Dois
tremores de terra foram registrados na madrugada deste sábado (26) na cidade de
Pedra Preta, a 149 km de Natal. O primeiro ocorreu à 1h59 e teve magnitude de
1.8. Pouco depois, às 3h03, o segundo alcançou a magnitude de 2.1, de acordo
com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN).
O tremor foi
sentido pela população de Pedra Preta – que tem cerca de 18 mil habitantes – e
foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)
operadas pela UFRN.
O último
registro no município havia sido no dia 11, com magnitude de 2.2. Antes, em 29
de agosto, também foi captado outro de magnitude 2.2. Em 17 de agosto, o tremor
foi de magnitude 1.8.
Segundo o LabSis, “é impossível prever como a atual atividade sísmica em Pedra Preta vai evoluir”. Diz ainda que “vai continuar na sua função de monitorar os eventos e repassar as informações para as autoridades, em especial, a Defesa Civil”.
A Secretaria
de Estado da Administração Penitenciária (Seap) confirmou na manhã deste
sábado, dia 26, que não tem casos confirmados da Covid-19 na população
carcerária do Rio Grande do Norte. Com 10.447 presos, o estado é um dos primeiros
do Brasil sem registros de infeção em internos e policiais penais e o único do
Nordeste sem óbitos em razão da pandemia do novo Coronavírus.
O secretário
da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, fez uma avaliação sobre
a pandemia no sistema prisional. Ele explica que as 17 unidades prisionais do
RN foram isoladas em 13 de março, atendendo a recomendação do Comitê de Crise
da pasta. Com o isolamento, foram adotados protocolos e medidas sanitárias para
a prevenção e o combate a doença. “O primeiro registro de infeção entre os
servidores aconteceu em 3 de abril e entre as pessoas privadas de liberdade
ocorreu em 19 de maio. Já o gráfico com a curva da pandemia começou a cair em
meados de agosto”, informou.
Segundo
Pedro Florêncio, o Comitê de Crise acompanha os casos no sistema e tem uma
estatística diária do número de infectados, subsidiando as decisões da pasta.
Os dados indicam que 529 internos testaram positivo para a Covid-19, cerca de
5% do total da população carcerária, e todos foram curados. Entre os policiais
penais, foram computados 186 casos. Não existe registro de servidor infectado
há mais de 20 dias. O secretário ressalta que o efetivo foi testado quase que
por completo e que, no Nordeste, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), o RN teve um dos mais baixos índices de infeção entre os policias
penais. “O esforço dos servidores nas unidades foi decisivo para o
enfrentamento da infecção. Passados seis meses de pandemia e com os números
favoráveis, retomamos as visitas presenciais com todo cuidado e precaução. Não
podemos relaxar e vamos permanecer atentos aos protocolos”, disse.
Nas unidades
com até 600 presos, as visitas já foram retomadas obedecendo a uma série de
critérios e protocolos. As visitas, por exemplo, se limitam a uma pessoa por
interno e não existe qualquer contato físico. Na próxima semana, será a vez das
unidades maiores: Penitenciária Estadual de Parnamirim, Cadeia Pública Dinorá
Simas, Penitenciária Rogério Coutinho e Penitenciária Estadual de Alcaçuz.
Segundo
Pedro Florêncio, as medidas sanitárias e de prevenção continuam: os presídios
são desinfectados diariamente; policiais penais, internos e usuários utilizam
equipamentos de proteção individual e tem álcool para higienização à
disposição; o horário do banho de sol dos apenados foi prolongado; colchões são
expostos diariamente ao sol. Os novos internos passam por exames das unidades
de saúde e ficam em quarentena.
É impressionante o aumento do número de surfistas em todo mundo nos últimos 10 anos. Contudo, o surf leva em média 10 anos para que o praticante desenvolva métodos corretos de realizar manobras e de se posicionar na prancha. Diante disso, o natalense Felipe Dantas, 58 anos, ex-surfista profissional, lançou um curso online chamado Easy Surf Techniques (técnicas fáceis de surf) onde a pessoa aprende a surfar melhor em menos tempo de prática.
Com know-how de pelo menos 50 anos de surf, dos quais 35 foram em competição pelos quatro cantos do mundo, Felipe Dantas é considerado um ícone do surf brasileiro, ídolo de muitos surfistas potiguares. Hoje, o veterano desenvolveu essa metodologia, após um período de quatro anos de observação na ilha de Bali (Indonésia), onde está concentrada uma das maiores populações de surf do mundo. Diante disso, Felipe percebeu a necessidade de evoluir a prática do esporte aos iniciantes.
Lançado, simultaneamente, em Bali e no Brasil, o curso foi desenvolvido na plataforma HotMart – considerada a mais completa da América Latina. Atualmente, custa 50 dólares (Europa e Ásia) e R$ 147 (América Latina), e conta hoje com 247 alunos online de 22 países. Segundo Felipe, em breve, o método será traduzido para o russo e castelhano. “Além disso, até 2021 estaremos lançando nossa Franchising para academias que tenham piscinas para usarem a nossa metodologia (aparelhos de treinamento específicos, pranchas) dentre outras novidades, que já são realidade em Bali na Easy Surf Techniques Academy“, observou.
No curso Easy Surf Techniques, explicou Felipe, o surfista aprende em menos tempo, através de programas de repetições, a realizar movimentos e manobras básicas e avançadas, seguindo de forma correta o posicionamento, a remar mais rápido gastando menos energia e aprender a ficar em pé e surfar com velocidade e segurança.
Para Felipe, Natal precisa de um Centro que estabeleça uma forma correta de surfar. “Única coisa que vimos no sudoeste asiático sobre o RN foi o surf. Com os campeões potiguares aparecendo nas mídias ao redor do mundo, é importante que também sejamos conhecidos por surfar corretamente. Portanto, temos o compromisso com os municípios voltados para esse projeto esportivo/turístico”, explicou o veterano.
O curso foi planejado para ser entendido de uma forma simples pelos surfistas que optam por aprender ou melhorar o que já sabem, viabilizando estilo próprio. “Você consegue ver como John John Florence surfa com as mãos para baixo quando dropa antes de dar a virada, de acordo com o equilíbrio gravitacional na onda. São movimentos naturais e involuntários de cada um”.
Ao contrário de outros esportes, a metodologia de repetição é muito difícil acontecer durante a prática do surf, diante das diversidades (onda, prancha, momento). “Tudo pode mudar em questão de segundos, o que torna a evolução mais longa. Porém, se o aluno aplicar a metodologia Easy Surf Techniques, seguramente vai sentir a evolução no dia seguinte quando for surfar.
Atualmente residindo em Badung, na ilha de Bali (Indonésia), considerada uma espécie de parque de diversão para surfistas do mundo inteiro, o potiguar, que foi um dos maiores vencedores de competições nos anos 80 e 90 no Brasil, segue a vida fazendo o que mais gosta: surfar durante o ano inteiro as ondas mais perfeitas do planeta.
Em recente entrevista ao advogado Marcelo Freitas Nobre, no canal All TV (Youtube), a ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa revelou bastidores curiosos que permearam sua trajetória política, como também a do seu pai, o ex-senador Carlos Alberto de Sousa (in memoriam).
CHICOTADA
A jornalista natalense iniciou a entrevista pontuando detalhes de sua vida em Brasília, quando a família se mudou de Natal, após Carlos Alberto se eleger o senador mais jovem do Brasil. Disse que participou de manifestações a favor da ‘Diretas Já’, onde escapou por pouco de ser chicoteada pela Tropa de Cavalaria do general Newton Cruz, na Praça dos Três Poderes. Nessa época, lembrou, seu pai era líder do governo Figueiredo, causando forte constrangimento familiar, além de seu irrevogável retorno a Natal.
CARLOS ALBERTO X ALUÍZIO ALVES
Entre 1990 a 1994, Carlos Alberto ficou sem mandato, após ser impugnado devido a um erro observado na ata dos partidos aliados. Conseguiu se eleger deputado federal pelo PFL no pleito seguinte. Nesse período, Micarla assumiu as empresas da família, a pedido do pai, que enfrentou durante dois anos um câncer (mieloma) em estado terminal. Segundo Micarla, era de suma importância que Carlos Alberto ganhasse a reeleição para o Senado Federal, como forma de se energizar e ganhar sobrevida até o surgimento de um novo tratamento contra a doença. No entanto, ele perdeu a eleição para o ex-senador Fernando Bezerra, apoiado pelo ex-governador Garibaldi Alves Filho.
Ainda bem convalescente, Carlos Alberto de Sousa foi morar em um condomínio, em Petrópolis. Coincidentemente, era o mesmo endereço do seu ex-patrão na rádio Cabugi e contumaz adversário político: o ex-ministro Aluízio Alves (in memoriam). Segundo Micarla, foi nesse imóvel onde os dois selaram a paz. “Por muito tempo eles deixaram de se falar. Se confrontavam todos os dias. Papai xingava Aluízio de bruxo. Aluízio retrucava chamando meu pai de ingrato. Só que teve um dia em que meu pai me chamou e disse que a partir daquele momento, a guerra estava acabada entre as duas famílias. Ficaram amigos, aliás, sempre foram. A política que impedia tal aproximação. Quando meu pai morreu, em dezembro de 1998, Aluízio foi o primeiro a chegar ao nosso apartamento”.
CARLOS EDUARDO: “UM MONSTRO”
Após a morte de Carlos Alberto, Micarla assumiu a função de apresentadora-âncora do Jornal do Dia, na TV Ponta Negra. Foi quando seu nome começou a despontar nas pesquisas de opinião em segundo lugar. Segundo ela, a ex-governadora Wilma de Faria (in memoriam) lhe fez o convite para ser vice na chapa de Carlos Eduardo. Ela aceitou e ambos ganharam a eleição.
De acordo com Micarla, já no exercício da gestão, Carlos Eduardo Alves a chamou ao Gabinete e disse que seria melhor que voltasse para a TV, pois não havia espaço para ela em sua administração. Grávida de seu primogênito, Micarla caiu em prantos e procurou Wilma para desabafar. “É chato falar de alguém que não está mais aqui. Lembro que Wilma simplesmente olhou pra mim e falou que nós havíamos criado um monstro (Carlos Eduardo). Apesar disso, ela (Wilma) não me ajudou em nada. Fiquei largada”.
XINGADA POR LULA DE ORDINÁRIA
Decepcionada, Micarla entregou o cargo de vice-prefeita, mas não desistiu da política, muito pelo contrário. Em 2008, saiu candidata à prefeita pelo Partido Verde (PV) e venceu a eleição em primeiro turno, com 50,84% dos votos válidos, contra 36,83% de Fátima Bezerra (PT).
Durante a campanha eleitoral, a ‘Borboleta’ – como era chamada na campanha – confessa que ficou decepcionada com o ex-presidente Lula, que estava em Natal para ajudar sua adversária, Fátima Bezerra. “Sempre fui eleitora de Lula. Tinha admiração imensa por ele. Mas teve um dia em que ele subiu ao palanque e falou para uma multidão na zona Norte, minha principal base, que não ali não era uma eleição de beleza e que não adiantava votar em uma candidata bonitinha, mas ordinária. Questionou o que minha família tinha feito pelo RN, além da distribuição de cadeira de rodas”, lamentou.
ESCANTEADA POR CANALHAS
Hoje, missionária evangélica, Micarla assegura que cuidar de gente foi a melhor coisa que fez durante sua gestão na Prefeitura do Natal e ressalta que o pior foi lidar com lado obscuro da política, onde foi ‘escanteada’. “Detestava escutar certas negociações, de saber que pessoas pagam qualquer preço por algo. Quando não fiz o que queriam, escutei que não sabia negociar. Realmente, não sei negociar com canalhas. Foram muitas lágrimas. Esse sofrimento que passei me fez uma pessoa melhor”.
Micarla, que desde março voltou de Joinvile (SC) para Natal, encerrou a entrevista dizendo que ora de joelhos no chão pelo governo Bolsonaro, que, segundo ela, foi constituído por Deus para presidir o Brasil.
A vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela
farmacêutica americana Johnson & Johnson apresentou resultados
encorajadores nas fases iniciais e intermediárias de testes para a sua
aprovação, de acordo com informações divulgadas na sexta-feira, 25. Uma única
dose da vacina estimulou o sistema imunológico de 98% dos pacientes a produzir
uma forte resposta ao vírus.
Os resultados foram divulgados em um site especializado com
a ressalva de que ainda não foram revisados por pares científicos.
Os chamados anticorpos neutralizantes, que são capazes de
defender as células de patógenos, foram encontrados em 98% dos cerca de 1.000
adultos saudáveis que tomaram a vacina. Uma dúvida em aberto é saber se a dose
protege da mesma forma pessoas com mais de 65 anos, uma vez que os dados
relativos a esse grupo foram insuficientes.
Os pacientes tiveram igualmente uma reação positiva à
aplicação de duas doses. Outras empresas que também estão na corrida pelo
desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, como a Moderna e a Pfizer,
trabalham com a aplicação em duas doses separadas por um intervalo de tempo.
Dispor de uma vacina eficaz em uma dose pode aumentar significativamente o
alcance de campanhas de vacinação.
Na última quarta-feira, 23, a Johnson & Johnson iniciou
a terceira e última fase de testes de sua vacina para a Covid-19 com cerca de
60 mil pacientes.
A empresa aguarda os resultados do teste de estágio avançado
até o fim deste ano ou o início do próximo, disse o doutor Paul Stoffels, o
diretor científico da J&J, em entrevista com autoridades do Instituto
Nacional de Saúde dos Estados Unidos e do governo de Donald Trump.
Ainda na quarta-feira, a J&J publicou um protocolo de
estudo detalhado de seu teste de estágio avançado em seu site, seguindo o
exemplo dos três outros fabricantes de vacina que divulgaram planos de estudo
nas últimas semanas. É uma reação a clamores da sociedade por mais
transparência nos testes.
Stoffels disse que a J&J começou o teste de estágio avançado depois de resultados positivos em seus testes de estágios inicial e intermediário nos EUA e na Bélgica, justamente os que acabaram de ser divulgados.
De 28 de setembro a 02 de outubro, a Unidade Móvel Savana
Galvão estará no supermercado Rede Mais, Rua da Conceição, Cidade da Esperança,
Zona Oeste de Natal. As mamografias serão realizadas das 7h30 às 15h. Para ter
acesso ao exame, as mulheres devem apresentar carteira de identidade, cartão
SUS Natal e comprovante de residência. As fichas são distribuídas diariamente
no início do expediente.
O Grupo Reviver segue com as novas práticas a fim de
resguardar pacientes e profissionais, minimizando os riscos de contaminação
pela Covid-19. Na fila de espera, a distância entre as pacientes é de dois
metros, o uso da máscara é obrigatório, está sendo disponibilizado álcool em
gel a 70% e antes de subir na unidade móvel as pacientes têm a temperatura
verificada.
O TSE já contabiliza 52 candidatos que usarão a alcunha
“Bolsonaro” nas urnas durante as eleições municipais deste ano.
Destes, 46 não têm o sobrenome em seus documentos, ou seja, usarão somente para
fins eleitorais.
O número ainda pode aumentar já que o prazo para registro de
candidaturas vai até este sábado 26.
Dos 52, apenas um concorrerá a prefeito, dois disputarão
para vice-prefeito e 49 tentarão se eleger vereadores.
O uso dos nomes varia: dois deles serão chamados apenas
“Bolsonaro”, sem qualquer outro nome. Outro será identificado como
“Messias Bolsonaro”. Há ainda o
“Rafa apoiadores do Bolsonaro” e a “Paula Milani Camp c/
Bolsonaro”
A maior parte da lista é composta por homens e brancos: 35
homens e 17 mulheres.
Apenas dois se identificam como negros. Há ainda 35 brancos,
14 pardos e um que não informou.
Dentre os que possuem o sobrenome de fato estão o filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, a ex-mulher do presidente Rogéria Bolsonaro e Marcos Antônio Bolsonaro, um primo de Jair Bolsonaro que concorrerá à Prefeitura de Jaboticabal.
A Polícia Civil de Alexandria vai investigar o sequestro do
advogado e pré-candidato à prefeitura de Antônio Martins, João Venâncio. Ele
desapareceu desde a última quarta-feira (23), quando saiu da cidade com destino
a Pau dos Ferros, onde iria resolver assuntos relacionados a sua candidatura e
não retornou para sua casa, nem manteve contato com a família.
O carro do advogado, foi encontrado abandonado, na quinta
feira (24), as margens da BR 405 nas proximidades de Pau dos Ferros. A partir
do Boletim de Ocorrência, registrado pela família na Delegacia de Polícia Civil
de Alexandria, o delegado daquela cidade, Dr. Antônio Chaves com apoio da PM
deu início as diligências, no sentido de localizar o pré-candidato.
Na noite desta sexta-feira (25) a equipe da Polícia Civil
recebeu informações que o advogado João Venâncio estava na cidade cearense de
Pereiros, onde teria sido libertado pelos sequestradores. O DPC com sua equipe
foi até a cidade cearense. O Político estava na Delegacia da Polícia Civil de
Pereiros onde prestou depoimento ao delegado local.
Segundo relatos do pré-candidato, ao ser sequestrado, foi
posto um capuz em sua cabeça e levado até um local que não soube informar,
sendo liberado somente no dia de ontem (25), na subida da serra de Pereiros no
Ceará. João Venâncio acredita que o sequestro tinha como único objetivo,
impedir o registro da candidatura, tendo em vista que o prazo encerra-se hoje,
às 19h nos cartórios eleitorais e até às 8h de forma virtual.
Após o depoimento, o advogado e político foi levado para sua
casa em Antônio Martins na região do Alto Oeste Potiguar. O delegado de
Alexandria, Antônio Chaves deverá instaurar inquérito, o mais rápido possível,
para iniciar as investigações sobre o caso, que ganhou repercussão em toda a
Imprensa do Rio Grande do Norte.
Joãozinho Venâncio, como é conhecido, disputou a campanha de
2016 onde buscava a chefia do executivo municipal e, a priori, pleiteia ser
postulante ao cargo de prefeito, também em 2020. Não se sabe se o sequestro
sofrido alterou seu interesse em enfrentar as urnas, em 15 de novembro próximo.
Com o slogan “A Força do Querer”, a convenção homologou sua candidatura em 15 de setembro passado. João Venâncio tem 73 anos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores, porém, ele ainda não fez o registro da candidatura. O que faria no dia em que foi sequestrado.
Comentários