A prefeita de Ielmo Marinho, Rossane Patriota (PSDB), declarou apoio a pré-candidatura de Robinson Faria (PL) a deputado federal nessa quinta-feira (26), durante uma reunião realizada no escritório político de Faria, em Natal. Esteve presente o ex-prefeito Germano Patriota que também confirmou apoio a Robinson.
Nesta sexta-feira (27) o prefeito de Touros, Pedro Filho (PROS) esteve reunido com Robinson e confirmou apoio ao projeto político de Faria. Em suas redes sociais, o prefeito compartilhou: “Estive reunido com o nosso pré-candidato a deputado federal Robinson Faria. Tivemos uma boa conversa sobre o município de Touros. Vem coisa boa por aí!”
Na manhã desta sexta-feira (27), Assú deu mais um importante passo no quesito capacitação profissional, os alunos do curso de armador de ferro concluíram a formação profissional. Promovido pela empresa Elecnor, por meio de uma parceria entre o SENAI e a Secretaria Municipal de Educação, o curso teve duração de dois meses e uma carga horária de 80 horas.
As aulas foram uma formação inteiramente gratuita que profissionalizou 22 assuenses para atuarem na área. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na Escola Municipal Dr. Pedro Amorim – CEPA, no Frutilândia. Agora, os concluintes do curso estão mais aptos, mais sábios e mais preparados para exercerem suas funções dentro do mercado de trabalho.
De origem espanhola, a Elecnor é uma das principais corporações globais em engenharia, desenvolvimento e construção de projetos de infraestrutura. Além disso, é uma investidora de destaque nos campos das energias renováveis, das concessões de infraestrutura de energia, do meio ambiente e espaço.
O evento de finalização do curso de armador de ferro contou com a presença da vice-prefeita Fabielle Bezerra, de Cláudia Cezário (sec. de educação), de representantes do SENAI e Elecnor, como também de servidores municipais e dos alunos.
O Ministério da Saúde investiga 69 casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças e adolescentes de até 16 anos, dos quais seis resultaram em óbitos. O número é desta sexta-feira. Documento obtido pelo GLOBO mostra que 27 desses infectados tiveram que ser internados.
Ao todo, são cinco casos suspeitos a mais desde a última atualização de dados divulgada pela pasta, que notificou 64 suspeitas na última segunda. Uma análise do ministério aponta que a maior parte dos registros se concentra na região Sudeste, com 27 em São Paulo e 10 em Minas Gerais. O documento não aponta o número exato de casos no Rio de Janeiro, mas estima que o estado possui entre quatro e nove casos suspeitos. Outros 15 casos já foram descartados.
“Cabe ressaltar que os óbitos seguem em investigação e que estas são informações preliminares”, diz o documento. O ministério não informou os detalhes da faixa etária das vítimas dos óbitos.
Metade dos casos investigados no país ocorreu em crianças de até seis anos. O maior risco acomete bebês de 1 a 2 anos, o que representa 23,2% das infecções em investigação. Meninas correspondem a 36 notificações e meninos, a 33.
Os principais sintomas apresentados foram febre, icterícia, vômito e dor abdominal. Os pacientes também relataram colúria, conhecida como urina escura, diarreia e acolia fecal, que são fezes brancas.
O documento também aponta que há 614 casos notificados e 14 mortes no mundo por hepatite misteriosa. Do total, seis ocorreram na Indonésia e cinco, nos Estados Unidos. Irlanda, México e Palestina registraram um óbito cada. Os dados são de redes de hepatite e organizações clínicas, como Associação Europeia para o Estudo do Fígado, a Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ESCMID) e a Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN).
A origem dessa hepatite ainda é desconhecida para cientistas, que já descartaram uma possível relação com a vacinação contra a Covid-19 — uma razão é que a maioria dos casos acomete crianças que ainda não podem ser imunizadas. O ministério monitora a doença a partir da sala de situação, coordenada Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
“A etiologia dos casos atuais de hepatite aguda permanece desconhecida e sob constante investigação. A OMS segue monitorando a situação de casos semelhantes em parceria com os Estados Membros e recomenda esforços conjuntos para identificar, investigar e comunicar casos potenciais”, diz o documento.
Com o objetivo de fomentar políticas públicas às juventudes potiguares, foi aberta, nesta sexta-feira (27), a 4ª Conferência Estadual da Juventude do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, o deputado federal Rafael Motta (PSB), se manifestou contra a cobrança de mensalidades em universidades públicas do país.
“Na Comissão de Educação, temos defendido educação de qualidade, gratuita e universal para todos os brasileiros. Não vamos deixar que privatizem as universidades públicas brasileiras! Nós estaremos em Brasília defendendo que a universidade pública seja direito de cada um de vocês aqui presentes”, declarou ele.
A fala de Rafael faz referência à PEC 206/2019, que visa estabelecer a cobrança de uma taxa mensal para estudantes de universidades públicas de ensino superior. Atualmente nenhuma instituição pública cobra mensalidade aos alunos matriculados. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.
O evento reuniu a governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-governador Antenor Roberto (PCdoB), a colega de bancada deputada Natália Bonavides (PT), deputados estaduais, vereadores de Natal e do interior, além de representantes do movimento estudantil e juventude de todo o Rio Grande do Norte.
A Destaque está vendendo o Carnatal. A negociação milionária está movimento o mundo do show business do Nordeste. Informações oficiais revelam que Xandy Avião e a Luan Promoções serão os novos donos da maior micareta fora de época do Brasil.
Na próxima quarta-feira, haverá uma reunião com a Luan Promoções, que definirá percentuais dessa sociedade. “O Carnatal ficará ainda maior”, disse Paulinho Freire, um dos sócios do evento.
Em Nota, a Destaque Promoções informa que ampliou o número de parceiros para a realização do Carnatal. Na 31ª edição do evento, prevista para a segunda semana de dezembro, terá a empresas Vybbe (produtora de Xand Avião) e Luan Promoções na correalização do Carnatal.
Um piloto de uma escola de aviação na Rússia foi demitido após fazer uma sex tape com uma aluna dentro da cabine de pilotagem. As informações são do site local Gazeta.
O instrutor da Escola de Aviação Civil de Sasovo, de 28 anos, teria colocado a aeronave no piloto automático para conseguir filmar a relação sexual em pleno voo. O homem é casado e teria convencido a aluna, de 21 anos, a gravar os vídeos íntimos em troca de aulas extras de aviação.
Eles estavam a bordo de um Cessna 172, sobrevoando a região de Ryazan, quando filmaram as cenas eróticas. A escola de aviação demitiu o instrutor e expulsou a aluna depois que outros funcionários reconheceram os dois nas filmagens publicadas na internet por um colega da jovem.
(Da redação do BLOG do FM) – A notícia sobre a possibilidade de uma reviravolta referente a situação do ex-deputado Sandro Pimentel (PSOL), ganhou os holofotes da imprensa essa semana. A notícia deu conta de que o processo pode ser votado pelo STF e ser favorável a Sandro, que se tornaria elegível e voltaria a ocupar o mandato na Assembleia legislativa, posto que perdeu para o deputado Jacó Jácome (PSD).
Sobre o assunto, o deputado Jacó soltou uma nota que foi publicado pelo Jornal Agora RN, informando que a possibilidade de Sandro voltar ao mandato, é remota.
“A ação movida por alguns partidos é inócua e juridicamente impossível de prosperar, haja visto que toda a corte do TSE precisaria ser desautorizada pelo Plenário do STF (O que não encontra base teórica para que isso aconteça). Entendemos que a veiculação da notícia apenas desinforma e mente insuflado por aqueles que não aceitam a justiça e as regras eleitorais”
A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (27) uma audiência pública com o tema “Lei Geral da Micro e Pequena e os benefícios para a região Agreste”. O debate realizado na Câmara Municipal de Goianinha, foi proposto pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), que preside a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Casa Legislativa. Na ocasião foi entregue a vice-prefeita do município, Helena Marques (PSB) e ao vereador Alexandre Veras (PSB) o termo de cooperação do Sebrae para instalação da primeira Sala do Empreendedor no Rio Grande do Norte. Uma iniciativa que conta com apoio da Assembleia Legislativa e que irá instalar uma Sala do Empreendedor em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
“Desde o primeiro contato do Sebrae com o presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), ficou acertado que a Assembleia Legislativa seria parceira na instalação desse projeto que vai transformar o cenário e a vida empresarial dos empreendedores do nosso Estado. Essa é a primeira das 167 que serão instaladas nos quatro cantos do RN”, comentou Kleber Rodrigues.
O Superintendente em exercício do Sebrae/RN, João Hélio, destacou a importância e o significado da parceria para o desenvolvimento econômico do Estado. “Essa é a primeira Sala do Empreendedor instalada no RN. O ponta pé inicial de um projeto fruto de parceria entre o Sebrae, prefeituras e a Assembleia Legislativa, que vai possibilitar um novo momento na vida dos Micro e Pequenos Empreendedores do Estado”, celebrou.
Já no início da audiência pública, o deputado Kleber Rodrigues fez uma explanação sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa destacando os benefícios da legislação para comerciantes, empresários, prestadores de serviços, representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas, prefeitos, vereadores e comunidade em geral, ressaltando os principais reflexos e benefícios da Lei para a economia do RN, tais como: aumento da arrecadação do Estado e dos municípios, estimativa de gerar mais 200 mil empregos, aumento da renda, facilidade de acesso à crédito, incentivo ao associativismo, geração de emprego e renda.
“Essa Lei vai beneficiar mais 200 mil empresas, que representam 36% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. É a Lei saindo do papel, minimizando a burocracia, gerando investimentos e promovendo a retomada da economia”, destacou Kleber.
Após a explanação, o presidente da CDL de Goianinha, Jaumar Júnior, demonstrou alegria com as novas possibilidades de crescimento para o Estado, mas em especial, para o município. “A Lei fortalecerá o comércio da nossa cidade e a Sala do Empreendedor vem corroborar com essa retomada, oferecendo ao micro e pequeno empresário toda estrutura e condições de tocar o seu negócio. Estamos prestes a viver um novo momento da economia”, ressaltou.
Por sua vez o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, ressaltou o esforço do Governo do Estado na efetivação da Lei. “Essa é uma lei que aguardava ser aprovada há 13 anos e uma junção de forças permitiu que ela virasse realidade. Agora todas as secretarias estaduais estão engajadas e comprometidas para que o pequeno e o médio empreendedor consigam usufruir dos benefícios dessa lei”, disse.
Em sua fala, a vice-prefeita de Goianinha, Helena Marques, destacou a importância dos benefícios da lei para os empresários do município. “É uma alegria muito grande fazer parte desse projeto tão grandioso e decisivo e contribuir com o avanço da economia. Tanto a lei como a Sala do Empreendedor são muito bem vindas para os nossos empresários”, frisou.
O vereador Alexandre Marques agradeceu o fato da cidade de Goianinha ter sido a primeira a receber a Sala do Empreendedor. “Me sinto honrado em ter sido o elo entre a Assembleia Legislativa e o município de Goianinha na promoção de um evento tão importante para esse novo momento pós-pandêmico”, destacou.
Jaime Mariz, representante da Fecomércio, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo deputado Kleber Rodrigues na luta pela aprovação da lei e sua implantação. “Quero primeiramente parabenizar seu empenho, sua dedicação e luta pela aprovação e implantação dessa lei. Com ela, estamos prestes a viver um novo momento e a chegada dessa Lei e de todo o apoio do Sebrae aos Micro e Pequenas Empresas serão fundamentais para o sucesso destes”, enfatizou.
Neil Arministrong, representante da Secretaria de Tributação do Estado, agradeceu a ajuda do deputado Kleber Rodrigues na agilidade e celeridade na aprovação de projetos de lei de com conteúdos relacionados à economia do Estado. “O senhor tem sido um elo entre o Governo e a Casa Legislativa na luta pela aprovação de projetos que venham fomentar e atualizar as leis que regem a economia do Estado”, ressaltou.
De acordo com o coordenador de Compras Governamentais do Governo do Estado, Vinicius Cipriano, mais de R$ 57 milhões já foram homologados para Micro e Pequenas Empresas no Estado. “Vender para o Estado é uma grande oportunidade. E hoje isso acontece de forma simples, através do site compras.rn.gov.br. E essa lei é um marco temporal que vem promover o desenvolvimento regional e local. Levando renda e emprego a todos os municípios do Estado”, informou.
O representante do Idema, Francisco Josivan, falou sobre as ações que o órgão vem desenvolvendo para desburocratizar a liberação das licenças ambientais. “Hoje já é possível tirar sua licença direto do conforto da sua casa, através do nosso site. Para isso, estamos trabalhando para desburocratizar, cada dia mais, o caminho para liberação desse documento”, explicou.
O empresário e advogado de Goianinha, Gustavo Matias, usou a palavra para clamar aos poderes públicos que possibilitem aos Micro e Pequenos empresários as capacitações e acesso às ferramentas necessárias para gerir os seus negócios. “Vamos treinar nosso empreendedor para que consigamos ter um processo sustentável de crescimento. Agradecer o seu empenho por tudo que o deputado Kleber tem feito pelo empreendedorismo do RN”, clamou.
No final da audiência pública, o deputado Kleber Rodrigues agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso em lutar pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, fortalecendo o pequeno e o médio empreendedor potiguar.
Participaram também da audiência pública Manoel Gustavo – prefeito de Montanhas; André Rodrigues – prefeito de Monte Alegre; Raulisson Ribeiro – prefeito de Santo Antônio, além da população de Goianinha e região.
Durante a realização da audiência pública, uma feira com produtos regionais, produzidos por artesãos local, foi instalada em frente à sede da Câmara Municipal de Goianinha.
Comentários