“A AMPERN sempre buscou contribuir de forma decisiva para a construção e engrandecimento da classe com a luta pelos seus direitos e a defesa da autonomia do Ministério Público potiguar. Devemos prestigiar os esses importantes profissionais que atuam arduamente na defesa da justiça”. A declaração é do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, autor da homenagem que a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (AMPERN) receberá nesta quinta-feira, às 18h30, na Câmara Municipal de Natal, por ocasião da comemoração do seu Jubileu de Ouro de fundação. Vários fundadores da AMPERN vão ser também homenageados.
De acordo com Paulinho Freire, a sessão solene será um importante momento para celebrar o trabalho realizado pela instituição.
Para o atual Presidente da AMPERN, Fernando Vasconcelos, a entidade nestes 50 anos tem sido um instrumento fundamental para os membros do Ministério Público, sempre buscando o fortalecimento da carreira e a garantia das prerrogativas dos seus membros, a fim de que possam agir com independência em prol da sociedade. “A AMPERN teve também atuação destacada na luta pelo atual modelo constitucional do Ministério Público. Além disso, a entidade também atua no campo da responsabilidade social, destacando-se os projetos “aprendendo a ser cidadão com o Ministério Público” e “Transformando Destinos”, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça”, completou o presidente.
Entre os homenageados desta solene, estão vários procuradores e procuradoras que contribuíram na fundação da associação como: Zélia Madruga (1ª secretária da entidade e Procuradora de Justiça aposentada); Otávio Pereira Melo (Procurador de Justiça aposentado); Dante Barbalho Simonetti (Promotor de Justiça Aposentado); José Taveira de Araújo (Promotor de Justiça Aposentado); Maria Isaura de Medeiros Pinheiro (Promotora de Justiça aposentada e 1ª vice-presidente da entidade); Dilvo de Siqueira Torres (Promotor de Justiça aposentado) e Hebe Marinho Nogueira Fernandes (Procuradora de Justiça aposentada).
A AMPERN foi fundada em 10 de abril de 1969, tendo obtido reconhecimento de utilidade pública, através da Lei Estadual nº 8.396, de 15 de outubro de 2003, e da Lei Municipal nº 5.533, de 09 de janeiro de 2004.