A Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal) informa sobre a mudança temporária na distribuição de Notificação de Receita A (NRA). As prescrições realizadas em talões da cor amarela, vão acontecer de forma provisória e excepcional por meio de receituário especial impresso na cor branca. A média segue recomendações realizadas pela Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP) por meio da PORTARIA-SEI n.º 3901.
O talonário de notificação de receita “A” é um documento oficial obrigatório para a prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial (entorpecentes). Os talões são distribuídos aos profissionais de saúde cadastrados e autorizados junto à Vigilância Sanitária para poderem realizar a prescrição dessas classes de medicamentos aos seus pacientes.
“Estamos autorizando esse tipo de receituário com base na portaria divulgada pelo Estado, que é de caráter emergencial até a chegada dos talonários usuais. Então, é importante que as pessoas e os profissionais das farmácias e drogarias fiquem atentos a esse novo modelo de formulário, para que o usuário não fique sem o seu medicamento”, reforça José Antônio de Moura, chefe da VISA Natal.
A responsabilidade pela autorização, impressão e distribuição dos talões expedidos é da Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP), pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, que regulamenta a dispensação de prescrições de medicamentos sujeitos a controle especial. A medida tem validade de 30 dias, em caráter improrrogável.