Ela chegou com tudo e fez o palco do São João de Assú balançar durante a noite do sábado (18), Taty Girl foi a atração principal da quinta noite de festejos e trouxe com ela toda sua ousadia, uma grande estrutura, efeitos especiais e muitos sucessos. Também nos palcos levantando a multidão teve Circuito Musical, que abrilhantou a noite com seus sucessos do forró das antigas na melhor balada romântica; e Xodó Nordestino fazendo seu nome com as meninas se garantiram no forró para dançar agarradinho.
Em mais uma noite na Praça São João Batista, a Polícia Militar não registrou grandes ocorrências em mais uma noite cheia assuenses e turistas, confirmando o sucesso de público desde o seu primeiro dia. Lembrando que dentro do evento também é possível se deliciar com comidas típicas e apreciar o melhor do artesanato local que tem a comercialização dos melhores produtos da região e suas artes nos estandes de vendas.
Neste domingo (19), os palcos receberão um dos shows mais aguardados deste ano, com apresentações de Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição.
Confira a programação:
19 de junho
Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição.
21 de junho
Wesley Safadão, Art do Samba e Forró Resenha.
22 de junho
Zé Neto e Cristiano, Priscyla Arrazo e Werick Mendes.
23 de junho
A Furiosa do Vale, Flávio Pisada Quente e Pode Balançar.
Aliados do presidente Jair Bolsonaro devem tentar convencê-lo a desistir da ideia de patrocinar uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Petrobras. Em especial, querem lembrá-lo de uma máxima do Congresso: sabe-se como começa uma CPI, mas não como termina.
A avaliação na bancada governista é que o presidente lançou a ideia em um momento de irritação com o aumento de preços anunciados pela estatal, mas que, com calma, perceberá que a iniciativa seria “um tiro no pé”.
Interlocutores do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicam que, como é o próprio governo que nomeia o presidente da Petrobras e boa parte do conselho diretor, são altas as chances de que uma CPI atinja o próprio Palácio do Planalto.
A oposição tentou, sem sucesso, colher assinaturas para uma comissão que investigasse o suposto “gabinete paralelo” no MEC tocado por pastores evangélicos. Já governistas responderam com uma CPI para apurar irregularidades em obras durante os governos do PT e de Michel Temer (MDB).
(Da redação do BLOG do FM) – a Câmara Municipal de Natal emitiu uma nota de pesar ao falecimento de senhora Valéria Martins, esposa do ex-vereador Edivan Martins.
NOTA DE PESAR
A Câmara Municipal de Natal torna público seu pesar pelo falecimento da professora Valéria Martins, neste domingo (19), aos 57 anos, vítima de complicações respiratórias. Há anos, ela lutava contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Casada com Edivan Martins, jornalista, ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Natal e atual secretário adjunto de Relações Sociais e Políticas da Prefeitura de Natal, Valéria era conhecida pela sua simpatia e por ser muito presente e participativa na carreira política do esposo. Deixa as filhas Yana, Yasmim, Ingrid, além de netas.
Neste momento de dor, o Legislativo natalense, através do presidente Paulinho Freire, vereadores e vereadoras e servidores da Casa, envia os mais sinceros votos de pesar e solidariedade a todos os familiares, parentes e amigos de Valéria Martins.
Beatriz Torres. Ao chegar para trabalhar no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com o Brasil, a funcionária encontrou o filho, Nelson Alex Figueiredo, de 20 anos, morto.
De acordo com a Polícia Nacional do Paraguai, o jovem morreu após sofrer um acidente de trânsito, na sexta-feira (17), na cidade vizinha a Ponta Porã (MS). Ele foi encaminhado para o setor de corpos sem identificação no Hospital Regional, onde foi encontrado, sem querer, pela própria mãe.
A enfermeira foi até o espaço para procedimentos padrões de sepultamento. Ao avistar o filho morto, a ela precisou ser socorrida pelos próprios colegas. De acordo com o apurado, a mulher não sabia que o filho havia sofrido um acidente.
Morreu neste sábado (18), Hanna Yousef Emile Safieh, aos 79 anos. Ele fazia tratamento contra um câncer. O velório acontece no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Às 13h haverá uma missa na capela central do cemitério e o sepultamento será às 14h.
Professor aposentado do Departamento de Química da UFRN, Hanna Safieh era também um dos representantes da comunidade palestina no RN. Ele foi diretor Técnico-Comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) divulgou nota de pesar:
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) lamenta o falecimento do seu Ex-Diretor Técnico-Comercial, Hanna Yousef Emile Safieh.
Por 15 anos, exerceu a função de Diretor Técnico-Comercial da CODERN, onde deixou um legado de trabalho e amizade.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin reforçou o interesse de ter as Forças Armadas como parceiras. Em mensagem direcionada ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ele formalmente convidou os militares a participarem do próximo encontro da Comissão de Transparência Eleitoral (CET) e do Observatório de Transparência das Eleições.
A próxima reunião da CET está programada para ser realizada, de forma virtual, a partir das 15h desta 2ª feira (20.jun). No documento para Nogueira de Oliveira, e ao qual o SBT News teve acesso, Fachin endossa o interesse em ter representantes do Exército, da Força Aérea e da Marinha na linha de frente para o suporte operacional e logístico no processo eleitoral deste ano, que terá o primeiro turno realizado em 2 de outubro.
“A grande maioria das sugestões apresentadas no âmbito da Comissão foram acolhidas, a indicar o compromisso público desta Justiça Eleitoral com a concretização de diálogo plural não apenas com os parceiros institucionais”, afirma Fachin em trecho do documento. Assim, o ministro indica o interesse de ter as Forças Armadas como órgão validador da segurança e confiabilidade do processo eleitoral brasileiro.
Por fim, Fachin, que em agosto será substituído por Alexandre de Moraes na presidência do TSE, aproveitou para registrar que a CET também é direcionada a contar com a participação da sociedade civil e que, como ocorre em quaisquer reuniões, nem todas as sugestões feitas sobre o pleito do país serão implementadas. “Embora algumas sugestões não tenham sido acolhidas para esse ciclo eleitoral, serão consideradas para uma nova análise objetivando os próximos pleitos”, endossou o ministro, que fez questão de citar o nome de um militar em especial para a colaboração da comissão: o general Heber Garcia Portela, que integra o Comando de Defesa Cibernética.
Entre a primeira semana de maio e a segunda semana de junho, o número de testes positivos para covid-19, feitos em farmácias do país, aumentou 219%. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Especialistas alertam que é preciso considerar o tempo dos sintomas antes de escolher o tipo de testagem mais indicado para detectar o vírus. A maioria dos clientes acaba comprando o autoteste, para fazer o procedimento em casa.
Apesar do autoteste estar em alta, se o resultado for negativo e os sintomas continuarem é preciso refazer o exame, utilizando outro método, como o RT PCR.
“O ideal é que você procure um serviço de saúde pra confirmar a sua suspeita. Uma vez que a sua suspeita é confirmada, vai ser indicada o RT PCR, que é o teste padrão ouro”, explica a médica.
O Ministério da Saúde divulgou alerta com recomendações e cuidados para evitar acidentes que possam causar queimaduras durante as tradicionais festas juninas, muito populares em todo o país. A atenção deve ser especial em ambientes em que podem ser frequentes as queimaduras por líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício.
Entre janeiro e abril deste ano, já foram registrados 3.540 procedimentos hospitalares e 32.631 atendimentos ambulatoriais por causa de queimaduras no Brasil.
Segundo o ministério, em junho, é comum aumentarem os casos, e a prevalência é de queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões dos membros superiores (mãos e braços), tronco e cabeça.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 180 mil pessoas morrem por ano em consequência de queimaduras, que são a quinta causa mais comum de lesões não fatais na infância. As queimaduras não fatais podem causar hospitalização prolongada, desfiguração e incapacidade, muitas vezes resultando em cicatrizes e rejeição.
Ao todo, 48 estabelecimentos são habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como centros de referência na assistência a queimados, além da oferta de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses, materiais especiais e exames necessários para atender às vítimas.
De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de queimadura, o paciente deve colocar, de imediato, a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.
Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo por substâncias químicas ou eletricidade, a pessoa necessita de cuidados médicos imediatos.
É importante nunca tocar a queimadura com as mãos; nem furar bolhas; tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, ou retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado. Não se pode colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. O Ministério da Saúde lembra que somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.
Nas festas, é preciso também ter atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas e evitar brincadeiras perto de fogueiras para prevenir queimaduras por chamas e problemas nas vias aéreas, pela inalação de fumaça.
É importante ainda ter cuidado ao usar produtos inflamáveis, como o álcool 70% (na forma líquida ou em gel), e não manipular o produto perto do fogo, mantendo-o longe do alcance das crianças.
Outras recomendações são evitar fumar dentro de casa, principalmente se estiver deitado, ao acender fósforos, manter o palito longe do rosto, para não atingir cabelo ou sobrancelha, e, ao acender velas, observar se estão longe de produtos inflamáveis, botijões de gás, solventes ou tecidos.
No caso de queimaduras elétricas, é preciso retirar o fio da tomada ou desligar a energia geral. Recomenda-se ainda o uso de protetor nas tomadas elétricas da casa. Possíveis vazamentos de gás devem ser investigados com frequência, e as crianças precisam ficar longe da cozinha durante o preparo dos alimentos. O cabo e as alças das panelas, que devem estar em bom estado, têm de ficar sempre virados para a área do fogão.
Na hora do banho, é bom testar a temperatura da água com o dorso da mão antes de molhar a criança, que deve ficar sempre longe de produtos de limpeza. Recomenda-se ainda o uso de protetor nas tomadas elétricas da casa.
Comentários