Os usuários do transporte coletivo assim como os condutores de ônibus e transporte opcionais aprovaram a criação da faixa exclusiva de transporte coletivo na Avenida Felizardo Moura. O tempo de travessia caiu em 75% desde a última segunda-feira (27).
A aprovação ganhou destaque até na mídia local. O jornal Tribuna do Norte, por exemplo, veiculou matéria especial tratando sobre o tema, assim como a Inter TV Cabugi, afiliada da Rede Globo em Natal. O motorista Francisco Edson, entrevistado pelo periódico, destacou: “está ótimo agora. Era pra ter feito isso há muito tempo. Antes eu demorava de meia hora a quarenta minutos para atravessar. Agora passo em cinco minutos”.
A faixa é sinalizada com cones ao longo do trecho. A operação é acompanhada pelos inspetores e agentes de mobilidade da STTU que permanecem na via para orientar a prioridade dos ônibus e opcionais e o fluxo para os veículos particulares, no sentido Centro/região Norte, a partir da Compal até o acesso à Ponte de Igapó, das 16h30 às 19h30.
A matéria da Tribuna do Norte pontua ainda que se para os motoristas a medida foi benéfica, para aqueles que sofrem diariamente para passar pelo local de ônibus, foi melhor ainda. A auxiliar de escritório, Ana Lúcia, 61, trabalha nas imediações e pega o horário de maior movimento todos os dias. “A mudança é que a gente não está mais passando uma eternidade no trânsito. Eu ficava cerca de meia hora, 40 minutos para conseguir ir de um lado para o outro. Ontem não demorou 10 minutos”, disse ela.
A outra usuária do transporte público, Cristiana Martins, 49, também confirma a mudança. “Realmente melhorou porque estava insuportável. Eu moro no Parque dos Coqueiros e chegava atrasada. Ficava uns 30 minutos, 40 minutos até chegar aqui. Agora estou chegando mais cedo”, conta.
Os carros particulares e outros veículos permanecem com duas faixas para cada lado. A orientação da STTU é para que quem estiver num veículo particular e tem maior flexibilidade, evite usar a ponte durante esse horário, uma vez que o DNIT está realizando a obra de restauração da ponte e essa intervenção tem deixado o fluxo de veículos lento nos horários de pico.
Em matérias exclusivas para o Bom Dia RN assim como o RN TV, 1a e 2a edições, o retorno da população com relação a faixa foi positiva. Os telejornais deram ênfase às narrativas dos usuários da via – tanto de transporte público como os condutores de veículos particulares.