Nesta quarta-feira (08), em uma sessão ordinária na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, os vereadores demonstraram responsabilidade ao aprovar, quase que por unanimidade, o Projeto de Lei nº 644. Este autoriza a transferência de recursos do SAAE/SGA (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Amarante) para o município, com o intuito de compor a contrapartida local necessária ao financiamento de obras do PAES (Programa de Ações Estruturantes).
A decisão mostra sensatez dos representantes da casa em aprovar o texto sem entrar no mérito de pautas infundadas e da premissa já desmentida de que o projeto de lei aumentaria as contas de água da população. A votação quase unânime demonstra o compromisso com o bem-estar da comunidade de São Gonçalo do Amarante e o entendimento de que a melhoria do saneamento e do abastecimento são fundamentais para o progresso da cidade.
Apenas dois vereadores, o presidente da câmara, Geraldo Veríssimo, e o vereador Nonato Queiroz, votaram contra o projeto. Contudo, a aprovação assegura o repasse de recursos ao município para financiar obras do PAES, muitas das quais visam aprimorar o abastecimento de água e o saneamento, beneficiando diretamente a população de São Gonçalo do Amarante.
Saneamento básico é um pilar essencial para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social de qualquer comunidade. A aprovação da PL na câmara garante a seguridade à população e progresso para a cidade.