A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) irá adotar um plano de contingência para preservar a saúde dos colaboradores sem interromper os serviços de limpeza em Natal. A portaria com as medidas que serão implantadas deve ser publicada na terça-feira (24), quando entrará em vigor. De acordo com a Urbana, não há planos de interrupção nos serviços prestados pela empresa.
Um dos objetivos do plano de contingenciamento é concentrar esforços na coleta de resíduos domiciliares. Para isso, garis que realizam os serviços de capinação, varrição e caiação poderão ser transferidos para a coleta de podas, entulhos e a coleta domiciliar, de acordo com a necessidade do município.
O presidente da Urbana, Jonny Costa, fará portaria fundamentada para resguardar os direitos individuais e coletivos na empresa, informando ao Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp), que assim terá conhecimento da responsabilidade neste momento.
A Urbana informou ainda que qualquer tentativa de impedir a execução de serviços públicos de limpeza urbana, a partir de incentivo a paralisações, divulgação da fake news, faltas não justificadas, falsidade ideológica ou ameaças a empregados públicos no exercício da função, pode ser considerada como crime conforme Art. 268 do Código Penal, devendo ser tomadas as medidas legais cabíveis.