A campanha contra a poliomielite e multivacinação, com encerramento previsto para o dia 30 de novembro, foi prorrogada até 16 de dezembro por não atingir a meta esperada. Natal registra vacinação de 21.875 indivíduos em 2020, número que corresponde a 50% da cobertura da população de 43 mil crianças estimada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) continua com as doses disponíveis e reforça o apelo para que pais e responsáveis das crianças de 01 ano a menores de 05 anos levem os filhos para receber a imunização da Polio na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Além disso, no mesmo período, menores de 15 anos podem realizar a atualização vacinal.
O município de Natal conta com 63 salas de vacinação nos cinco distritos sanitários da cidade. É importante verificar o horário de cada unidade e comparecer ao local com o cartão de vacinação. No ato da vacina, o profissional de saúde confere o esquema vacinal e pode regularizar a periodicidade de algum imunizante, caso necessário. “É muito importante esse comparecimento aos nossos postos de saúde. A poliomielite é uma doença erradicada que pode voltar, se não houver prevenção”, destaca George Antunes, secretário de Saúde de Natal.
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a SMS Natal organizou drives-thrus em dois polos da cidade: Ginásio Nélio Dias e Arena das Dunas, onde mais de mil crianças receberam a dose da vacina. “Os drives ajudaram bastante e estamos fazendo uma força-tarefa para atender parte da população que ainda não compareceu. Nosso desafio é conseguir que, pelo menos 90% das crianças, sejam imunizadas aqui na cidade”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis de Natal.