A despeito de toda sua trajetória vitoriosa na política do Rio Grande do Norte e do fato de ser um dos fundadores e expressão histórica do MDB potiguar, o ex-deputado Federal e ex-ministro Henrique Alves foi reduzido, publicamente, a “um zero à esquerda” dentro da agremiação partidária, através de nota assinada pelo próprio primo, o deputado federal Walter Alves, que há tempos se posiciona como inimigo carnal e político de Henrique. Com a nota, que desnecessariamente humilha e desqualifica um membro histórico do MDB, Walter Alves praticamente expulsa Henrique Alves do partido.
Na curta nota, de apenas três parágrafos, enviada ao BLOG DO FM, Walter Alves dedicou um parágrafo inteiro para expor o primo ex-deputado, retratando-o como sendo uma espécie de “peso morto” na agremiação partidária. “Desde as Eleições de 2018, não existe relação política ou indicação do ex-deputado federal Henrique Alves na condução da sigla no estado”, disse Walter Alves.
O objetivo original da nota de “Waltinho” seria responder a uma matéria publicada pelo BLOG DO FM, no último sábado, sob o título “PT e MDB articulam nova aliança política para 2022” . A matéria em questão foi a reprodução de uma análise política feita pelo jornalista político Joaquim Pinheiro, no blog que leva o seu nome e do qual é editor.
Segundo a informação publicada por Pinheiro em seu blog, o “PT e MDB deverão caminhar juntos nas eleições do próximo ano, repetindo alianças políticas efetivadas em anos anteriores nos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. É o que se comenta nos bastidores da política do Rio Grande do Norte. A “engenharia” político-partidária estaria sendo articulada pelo ex-presidente Lula da Silva e pelo ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves, com aval do presidente estadual do MDB, Walter Alves e do ex-governador Garibaldi Alves Filho”.
Walter Alves diz, no entanto, que “não existe, no momento, qualquer negociação ou articulação objetivando as Eleições de 2022“. Segundo ele, “o partido definirá posicionamento sobre as Eleições de 2022 no momento oportuno, quando, a partir dos anseios e desejos da população do Rio Grande do Norte, discutirá propostas efetivas com os deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais filiados”.
É aquela velha história de trancoso de “ouvir as bases”…
“Waltinho” diz ainda que ” a pauta imperativa do MDB-RN é o combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 “.
Uma retórica tola que pode ser muito bem enquadrada no rol das chamadas “conversas para boi dormir”….
O fato é que o fígado de Walter Alves deve estar amargando diante dos rotineiros comentários que surgem nas rodas política, e que dão conta de que Henrique Alves deverá voltar para a cena política, se elegendo deputado federal em 2022. Não são raras as lideranças políticas que, intramuros, confessam o desejo de ver o ex-deputado federal na Câmara Federal novamente.
Segue abaixo na íntegra a nota que também leva a assinatura do ex-senador Garibaldi Filho, como vice-presidente do MDB/RN:
NOTA
A respeito da matéria intitulada “PT e MDB articulam nova aliança política para 2022”, a direção estadual do MDB informa que não existe, no momento, qualquer negociação ou articulação objetivando as Eleições de 2022.
A pauta imperativa do MDB-RN é o combate aos efeitos da pandemia da Covid-19. O partido definirá posicionamento sobre as Eleições de 2022 no momento oportuno, quando, a partir dos anseios e desejos da população do Rio Grande do Norte, discutirá propostas efetivas com os deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais filiados.
A direção do partido informa ainda que, desde as Eleições de 2018, não existe relação política ou indicação do ex-deputado federal Henrique Alves na condução da sigla no estado.
Walter Alves
Presidente estadual do MDB-RN
Garibaldi Filho
Vice-presidente do MDB-RN