A Catedral Metropolitana de Natal ficou pequena para tantos fiéis e admiradores do novo consagrado bispo Dom Edmilson Nobre. A celebração, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), contou com a participação dos vereadores Franklin Capistrano (PSB), Robson Carvalho (PMB), Nina Souza e Ubaldo Fernandes(PMDB), autoridades locais e religiosas, congregações e movimentos cristãos, além de amigos e familiares do religioso. Dom Edilson é o sétimo bispo da Diocese de Oeiras (PI). Uma caravana de padres e fiéis da diocese piauiense marcaram presença na celebração de ordenação. Mais de 20 bispos, de dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas também estiveram presentes.
“É um grande orgulho e satisfação estar presente nessa matriz prestigiando esse grande homem, que contribui com a história da igreja do Rio Grande do Norte. Dom Edilson Nobre tem um trabalho misericordioso em nossa cidade. Repleto de alegria louvamos a Deus para que Ele abençoe esse novo episcopado”, disse o vereador Franklin Capistrano, que na ocasião representava o presidente da Câmara.
Para Dom Edilson Nobre, essa jornada é encarada como um grande desafio e repleto de responsabilidade. ” Integrar o colegiado dos bispos é uma um grande responsabilidade perante ao povo, é o que Deus está me confiando e irei realizar com o maior respeito a missão que me foi dada. É um desafio cheio de alegria. Acredito muito na providência divina e que o Senhor estará comigo em todos os momentos”, disse o novo bispo da Diocese de Oeiras.
Até ser nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 11 de janeiro, Dom Edilson Nobre ocupava a função de Vigário Geral da Arquidiocese de Natal. Ele é o 12º integrante do clero da Arquidiocese de Natal a ser eleito bispo, em mais de cem anos de história. O processo para a escolha de um bispo é longo e feito de forma sigilosa. Cada bispo, a cada cinco anos, indica o nome de seis padres como potenciais candidatos ao episcopado. A posse canônica de Dom Edilson acontecerá dia primeiro de abril, às 17 horas, na Catedral de Oeiras.
A celebração, em ação de graças, comemorou também a passagem do aniversário de 70 anos de vida de Dom Jaime Vieira Rocha, o ordenante principal da celebração e Arcepisbo Metropolitano de Natal. “Celebrar a passagem da minha vida num momento tão especial como esse, a ordenação de Dom Edilson, é muito gratificante. Chegar aos 70 anos é uma graça enorme, pois nessa idade chegamos a um nível de amadurecimento superior. Agradeço muito a atenção de todos e as orações do povo de Deus”, falou o Arcepispo Dom Jaime.