O vereador Kleber Fernandes propôs debate acerca da alta carga tributária e o Dia Livre de Impostos (DLI), ação que visa alertar sobre os altas taxas no país. A discussão ocorrerá na Câmara Municipal do Natal, na próxima segunda-feira (22), às 15h, no plenário da Casa Legislativa.
Para o parlamentar, o encontro contribuirá para se discutir sobre a necessidade de uma reforma tributária e alternativas para aliviar o peso das taxas dos produtos, tanto para o cliente como para os comerciantes e produtores. “Sabemos o quanto é pesada e elevada a nossa carga tributária no Brasil e o quanto isso representa no preço final de produtos e serviços. O dia livre de impostos é uma ação anual que chama a atenção do consumidor, fazendo com que ele sinta no bolso quanto os impostos pesam para ele. Precisamos, também, buscar alternativas legislativas locais que possam minimizar essa carga e potencializar o setor produtivo”, comentou.
Foram convidados representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal Jovem (CDL – Jovem), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL), o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), a Associação Viva o Centro de Natal (Avicen), Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Rede de Lojistas do Pajuçara (RLP), Associação de comerciantes e de Empresários da Região Norte de Natal (ASCERNZN), Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Associação Comercial do RN (ACRN), além da Secretaria Municipal de Tributação de Natal (Semut), Secretaria Estadual de Tributação (SET- RN), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos), ACRN, Lojas Rio Center, dentre outros.
Dia Livre de Impostos
O DLI é realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL – Jovem), em todo o país. A ação visa conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no Brasil. Em alguns casos, os impostos podem chegar a 70% do valor final do produto.
Em Natal, a ação terá sua 17ª edição e ocorrerá no dia 25 de maio. Na ocasião, os produtos serão comercializados sem a incidência de tributos. Dentre os itens que estão incluídos na lista do ato estão a gasolina, alimentos, vestuário, carne, calçados, dentre outros. De acordo com a CDL Jovem Natal, somente no último ano, os brasileiros trabalharam 149 dias apenas para pagar impostos.