Com arrecadação superior a 50% em relação ao ano passado, a Campanha Pela Dignidade Menstrual 2023 promovida pelo Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern irá beneficiar pessoas que menstruam em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nesta semana, a distribuição dos itens foi concluída e uma nova campanha, de arrecadação de alimentos, iniciada. Para todas as regiões potiguares, pouco mais de 33 mil absorventes foram enviados através de pastorais, organizações não-governamentais e institutos de assistência social.
“Batemos um recorde. Superamos nossa arrecadação em mais de 50% em comparação com a campanha do ano anterior e consolidamos nosso trabalho voltado para o bem comum. Distribuir esses itens entre instituições que atendem todo o Rio Grande do Norte muito nos orgulha e nos inspirar a fazer mais por quem mais precisa”, ressalta Luís Eduardo Carneiro, colaborador e coordenador do Grupo de Voluntários da Neoenergia Cosern.
Entre as entidades que receberam os absorventes para distribuição entre a população que atendem/acolhem, estão: o Projeto Alma Lavada (Natal), Instituto Santos Dumont (Macaíba), Pastoral Carcerária (RN), Casa do Menor Trabalhador (Natal), Comunidade Quilombola Negros do Riacho e Escola Estadual Tristão de Barros (Currais Novos), Instituto Vida Videira (Natal), RN Invisível (RN), Missões Kerigma (Natal); ONG Colorindo Vidas (Goianinha), ONG Casa do Caminho (Mossoró), Clube de Mães Eulália Borges, Escola Municipal Dr. Augusto Meira e Pastoral da Criança (Ceará-Mirim).
“A doação é muito bem-vinda. Temos um número expressivo de pessoas em idade menstrual assistidas pelo Projeto Alma Lavada em alguns pontos da cidade. Inclusive, uma vez por mês, fazemos uma ação dedicada exclusivamente a essas pessoas”, comenta Leonardo Eufrázio, coordenador do Projeto Alma Lavada, que atua em Natal. Através do Alma Lavada, pessoas em situação de rua podem acessar um banheiro químico estruturado com chuveiro e pia para assepsia corporal completa com disponibilização de xampu, condicionador, sabonete e aparelho de barbear (para homens).
Através da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Natal, pessoas que menstruam em cumprimento de pena privativa de liberdade irão receber as doações. “Agradecemos a iniciativa desta ação que tem um objeto formidável”, comenta o coordenador das Pastorais, Diácono Francisco Márcio.
Entre as cinco distribuidoras da Neoenergia no Brasil – Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF), mais de 180 mil absorventes foram arrecadados. Esse quantitativo será distribuído entre, pelo menos, 50 instituições em todo o país.