A disseminação do novo Coronavírus no país e o período de quarentena que envolve fechamento de escolas, shoppings e comércio, fizeram com que os motoristas por aplicativo tenham um desafio duplo: precisam se proteger da doença e contornar a queda na suas rendas, devido a diminuição do número de corridas solicitadas. Preocupada com a situação, a vereadora Nina (PDT) conversou com o presidente da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), Evandro Henrique, para encontrar medidas de apoio voltadas à categoria. Os profissionais contam com uma lei de regulamentação municipal da atividade, que foi uma iniciativa da parlamentar.
Entre as solicitações enviadas ao Governo do Estado nesta sexta-feira (27), estão a isenção do IPVA 2020 para os veículos usados pelos motoristas para fazerem o transporte por aplicativo, além da isenção do ICMS sobre o GNV durante todo o período da pandemia. Ainda foi solicitada a liberação de vouchers da Potigás, para abastecimento de GNV pelos motoristas por aplicativos e taxistas.
De acordo com a parlamentar, outras categorias, inclusive os taxistas, também serão favorecidas. “É um momento crítico para a economia local. A isenção do ICMS pelo Governo do Estado diminuirá o valor do combustível para todos. Cidadãos, taxistas, motoristas de aplicativo serão beneficiados nesse momento de crise”, destacou Nina.
“A realidade dos motoristas por aplicativos é dramática. Atendendo às solicitações, a governadora irá contribuir de forma significativa para que milhares de profissionais possam minimizar suas dificuldades e enfrentar essa situação”, destacou o presidente da AMAPP-RN, Evandro Henrique.