Uma declaração do vereador Antônio Garcia (União Brasil), de Apucarana, norte do estado, gerou polêmica na Câmara Municipal. Durante a discussão de um projeto, ele disse que “no Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar”.
A fala aconteceu durante a sessão realizada na noite de segunda-feira (14). Os parlamentares debatiam a proposta de conceder a utilidade pública para a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, “entidade criada para valorizar a cultura regional” em eventos turísticos.
Durante o discurso, Garcia disse:
“Vou votar favorável. Parabenizo o vereador Molina (autor) pelo projeto. Dizer que, um projeto tão importante, o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos. Não vamos abranger todos não. Mas daí tem o turismo do Nordeste, as águas do Nordeste. E agora vai acontecer o contrário, vão vir pro turismo de Apucarana”.
Polêmica
A declaração do vereador provocou reações contrárias de outros parlamentares.
Moisés Tavares (Cidadania) disse durante a mesma sessão que “repudiava veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com irmãos de outros estados”.
Rodrigo Recife (União Brasil) afirmou que “carrega no nome a cidade onde nasceu e tem orgulho de ser nordestino”.
Vereador se justificou
Após as críticas, Antônio Garcia justificou a fala polêmica ainda na sessão.
“A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de outro. Pra quem sabe ler, um pingo é letra. Eu não desfiz de pessoas do Nordeste. Só dei um exemplo”.
A Câmara de Apucarana disse que não vai se manifestar sobre o caso.
Polêmica Paraíba