
WALLBER VIRGOLINO, SECRETÁRIO DA SEJUC
Fugas, rebeliões e motins. Estes três acontecimentos se tornaram frequentes nas penitenciárias do Rio Grande do Norte nos últimos anos. Até mesmo ações de terrorismo urbano foram postas em prática por presidiários que comandam facções criminosas no Estado. O Rio Grande do Norte viveu um verdadeiro caos no seu sistema penitenciário no primeiro semestre de 2016.
Sem grandes alternativas locais, o governador Robinson Faria optou pela regionalização do seu governo e trouxe o delegado paraibano Wallber Virgolino para assumir a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), até então liderada por Cristiano Feitosa, hoje titular da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). O baque foi imediato. Com declarações fortes e muita vontade de trabalho, o ‘Lampião’ – como é classificado devido ao seu nome – conquistou boa parte da população potiguar.
Nesta segunda-feira (14), por proposição do vereador Bertone Marinho (PMDB), Virgolino recebeu o título de Cidadão Natalense na Câmara Municipal de Natal pelos recentes serviços prestados ao município. A honraria foi comemorada pelo secretário, que agradeceu a confiança do povo potiguar. “Estou lisonjeado com isso. É uma honra se tornar cidadão de uma cidade tão conceituada como Natal”, celebrou.
Agradecimentos à parte, Virgolino fez um rápido balanço sobre sua passagem pela Sejuc. Pouco menos de 30 segundos foram suficientes para ‘prestar contas’ de seus serviços ao Estado. “Assumimos a Secretaria diante de muitas dificuldades. O RN vivia constantes situações de fugas e rebeliões. Isso é ruim pra qualquer Governo e principalmente para a população. Felizmente nós conseguimos neutralizar o sistema penitenciário potiguar e trabalharemos para que as ocorrências sejam cada vez menores”, contou.
“Estamos entrando com as primeiras ações de ressocialização para alguns presidiários, incrementando inclusive a religião na rotina deles. Nossa missão é fazer com que a máquina funcione e percebemos que aos poucos estamos conseguindo cumprir esse papel. Cada uma dessas ações que nós fazemos engrandece nosso trabalho e isso vem nos trazendo bastante reconhecimento”, admitiu.
Bloqueadores de rede de telefonia móvel
Um dos principais trunfos da gestão de Virgolino à frente da Sejuc está sendo a instalação dos bloqueadores de rede de telofonia móvel nos principais presídios do Estado. Segundo o secretário, até o momento, a Penitenciária Estadual de Parnamirim está com o sistema completamente ativo. Em Nova Cruz, os trabalhos estão sendo finalizados. Posteriormente, serão instalados em Alcaçuz – a maior penitenciária do Estado – e em 2017 estendidos aos demais presídios do Rio Grande do Norte.
O secretário
Wallber Virgolino da Silva Ferreira, de 37 anos, teve seu nome anunciado para assumir a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania no dia 30 de abril deste ano. Ele é formado em Direito pelo UNIPÊ de João Pessoa, delegado da Polícia Civil da Paraíba há 11 anos, especialista em segurança pública, ciências criminais, gestão pública e prisional, além de também ser especialista em inteligência policial.
Agora RN

