SELO BLOG FM (4)

UPA Pajuçara referência no RN como Unidade Sentinela para doenças respiratórias tem destaque no MS

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Upa Pajuçara é referência no Rio Grande do Norte como Unidade Sentinela para doenças respiratórias desde o ano de 2020, tem destaque no Ministério da Saúde e Estado pelos relevantes serviços prestados à Vigilância Epidemiológica.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vaneska Gadelha, o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe foi implantado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal.

A Unidade Sentinela da UPA Pajuçara funciona a cada paciente que dá entrada apresentando sintomas gripais como, febre, tosse e dor de garganta, o médico solicita exames de RT PCR com três amostras para Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios, na sequência, coleta o exame e leva as amostras para o laboratório da unidade para ser cadastrado no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial.

Após esse processo, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Upa Pajuçara, coleta os dados do paciente e insere nos sistemas do e-SUS e SIVEP – Gripe do Ministério da Saúde. Nessas amostras são pesquisados vários vírus como Influenza; Parainfluenza 1,2,3; Adenovírus; Vírus sincicial Respiratório e Metapneumovírus.

Já as notificações realizadas pelo Núcleo Hospitalar são encaminhadas ao  DVS/Natal que compila as informações e realiza os Boletins Epidemiológicos para ampla divulgação.

“Desse trabalho realizado na UPA Pajuçara, coordenado pelo Professor Alexandre Bezerra Silva/ SMS/Natal, saem amostras de novos vírus que circulam em Natal e no RN, que servem para a implantação das futuras vacinas fabricadas a cada ano”, informou Vaneska.

Inicialmente eram exigidos pelo Ministério da Saúde apenas cinco coletas de Swab nasal por semana epidemiológica, a partir de 2023, para atingir a meta é preconizado 20 coletas de Swabs nasais a cada semana.

A UPA Pajuçara recebeu no ano de 2022 a Menção Honrosa do Ministério da Saúde pelo reconhecimento e préstimos realizados dentro do município e da Vigilância Epidemiológica de Natal, realizado durante a pandemia, pela excelência na coleta de dados epidemiológicos sobre doenças respiratórias. E também o reconhecimento pela Vigilância Epidemiológica do Estado do RN, pelos relevantes serviços prestados nessa área.

A Rede Sentinela é composta por unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e ou acidentes relacionados ao trabalho.

O Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) foi implantado, pelo Ministério da Saúde (MS), desde o ano de 2000 para monitorar os dados epidemiológicos da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui