SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 13, 2022

Na Veja, Rogério Marinho destaca potencial econômico do RN: “Transposição vai transformar o Nordeste”

RPOGÉRIO MARINHO. FOTO-DIVULGAÇÃO

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional e pré-candidato a senador pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), foi o entrevistado da semana no programa Amarelas On Air, programa exibido pelo canal da revista Veja no Youtube. Entre outros assuntos colocados em pauta, o potiguar abordou a situação econômica e a possibilidade de crescimento do Estado nos próximos anos. Para Rogério, o RN tem grande potencial.

“O Estado precisa de um choque de desenvolvimento, de política de atração de empreendedores. O RN tem ficado para trás em relação aos vizinhos”, disse Rogério Marinho. Para o ex-ministro, o RN tem diversas possibilidades de crescimento, uma delas está na fruticultura. Para fomentar a produção de frutos em território potiguar, Rogério acredita que as ações em segurança hídrica serão decisivas para o fortalecimento do setor.

Sobre este assunto, voltou a destacar a importância da Transposição do Rio São Francisco, que tiveram suas obras concluídas pelo Governo Bolsonaro. Segundo Rogério, as águas que estão chegando ao RN e aos demais estados “vai transformar de forma definitiva o Nordeste”.

“A água é importante porque não é somente para beber, é para diminuir mortalidade infantil, tirar a pressão do sistema de saúde, permitir instalação da indústria, do comércio, fortalecer o perímetro irrigado. É para transformar de forma definitiva a região”, completou o ex-ministro.

Assista a entrevista na íntegra no link https://youtu.be/z2cLhpU7HFY

Sargento da PMRN e filho são presos suspeitos de tráfico de drogas em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO/PORTAL DA TROPICAL

Um sargento aposentado da Policial Militar identificado como Juarez Guerra da Costa, de 56 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (13), suspeito de tráfico de drogas.

Agentes da  Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), conseguiram chegar até a residência de Juarez, localizada no bairro Potengi, zona norte de Natal, após denúncias anônimas. O filho do policial militar, identificado como Jefferson Lira Guerra, de 22 anos, também foi preso.

Na casa deles, a polícia apreendeu três pistolas, aproximadamente 3 quilos de maconha, uma substância branca que segundo a policia,  pode ser cocaína, máquina de cartão de crédito, dinheiro fracionado, que estava escondido na laje da cozinha, munições, balança de precisão e celulares.

De acordo com os policiais, os suspeitos escondiam as drogas na casinha dos cachorros, dois cães da raça pitbull. Um deles chegou a morder um  agente no momento da apreensão. 

Pai e filho foram levados para a delegacia, onde serão ouvidos e ficarão à disposição da justiça.

Portal da Tropical

Em reunião do Colégio de Líderes, Isolda cobra punição ao deputado Michael Diniz por quebra de decoro

DEPUTADA ISOLDA. FOTO: EDUARDO MAIA

Nest quarta-feira, 13, a Assembleia Legislativa reuniu o Colegiado de Líderes e, a pedido de Isolda, tratou sobre as condutas do deputado suplente Michael Diniz do Solidariedade na ALRN.

Em recente episódio na Assembleia, o suplente sugeriu tratamento psiquiátrico às pessoas LGBTI, dizendo que o movimento não cabia na sociedade.

Desta vez, o deputado publica foto fazendo arminha em frente ao gabinete da deputada Isolda. “Em meio à violência política que vem se acirrando no nosso país, incitar mais violência não pode ser subestimado. Não é a primeira vez que o Deputado tem conduta incompatível com o decoro parlamentar. E esta Casa (ALRN) não pode deixar de tomar providências. Ele e os que destilam ódio não nos intimidam. Seguirei firme defendendo as ideias de igualdade. Aqui não tem arrego!”.

O Presidente se reunirá com a Mesa Diretora para tomar medidas cabíveis. Ainda no mês passado a deputada Isolda apresentou à Mesa requerimento para que as condutas do deputado sejam apuradas e punidas na forma do regimento, que neste caso é com a perda do mandato.

A menos de três meses das eleições o RN tem duas desistências de candidaturas para majoritária

Por Diassis Oliveira

NEY LOPES- FOTO DIVULGAÇÃO

(Da redação do BLOG do FM) – Dois pré-candidatos, um ao governo do RN e outro ao Senado, desistiram de dar continuidade às suas candidaturas, faltando pouco menos de três meses para as eleições.

EMPRESÁRIO HAROLDO AZEVEDO. FOTO-DIVULGAÇÃO

Em maio deste ano o empresário Haroldo Azevedo (Patriota) decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo do Estado nas eleições deste ano. Ele disse em entrevistas que, ao mergulhar no projeto da pré-candidatura, se decepcionou com a maneira como os políticos agem.

Hoje, o pré-candidato ao senado e ex-deputado federal Ney Lopes Souza (Brasil 35), anunciou sua desistência de disputar vaga para o Senado da República.

Em uma carta divulgada, Ney disse que “acho-me emocionalmente enfraquecido pela perda em pouco tempo do meu filho e da minha mãe, o que se soma a circunstancias eleitorais atípicas e notórias no estado”

Situações que cabem uma análise: a candidatura do empresário Haroldo Azevedo, que se colocava como via de oposição a governadora Fátima Bezerra (PT), se tornou inviável para ele, a partir do momento que o grupo político bolsonarísta optou por escolher o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), para compor a chapa de oposição.

Haroldo é irmão de Flavio Azevedo, que deverá ocupar a vaga de primeiro suplente de Rogério Marinho, fiel escudeiro do presidente Bolsonaro no RN, e que defende o nome de Fábio Dantas para o governo.

De cara, Haroldo já não teria o apoio do próprio irmão, já que existe um conflito familiar entre eles. Azevedo também não caiu no gosto da ala bolsonarista. O grupo político do presidente Jair Bolsonaro no estado não “abraçou “ sua candidatura.

Ney Lopes já foi deputado federal, e há algum tempo não tem uma forte atuação na política. Seu distanciamento se desencadeou desde seu rompimento com o ex-senador José Agripino Maia, em 2014, depois de comprar uma briga para defender a ex-governadora Rosalba Ciarline. Na época, todo mundo era do Democratas e houve um grande rompimento que abalou as estruturas da política.

Depois disso, Ney se resguardou, e agora tentou ressurgir, colocando seu nome como pré-candidato ao senado.

A cadeira de senador nesse momento vem sendo disputada por três grandes protagonistas da política: Rogério Marinho, Carlos Eduardo Alves e Rafael Motta. Situação que se mostrou inviável para Ney.

STTU  prorroga validade do Cartão da Pessoa Idosa no Sistema de Transporte Coletivo Urbano

CARTÃO ATUAL TEM VALIDADE ATÉ 31 DE DEZEMBRO DESTE ANO. FOTO: STTU

Devido ao aumento dos índices de contaminação por vírus e a necessidade de proteger a pessoa maior de 65 anos, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, decidiu prorrogar a validade do Cartão da Pessoa Idosa no Sistema de Transporte Coletivo Urbano até o dia 31 de dezembro de 2022.

A portaria de número 91/2022, de 12 de julho de 2022, foi publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Município.   

Construção ecológica em meio a reservas naturais já é uma realidade no RN

FOTO-DIVULGAÇÃO

A construção ecológica já é uma realidade no Rio Grande do Norte. O conceito está relacionado a uma ocupação inteligente do espaço e tem como exemplo um empreendimento que acaba de ser finalizado na Grande Natal, onde residências vão integrar-se de maneira plena e harmônica com duas reservas de Mata Atlântica.

Trata-se do YBY Natureza, cujas obras foram iniciadas em 2018 no eixo Natal/Parnamirim com o argumento de ser o primeiro condomínio reserva do Estado, em razão dos quase 150 mil metros quadrados de área verde, que representam um terço da totalidade do empreendimento.

Com a conclusão e entrega aos proprietários, o YBY vai ser o endereço de 440 famílias, que além da vista para as reservas, vão poder usufruir de trilhas ecológicas e de outras iniciativas pensadas para provocar pouco impacto na paisagem, como a fiação subterrânea e o piso intertravado em todas as vias, além dos equipamentos de lazer.

O YBY Natureza foi idealizado pela Habitax Urbanismo, que reuniu grandes referências da arquitetura brasileira em sua concepção: o urbanista Fabiano Pereira, o paisagista Benedito Abbud e o arquiteto Leonardo Maia. Como explica Moisés Dantas, diretor da empresa de urbanismo, “o desafio foi justamente aproveitar todo o verde do espaço sem abrir mão da sofisticação”.

Moisés conta que o projeto foi bem recebido pelos potiguares, o que garantiu a rápida comercialização de mais de 90% dos lotes entre o lançamento e a entrega.

Para ele, dois fatores contribuíram positivamente para isso: a possibilidade de viver em meio a natureza e o conceito sustentável em torno do empreendimento, o que demonstra a atenção do mercado local com intervenções urbanas preocupadas com o Meio Ambiente e com o futuro.

EUA registram maior alta na inflação dos últimos 40 anos

ACUMULADO EM JUNHO SOMA 9,1%; FED DEVE ELEVAR JUROS EM 0,75% EM JULHO. FOTO: REUTERS

A inflação ao consumidor nos Estados Unidos saltou em junho a 9,1%, taxa anual mais elevada em mais de quatro décadas, sob a pressão dos preços da gasolina, alimentos e aluguéis, consolidando as expectativas de que o Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, aumentará os juros em 0,75 ponto percentual no final deste mês.

A leitura acima do esperado do índice de preços ao consumidor anual informada nesta quarta-feira (13) pelo Departamento do Trabalho também refletiu os preços mais altos de saúde, veículos, vestuário e móveis. Na base mensal, o índice teve o maior aumento em quase 17 anos.

Os dados da inflação foram divulgados após relatório que mostrou crescimento do emprego mais forte do que o esperado em junho, sugerindo que a postura agressiva de política monetária do Fed fez pouco progresso até agora para esfriar a demanda doméstica e reduzir a inflação para sua meta de 2%.

Embora seja um problema global, a inflação alta representa um risco político para o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu partido Democrata, que se preparam para as eleições de meio de mandato de novembro.

“Apesar das melhores intenções do Fed, a economia parece estar se movendo para um regime de inflação mais alta”, disse Christopher Rupkey, economista-chefe da FWDBonds. “O Fed está ainda mais atrás da curva após o relatório de hoje.”

Na base mensal, o índice de preços ao consumidor subiu 1,3% no mês passado, após avançar 1,0% em maio, e contra expectativa de alta de 1,1%, atingindo a maior taxa desde setembro de 2005.

A alta de 7,5% nos preços da energia foi responsável por quase metade do índice, enquanto os preços da gasolina saltaram 11,2% após alta de 4,1% em maio.

Os preços do gás natural avançaram 8,2%, maior nível desde outubro de 2005, enquanto o custo da eletricidade aumentou 1,7% e os preços dos alimentos subiram 1%. O custo dos alimentos consumidos em domicílio avançaram 1%, registrando o sexto aumento mensal consecutivo de pelo menos 1%.

Nos 12 meses até junho, os preços ao consumidor saltaram 9,1%, maior alta desde novembro de 1981 depois do avanço de 8,6% em maio. Economistas consultados pela Reuters previam alta de 8,8% em 12 meses.

Os preços ao consumidor estão subindo em meio a problemas nas cadeias de fornecimento globais e estímulos fiscais maciços do governo adotados no início da pandemia da covid-19.

A guerra em curso na Ucrânia, que causou um pico nos preços globais de alimentos e combustíveis, agravou a situação.

Os preços da gasolina nos EUA atingiram níveis recordes em junho, ficando em média acima de US$ 5 por galão, de acordo com dados da Associação Automobilística Americana (AAA).

Desde então, eles caíram em relação ao pico do mês passado e estavam em média em US$ 4,631 por galão na quarta-feira, o que pode aliviar parte da pressão sobre os consumidores.

Inflação subjacente

O governo norte-mericano informou na sexta-feira passada (8) que a economia do país criou 372.000 vagas de emprego em junho.

O aperto do mercado de trabalho também é destacado pelo fato de que havia quase dois empregos para cada desempregado no final de maio.

Os mercados financeiros esperam que o banco central dos EUA aumente sua taxa de juros em mais 0,75 ponto percentual na reunião de 26 e 27 de julho. Desde março, o banco subiu os juros em 1,50 ponto.

Os preços anuais dos alimentos estão subindo em ritmo mais rápido desde fevereiro de 1981, com os preços da energia registrando maior salto em mais de 42 anos.

Havia a expectativa de que uma mudança nos gastos de bens para serviços ajudaria a esfriar a inflação. Mas o mercado de trabalho muito apertado está aumentando os salários, contribuindo para o aumento dos preços dos serviços.

As pressões inflacionárias subjacentes permaneceram fortes no mês passado. Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor subiu 0,7% em junho, depois de alta de 0,6% em maio.

O chamado núcleo da inflação avançou 5,9% nos 12 meses até junho, após alta de 6,0% em maio.

Agência Brasil

Jadson André e Ítalo Ferreira vão para repescagem em Jeffreys Bay

FOTO: REPRODUÇÃO

Yago Dora e Samuel Pupo foram os únicos brasileiros classificados de forma direta às oitavas de final da nona etapa do circuito mundial de surfe, nesta quarta-feira, em Jeffreys Bay, na África do Sul. Os potiguares Ítalo Ferreira e Jadson André, além de Filipe Toledo, Caio Ibelli e Miguel Pupo vão tentar continuar na competição na repescagem. No feminino, Tatiana Weston-Webb venceu sua bateria e garantiu vaga nas quartas de final.

A disputa mais intensa no masculino foi entre Yago Dora (8.67), que superou o sul-africano Jordy Smith e Italo Ferreira, ambos com 7.33, e foi para as oitavas de final. Já Samuel Pupo, vice-campeão em Saquarema, etapa anterior, obteve 12.37 para superar o australiano Callum Robson (9.77) e o americano Jake Marshall (9.43).

Líder do ranking e confirmado entre os cinco melhores do mundo no ano, Filipe Toledo (10.40) travou boa briga com americano Nat Young (14.50), mas terá de passar pela repescagem para tentar ir às oitavas. Outro que perdeu por pouco foi Miguel Pupo (13.56), diante do australiano Connor O’Leary (14.33).

Caio Ibelli (9.93) caiu frente ao japonês Kanoa Igarashi (11 54), enquanto Jadson André (9.83) não teve sucesso contra o sul-africano Matthew McGillivray (15.33). Os australianos Jack Robinson (15.17) e Ethan Ewing (14.30) também venceram suas baterias e estão nas oitavas.

No feminino, Tatiana Weston-Webb (13.33) precisou surfar muito para vencer a bicampeã mundial Tyler Wright (10.33) e a terceira colocada do ranking Lakey Peterson (12.97).

Tribuna do Norte