A Assembleia Legislativa vai debater, durante audiência pública nesta quinta-feira (05), o aumento dos registros de espancamento, brigas e confrontos entre torcedores e até entre torcedores e policiais, especialmente no entorno dos estádios de futebol. Proposto pelo deputado Ubaldo Fernandes (PL), o debate terá como tema “A violência das torcidas de futebol no Rio Grande do Norte”.
“Não podemos deixar que um esporte tão popular e querido das famílias potiguares se transforme num pretexto para um campo de batalha. Precisamos coibir esta violência e discutir com as autoridades competentes de que forma podemos fazê-lo”, diz Ubaldo Fernandes.
O último registro ocorrido em Natal foi um confronto entre integrantes de torcidas organizadas do América e CRB, no dia 15 de fevereiro, antes do jogo entre as duas equipes pela Copa do Nordeste. Na briga, um torcedor do CRB foi espancado com pontapés e pedradas na cabeça. Ninguém foi preso e a torcida organizada do América – a Máfia Vermelha- foi proibida de ter acesso aos estádios do Rio Grande do Norte por 10 jogos. Em 18 de fevereiro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP) lançou a campanha “Vista-se de Paz e vá ao estádio”, pela paz nos estádios de futebol. Como órgão fiscalizador do poder público, o MP montou também uma comissão especial para acompanhar os inquéritos que dizem respeito aos torcedores violentos.
Para a audiência pública, que acontecerá às 14h no auditório da Assembleia Legislativa, foram convidados, além do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, representantes das principais torcidas organizadas do Rio Grande do Norte. Através do debate, se pretende chegar a outras medidas que afastem os maus torcedores dos estádios.