A governadora Fátima Bezerra recebeu nessa sexta-feira, 17, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. O ministro veio ao Rio Grande do Norte para conhecer as instalações do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e do Porto de Natal. O assunto também foi o primeiro tema de discussão do Jornal das 6 desta sexta-feira (17) – veja o link ao final da matéria.
Fátima Bezerra solicitou ao ministro apoio para a implantação do Porto Indústria Verde. O Governo do RN já elaborou os estudos de viabilidade técnica, ambiental e localização que apontam o município de Caiçara do Norte como o melhor local. A gestão estadual pleiteia a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento através de parceria com a iniciativa privada.
O Porto Indústria Verde vai funcionar como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar – off shore – e exportação de hidrogênio e amônia verde. “Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar. Neste momento em que o mundo está em mudança da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e poluentes, para energia limpa, o nosso Estado tem as melhores condições para a geração de energias renováveis”, afirmou Fátima Bezerra.
Ela acrescentou que o Estado fez os estudos em parceria com a UFRN e mantém contato com possíveis investidores. “O Porto Indústria Verde é pensado para servir como apoio à indústria das energias renováveis, fabricação e montagem de equipamentos e exportação. O Rio Grande do Norte tem condições privilegiadas e o menor custo do mundo para produção de energia limpa, tanto que já temos grupos interessados”, afirmou a Governadora.
A previsão é que nos primeiros quatro anos, o Porto-Indústria Verde vai gerar 25 mil empregos e, a partir do quinto ano, 50 mil empregos. A capacidade de geração de energia limpa offshore no RN é de 140 gigawatts, o equivalente à produção de dez usinas hidrelétricas de Itaipu, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.
O ministro Márcio França confirmou a nova licitação para 19 de maio e o interesse da gestão federal na maior participação de empresas concorrentes. O ministro se comprometeu em incluir na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o Porto Indústria Verde.
“A governadora do RN foi a primeira pessoa que recebi ao assumir o ministério em Brasília. Ela me relatou a situação do aeroporto de São Gonçalo e o projeto do Porto Indústria. O Governo do RN fez um excelente trabalho prévio, tanto para a relicitação do aeroporto, quanto para a implantação do novo porto. Isto economiza tempo e esforços e nos estimula a buscar as soluções”, declarou Márcio França.
Portal 96 FM
2 Comentários
O RN está numa situação privilegiada quanto à possibilidade de obtenção de recursos financeiros, e apoio tecnológico para implantar o Porto de Caiçara do Norte.
Me parece que, esse “salto de qualidade” sem precedente, ou meu ver, na busca da implantação dessa importantíssima infraestrutura, vem sendo menosprezado pelos norte-rio-grandenses.
Com as reservas que o limitado conhecimento sobre o assunto me impõe, ouso afirmar que, o fato de “partir na frente”, oferecendo ao Governo Federal um pacote semi-pronto, credencia a Governadora liderar uma empreitada brilhante na busca do sucesso econômico de sua gestão.
Na época em que a imprensa escrita dominava os noticiários, um festejado jornalista local cunhou um frase…(o natalense gasta 30 para impedir o seu vizinho de ganhar 20)….o tempo pode ter alterado o texto, mas a triste verdade não mudou.
Esqueçamos as diferenças políticas, afinal, a eleição findou, e os eleitores escolheram seus representantes, e não é necessário maturidade para respeitar o resultado, essa é uma atitude simplesmente democrática.
Precisamos torcer, contribuir de possível for, seja com opinião ou com sugestão, ou ainda simplesmente com o pensamento POSITIVO, e sem ações que dificultem o sucesso do Governo, pois dele dependemos todos os que aqui vivem.
As três ações recentemente discutidas pelas autoridades, a relicitação do Aeroporto, a Ampliação do Porto de Natal e a construção do Porto de Caiçara, se concretizadas, será a redenção do Estado do Rio Grande do Norte.
Sairemos do status de “aldeia” e galgaremos um lugar de destaque na economia regional .