O Rio Grande do Norte será promovido no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, um dos mais importantes eventos de geração de negócios e divulgação dos atrativos turísticos do Mercosul. Entre os dias 12 e 14 de junho, o RN terá um estande de 30 metros quadrados, que será ocupado por representantes da SETUR/EMPROTUR e do trade turístico potiguar, com a finalidade de promocionar os cinco polos turísticos do Estado, além da sua rede hoteleira e opções de passeios para o público do evento. A participação do RN no Festival foi viabilizada por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial
O estande do Rio Grande do Norte será ornamentado com artesanatos tradicionais e customizado com imagens dos principais atrativos do Estado, como forma de valorizar a cultura potiguar. Haverá também degustação de produtos da agricultura familiar, como castanhas, geleias de frutas regionais e mel de abelha. Esses são apenas dois exemplos de setores que fazem parte da chamada Cadeia Produtiva do Turismo”: segmentos econômicos que se beneficiam com a movimentação dos viajantes.
Destinado a agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos turísticos, hotéis, instituições governamentais, iniciativa privada e profissionais de turismo em geral, o evento, além de fazer parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu e do Ministério do Turismo, possui o reconhecimento do Conselho Estadual e Nacional de Turismo, e o prestígio do dos países da América do Sul.
A Secretaria Estadual de Turismo será representada pela subsecretária de Turismo, Solange Portela, e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), pela diretora de marketing, Tereza Suyane França, e pela gerente de promoção nacional, Ana Rita Gadelha. Também estarão presentes cerca de 20 empresários da hotelaria potiguar, que promoverão os seus empreendimentos e farão negociações com agentes e operadores de todo o Brasil e América do Sul.
“O Festival das Cataratas é um evento muito importante no nosso calendário e que já participamos há muitos anos consecutivos. A frequência em eventos com foco no mercado sul americano é primordial para o RN, que tem hoje a Argentina como principal público emissor e turistas do Chile e Uruguai demonstrando bastante interesse em nossos atrativos”, ressalta a subsecretária Solange Portela.