Duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Rio Grande do Norte se destacaram em uma lista entre as 135 melhores performances do Brasil. O selo “Top Performer 2023” é concedido anualmente pela Epimed Solutions – empresa de sistemas de gestão e análise de indicadores em hospitais, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).
O resultado foi divulgado, publicamente, pela primeira vez em março de 2023. A maior parte dos reconhecimentos é alcançado por UTIs das regiões Sul e Sudeste. Apenas 18 das contempladas estão no Nordeste.
Ontem (20), representantes da Epimed, estiveram em Natal para a entrega oficial dos reconhecimentos. Um dos destaques é a UTI Adulto do Hospital Unimed Natal que atualmente atende pacientes de obstetrícia, pós-operatório e demandas externas do serviço de Atendimento Domiciliar.
Em nome da Epimed, o diretor comercial da América Latina, Tiago Reimberg, e a gerente regional Nordeste, Jucimara Vieira, entregaram o selo aos representantes do Hospital: o diretor técnico do HUN, Dr. Hércules Albuquerque; a diretora administrativa, Paula Couto; a gerente assistencial, Ruth Lopes; o médico coordenador da UTI, Dr. Fabiano Macedo; o enfermeiro responsável técnico, Marcos Vinícius Cavalcanti; e a enfermeira assistencial, Louise Melo.
Parâmetros
Foram analisadas 707 UTIs brasileiras, sendo a maior parte delas das regiões Sul e Sudeste. De acordo com informações da Amib, o Top Performer não é um ranking já que a certificação é entregue a todas as UTIs que obtiveram índices acima de 33,3%. O selo faz parte do projeto “UTIs Brasileiras”, iniciativa da Associação que busca traçar um perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva em todo o país.
O índice é medido com base em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e a utilização racional de recursos. “Esse é o reconhecimento de um trabalho tecnicamente bem-feito no nosso hospital, que consegue usar recursos de forma sustentável. Esses são pilares importantes para qualquer instituição de saúde”, analisa o coordenador técnico da UTI Adulto, Dr. Fabiano Macedo.
Responsável técnico de Enfermagem da UTI Adulto, Marcus Vinícius Cavalcanti cita alguns dos diferenciais que permitiram à Unidade receber a certificação. “Comparado a outros hospitais do estado, nossos índices de mortalidade são menores, nossos pacientes têm uma recuperação mais rápida e o desfecho (alta da UTI para o quarto e, por fim, a ida para a casa) é feito sem muitos danos”. Ele acrescenta ainda que o Hospital Unimed conta com ações para segurança do paciente e redução de índices de infecção que contribuem para a qualidade do serviço oferecido.