O professor Daniel Lemos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) suspendeu a aula, na noite de quinta-feira (7), após um aluno se negar a usar máscara contra a covid-19. Segundo a instituição, o uso da proteção ainda é obrigatório para alunos, servidores e professores.
O caso aconteceu no Departamento de Comunicação e foi notificado à coordenação do curso de Jornalismo e à chefia do departamento, segundo o professor, que estava ministrando a aula de Comunicação Integrada.
De acordo com ele, o estudante se negou usar a máscara alegando que o governo do estado havia publicado decreto desobrigando o uso da proteção em locais abertos e fechados. Apesar disso, o professor e colegas disseram ao homem que a exigência continuava valendo dentro da universidade.
“Não foi eu quem fez a norma. Todos nós entramos no semestre sabendo disso, inclusive a universidade deixando claro que quem descumprir pode responder a um processo administrativo. Se eu, como professor na sala de aula, não fiscalizo, sou eu quem responde”, afirmou o docente.
Segundo o professor Daniel Lemos, a aula já havia começado, quando o aluno chegou cerca de 15 minutos atrasado. O professor esperou o aluno se sentar e pediu para ele colocar a máscara, mas o estudante se negou.
“Discutimos civilizadamente. Eu expliquei a norma, disse que não daria aula a ele sem máscara e pedi para sair da sala, mas ele disse que não iria sair. Então eu decidi fazer a chamada e encerrar a aula”, afirmou o professor.
Não é a primeira vez que o docente se envolve em polêmicas. Em janeiro de 2021, quando Daniel Lemos, pasmem, lecionava ética jornalística, chegou a pedir afastamento da UFRN, após uma polêmica envolvendo denúncias de assédio contra ele. Na época, alunas e ex-alunas denunciaram assédios e relataram situações constrangedoras vivenciadas com o docente. Após isso, ele recebeu uma advertência administrativa como resultado de uma sindicância instaurada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA), que apurou o episódio em que Daniel baixou as calças em frente a um grupo de alunas no Laboratório de Comunicação (Labcom) em junho de 2019.
Ainda na época, o Departamento de Comunicação social (Decom) se posicionou sobre o assunto, afirmando que repudia as atitudes do professor e disse que ele continua como vice-coordenador do curso de Jornalismo. O Departamento disse que não tinha autonomia para desfazer a chapa da coordenação e retirar o professor do cargo. Deu no que deu.
https://twitter.com/ddantaslemos?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1512467648713527301%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2F98fmnatal.com.br%2Fdestaque_right%2Fvideo-professor-da-ufrn-se-pronuncia-apos-ter-encerrado-aula-porque-aluno-estava-sem-mascara-veja%2F
Com informações do Agora RN e G1RN