Uma mulher que foi se vacinar na UBS de Candelária, na manhã desta quarta-feira (11), passou por um momento, no mínimo, desconfortável. Ao receber a vacina, a voluntária que estava aplicando não injetou o imunizante. A falha na aplicação só foi percebida devido à gravação que estava sendo feita.
“Mas você não botou”, questionou a mulher. A mulher que estava aplicando respondeu: “Desculpa, desculpa. Eu esqueci de botar. Coloco no outro?” (assista ao vídeo abaixo).
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) lamentou o ocorrido, mas disse que o imunobiológico foi aplicado de maneira correta em seguida. A pasta informou que vai desligar a voluntária dos serviços.
“A voluntária que estava na aplicação relatou ter ficado nervosa no momento, mas como ela estava sendo supervisionada por um vacinador, na mesma hora que o profissional percebeu o equívoco preparou uma nova dose que foi aplicada no outro braço da paciente”, informou a SMS.
A secretaria acrescentou ainda que “já tomou as providências necessárias nas esferas competentes, fazendo um boletim de ocorrência para registrar o ocorrido e também comunicando ao Ministério Público”.
Nesta quarta-feira (11), Natal ampliou a vacinação para pessoas a partir de 23 anos. A imunização está disponível em cinco drives e 35 unidades básicas de saúde.
NOTA DA SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) lamenta o ocorrido durante a aplicação dessa vacina na unidade básica de saúde de Candelária e aproveita a oportunidade para informar que o imunobiológico foi aplicado de forma correta logo em seguida na paciente.
A voluntária que estava na aplicação relatou ter ficado nervosa no momento, mas como ela estava sendo supervisionada por um vacinador, na mesma hora que o profissional percebeu o equívoco preparou uma nova dose que foi aplicada no outro braço da paciente.
A SMS/Natal já tomou as providências necessárias nas esferas competentes, fazendo um boletim de ocorrência para registrar o ocorrido e também comunicando ao Ministério Público. Além disso, também vai desligar a voluntária dos serviços.
Portal da Tropical