região do Seridó, a implantação do Instituto Metrópole Digital, dentre outras ações.
O candidato falou também sobre a reta final da campanha e pediu a confiança do eleitor para que possa continuar a “chegar junto das pessoas e municípios”
“Estamos chegando na reta final dessa eleição, hora de prestar contas e pedir o voto e a confiança da população do nosso RN, apontando um futuro melhor e mais promissor para o nosso povo ao lado do Presidente Bolsonaro-22 e Rogério Senador-222” disse.
Comentários