SELO BLOG FM (4)

Usuários do aplicativo Natal Digital tem informações sobre Vigilância em Zoonoses 

FOTO: DIVULGAÇÃO

O aplicativo Natal Digital passa a disponibilizar informações sobre a Vigilância em Zoonoses na capital potiguar. Ao acessar a nova funcionalidade, os usuários poderão fazer denúncias sobre Arbovirose, Animal Agressor e Animal Morto, solicitar Vigilância de Leishmaniose e Vigilância da Esporotricose (para gatos), participar do Censo Animal, ou ainda ter notícias no Boletins Entomoepidemiológicos.

“Disponibilizar informação e facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela prefeitura, tem sido uma preocupação da gestão do prefeito Álvaro Dias e, nesse sentido, a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) tem se empenhado para integrar as demais secretarias no Natal Digital, como acontece agora com a Secretaria de Saúde, por intermédio de sua Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)”, disse Joanna Guerra, titular da Sempla, órgão responsável pela gestão do aplicativo.

O Natal Digital está em atividade desde 2020, cumprindo seu papel de promover uma comunicação mais eficiente e acessível e fortalecendo o relacionamento entre a Prefeitura e os cidadãos. O aplicativo inspira credibilidade e já atingiu a marca de 245.200 downloads. Além de notícias das ações da prefeitura, ele apresenta diversos serviços, como agendamento do Cadastro Único, atendimento na STTU, solicitação de serviços de iluminação, Cartão do Artesão, acionamento da Defesa Civil, mapa de pontos de Wi-Fi gratuito, solicitação de serviços de tapa-buraco e Acolhe Mulher, entre outros.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) é responsável pelas ações e serviços de vigilância das populações de animais que têm relevância para a saúde pública. O objetivo é prevenir e monitorar as zoonoses e os acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos. Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, que podem ser de origem bacteriana, viral, parasitária ou podem, ainda, envolver agentes não convencionais que podem atingir os humanos por meio do contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente.

“As ferramentas de comunicação direta e ágil com a população são de extrema importância para prevenir uma série de agravos à saúde humana, e essa é a proposta em disponibilizar serviços de saúde na plataforma Natal Digital” destacou o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui