A vereadora Divaneide Basílio (PT) informou que vai apresentar ainda nesta quinta-feira (1º) um requerimento na Câmara Municipal de Natal para que seja reaberta a comissão especial que funcionou até o ano passado para fiscalizar as ações de enfrentamento à Covid-19 na capital potiguar.
A comissão, que foi instalada em caráter excepcional, fiscalizou gastos e medidas de combate à crise sanitária em 2020, mas foi desmobilizada pelos vereadores na virada do ano.
O pedido acontece no mesmo dia em que Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União deflagraram uma operação que investiga possíveis fraudes na aquisição de respiradores pela Prefeitura do Natal. A gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB) é acusada de comprar equipamentos superfaturados e, ainda por cima, sucateados. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal e duas cidades de Goiás na manhã desta quinta.
“Desde o início da pandemia temos apontado as problemáticas no Hospital de Campanha de Natal. A lógica que pautou a criação dele foi marcada pela falta de transparência e por denúncias. A Operação da PF se soma a uma série de questões que precisam ser esclarecidas e apuradas. Sem fazer pré-julgamento, vamos apresentar requerimento para que a Câmara Municipal acompanhe as investigações e tome as medidas que lhe cabem como órgão de fiscalização das ações do Poder Executivo”, escreveu Divaneide Basílio pelo Twitter.
Portal 98 FM