A equipe de profissionais de Saúde do Hospital João Machado, no Tirol, ainda comemoram o fechamento dos leitos de UTI na Ala da Covid. Sem dúvida, uma vitória do Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), diante do enfrentamento à pandemia na capital potiguar.
Na madrugada desta sexta-feira, médicos e técnicos de enfermagem da unidade se despediram da última paciente acometida pela Covid-19. O vídeo é emocionante. O Blog do FM parabeniza cada profissional que atuou, incansavelmente, na batalha pela vida da população. Certamente, esses ‘anjos da guarda’ terão o reconhecimento merecido da governadora Fátima Bezerra.
Segue a carta dos profissionais:
Madrugada do dia 08 de abril de 2022.
Era abril de 2020 quando organizamos nossos primeiros leitos de isolamento para cuidado dos pacientes da saúde mental. Na noite de 12 de junho do mesmo ano, abrimos nossos primeiros leitos de UTI e ala covid para disponibilizar leitos no Regula.
Por algumas vezes pensei que esse dia de hoje nunca chegaria.
Saiu nosso último paciente da ala COVID. Fora transferido para o HGT em segmento ao cuidado como serviço de referência COVID. Nós que no início da pandemia não tínhamos um leito sequer de UTI, chegamos a ter 70 leitos de UTI COVID e 15 de enfermaria.
Acordar e trabalhar de madrugada se normalizou em nossas vidas porque foi preciso… Foram noites de muita preocupação e superação de dificuldades em prol de disponibilizar para o Rio Grande do Norte o socorro possível.
Hoje a madrugada vem com outro sentimento… Sentimento de dever cumprido, de termos dado o nosso melhor.
Passo para registrar meus agradecimentos a todos os envolvidos nesse processo. Comemoremos cada paciente que por nós passou e hoje segue sua vida. Eles dormem em seus lares ao lado de suas famílias. E nós? Nós seguiremos vigilantes na busca de seguir levando saúde e vida para tantos outros potiguares.
Parabéns SESAP, parabéns HGJM!