Na tarde dessa quinta-feira (9), a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, recebeu representantes da Associação de Bombeiros Civis do Brasil (AGBCV) para discutir a implementação do projeto Bombeiro Mirim nas escolas da rede municipal de ensino. Participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Sérgio Freire, o secretário de Educação, Aldo Fernandes, o comandante Gerson Morais, presidente da AGBCV e Tiago Macena, coordenador local do projeto.
O projeto, voltado para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, visa promover educação cidadã, desenvolvimento de habilidades socioambientais e treinamento em primeiros socorros e combate a incêndios. De caráter modular e contínuo, o curso busca fortalecer a formação ética e cidadã dos jovens, com foco em valores como responsabilidade, respeito, disciplina e senso de urgência.
Joanna Guerra destacou a relevância social do programa e o impacto positivo nas comunidades. “Recebemos hoje os representantes da associação, para que possamos discutir e trabalhar para, em breve, assinar o termo de adesão desse programa. Ele já acontece em quase 200 cidades do país e funciona há quatro anos. Tem impacto social significativo, oferecendo no contraturno escolar atividades que vão desde costumes cívicos até esporte e lazer, resgatando o senso de pertencimento, promovendo empregabilidade”, disse.
Neste projeto também destaca-se a importância da utilização de metodologias para mensurar os indicadores provenientes dos resultados atingidos. Segundo Joanna Guerra, essa medida reflete não apenas o comprometimento com a eficácia do programa, mas também a relevância de divulgar projetos adjacentes que possam complementar os impactos positivos na comunidade e contribuir para que o município se torne referência na adesão de projetos de sucesso.
“Faremos uma parceria interessante com os Bombeiros, com estrutura física e custo mínimo, seguindo um modelo vitorioso em outros lugares e que certamente vai se concretizar aqui também, com o apoio da Prefeitura”, disse o secretário Municipal de Governo, Sérgio Freire.
O secretário de Educação, Aldo Fernandes, reforçou o compromisso da gestão com projetos que humanizem a educação e integrem a comunidade escolar. “Estamos abertos a novas ideias, e o projeto Bombeiro Mirim chega para somar com os nossos pensamentos, formando cidadãos para o futuro. Ele será integrado como matéria extracurricular, beneficiando não só os estudantes, mas toda a comunidade em torno das nossas escolas.”
Os representantes da AGBCV, destacaram que o curso será ministrado por professores experientes e adaptados às necessidades das crianças e jovens. Além de promover cidadania, o projeto trabalha questões como prevenção ao bullying, conscientização sobre drogas e incentivo ao voluntariado.
Com a assinatura do termo de adesão prevista para breve, o programa será implementado inicialmente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e promete ser um marco no fortalecimento do vínculo entre educação, comunidade e cidadania em Natal.