As 29 salas de vacinação contra a Covid, localizadas nas unidades básicas de saúde (UBS) da capital, seguem em ritmo acelerado nos dois turnos, para dar cobertura aos novos grupos elegíveis de idosos de 74, 73 e 72 anos, além de profissionais e agentes de saúde incluídos nesta fase.
O aposentado Luiz Gonzaga Fernandes Filho, de 74 anos, é o caçula dentre os irmãos e o mais novo imunizado com a 1ª dose da vacina Coronavac. Ele compareceu à UBS em Brasília Teimosa, zona Leste, na tarde desta terça-feira, acompanhado do sobrinho neto Luiz Simonato. Estava feliz, mas com pressa de voltar para casa e aguardar a 2ª dose. Antes dele, receberam a vacina a agente de saúde Maria Lúcia da Conceição e a idosa Neuza de Souza, de 73 anos, que vieram juntas.
O turno da tarde é considerado o mais tranquilo na UBS da rua Miramar, segundo confirmou a enfermeira chefe Vicentina Gurgel, coordenadora do setor. A tendência segue nas demais unidades. “Tem sido assim sempre, um movimento intenso pela manhã e a demanda menor à tarde, por isso pedimos que as pessoas venham em horários mais tranquilos”, informou. Ela lembra que existe uma logística complexa para receber público de diferentes faixas etárias e os agentes de saúde.
Nesta quinta-feira (25) a prefeitura dará início à vacinação das pessoas com 72 anos. Para esse grupo mais numeroso, a Secretaria Municipal de Saúde sugere a busca por uma das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h, e geralmente têm uma demanda menor de público.
A campanha segue também para novo grupo de profissionais de saúde. A partir desta quinta-feira (25) até o próximo domingo (28) serão vacinados as categorias dos assistentes sociais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos; nutricionistas; odontólogos; psicólogos e técnicos em radiologia.
Para atender a demanda desta quinta-feira, a prefeitura de Natal também ampliou para 4 o número de drives-thrus de atendimento por veículos. Estão montados no Ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Arena das Dunas e Shopping Via Direta, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Os drives do Palácio dos Esportes e Via Direta possuem sala para pedestres.
Segunda dose
As pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose do imunizante devem se dirigir a um dos pontos de vacinação levando os documentos obrigatórios, como cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.
Documentação
Todo o público deve apresentar o comprovante de residência de Natal, cartão de vacinação, documento com foto e, se possível, levar impresso o Formulário de Vacinação que se encontra disponível no site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br).
Os profissionais e trabalhadores de saúde de Natal devem ficar atentos ao dia específico para a sua categoria e aos documentos que devem ser apresentados no momento da imunização. Para se vacinar, os profissionais devem ter em mãos a carteira do conselho profissional, ou carteira de trabalho, escala ou declaração de vínculo assinados e carimbados e a autodeclaração de exercício profissional, que está disponível no site da Prefeitura.