SELO BLOG FM (4)

UTIs no RN recebem selo Top Performer 2023

CERTIFICAÇÃO É CONCEDIDA ÀS UNIDADES QUE SE DESTACAM PELA BAIXA MORTALIDADE HOSPITALAR E UTILIZAÇÃO RACIONAL DE RECURSOS. DE 135 CONTEMPLADAS, APENAS 18 ESTÃO NO NE

Duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Rio Grande do Norte se destacaram em uma lista entre as 135 melhores performances do Brasil. O selo “Top Performer 2023” é concedido anualmente pela Epimed Solutions – empresa de sistemas de gestão e análise de indicadores em hospitais, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

O resultado foi divulgado, publicamente, pela primeira vez em março de 2023. A maior parte dos reconhecimentos é alcançado por UTIs das regiões Sul e Sudeste. Apenas 18 das contempladas estão no Nordeste.

Ontem (20), representantes da Epimed, estiveram em Natal para a entrega oficial dos reconhecimentos. Um dos destaques é a UTI Adulto do Hospital Unimed Natal que atualmente atende pacientes de obstetrícia, pós-operatório e demandas externas do serviço de Atendimento Domiciliar.

Em nome da Epimed, o diretor comercial da América Latina, Tiago Reimberg, e a gerente regional Nordeste, Jucimara Vieira, entregaram o selo aos representantes do Hospital: o diretor técnico do HUN, Dr. Hércules Albuquerque; a diretora administrativa, Paula Couto; a gerente assistencial, Ruth Lopes; o médico coordenador da UTI, Dr. Fabiano Macedo; o enfermeiro responsável técnico, Marcos Vinícius Cavalcanti; e a enfermeira assistencial, Louise Melo.

Parâmetros

Foram analisadas 707 UTIs brasileiras, sendo a maior parte delas das regiões Sul e Sudeste. De acordo com informações da Amib, o Top Performer não é um ranking já que a certificação é entregue a todas as UTIs que obtiveram índices acima de 33,3%. O selo faz parte do projeto “UTIs Brasileiras”, iniciativa da Associação que busca traçar um perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva em todo o país.

O índice é medido com base em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e a utilização racional de recursos. “Esse é o reconhecimento de um trabalho tecnicamente bem-feito no nosso hospital, que consegue usar recursos de forma sustentável. Esses são pilares importantes para qualquer instituição de saúde”, analisa o coordenador técnico da UTI Adulto, Dr. Fabiano Macedo.

Responsável técnico de Enfermagem da UTI Adulto, Marcus Vinícius Cavalcanti cita alguns dos diferenciais que permitiram à Unidade receber a certificação. “Comparado a outros hospitais do estado, nossos índices de mortalidade são menores, nossos pacientes têm uma recuperação mais rápida e o desfecho (alta da UTI para o quarto e, por fim, a ida para a casa) é feito sem muitos danos”. Ele acrescenta ainda que o Hospital Unimed conta com ações para segurança do paciente e redução de índices de infecção que contribuem para a qualidade do serviço oferecido.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui