(Por Flávio Marinho) O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, deverá apoiar mesmo a candidatura do ex-prefeito José Marcionilo de Barros Lins Neto, o Zé Lins, a prefeito de Currais Novos. A informação é do próprio Zé Lins, que considera improcedentes as especulações que surgiram na política local, dando conta que Ezequiel Ferreira estaria, nos bastidores, diligenciando no sentido de viabilizar a candidatura da própria irmã, a advogada Milena Galvão, configurando assim uma traição ao seu aliado político.
Recentemente, Milena Galvão, que já foi vice-prefeita de Currais Novos e diretora do Hospital Regional, colocou o nome à disposição para disputar o comando do Executivo currais-novense. Embora a sua atitude tenha aparentado ser um “lançamento por conta própria”, observadores da politica local entendem que a advogada não teria tido tal atitude, sem o aval, por debaixo do pano, do irmão presidente da Assembleia Legislativa.
“São especulações improcedentes, pois eu tenho o apoio de Ezequiel. Desde sempre foi definido que eu sou o pré-candidato do nosso grupo, e não há nada que abale isso”, declara.
De acordo com Zé Lins, desde a eleição do atual prefeito, José Vilton da Cunha, conhecido como Vilton Cunha, que não disputará a reeleição, já havia o entendimento de que ele seria o nome que disputaria a prefeitura de Currais Novos. “Dei uma grande contribuição para a eleição de Vilton Cunha e sempre esteve claro que eu disputaria a sua sucessão”, explica.
Até a primeira quinzena do mês de julho Zé Lins deverá confirmar formalmente a sua condição de pré-candidato, pois até o momento não existe no âmbito da justiça eleitoral nenhuma sentença que lhe seja desfavorável, tornando-o inelegível. O pré-candidato destaca ainda que está consciente das dificuldades que os futuros prefeitos vão ter pela frente, diante das dificuldades da economia nacional, que refletem diretamente na gestão dos municípios.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Já o dia 15 de agosto é a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral.