Autor de um projeto de lei na Câmara Municipal que busca liberar o serviço de mototáxi em Natal, o vereador Milklei Leite (PV) defende que a proposta avance para tirar os mototaxistas da “clandestinidade”. O projeto já foi aprovado na Comissão de Transportes e agora aguarda votação definitiva no plenário da Câmara – o que ainda não tem data para ocorrer.
Em um vídeo gravado para as redes sociais, o vereador destaca que o projeto é necessário porque, apesar de o mototáxi ser oficialmente proibido em Natal, o serviço já é oferecido na cidade através de aplicativos de mobilidade como a Uber. Com isso, os condutores correm risco de serem autuados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).
“O transporte por aplicativo já é normal, inclusive por motos, mas eles trabalham clandestinamente, correndo risco de a STTU multar, tirar a pessoa da garupa… Estamos valorizando, dando sequência ao que já existe, regulamentando uma atividade que é normal em Natal”, afirmou o vereador.
Ele conta que a liberação do mototáxi também será um alívio para a mobilidade urbana. “A gente vai ajudar o povo da cidade a ser transportado de moto, com o engarrafamento que nós temos, e ajudar os trabalhadores a manter sua atividade sem ser clandestino. Essas pessoas não são criminosas, são trabalhadoras que precisam de ajuda do Poder Executivo”, enfatiza.