Ao concluir a gestão no final de 2024, o presidente da Unimed Natal, Fernando Pinto, afirma que o balanço é positivo e comenta sobre as transformações que realizou enquanto presidente da empresa. “É muito bom ter a certeza de que concluímos a nossa gestão como destaque nos posicionando entre as 30 maiores operadoras de plano de saúde do nosso país”, declarou.
Fernando assumiu a presidência em 2017 e conta que, naquele momento, a Unimed enfrentava dificuldades ao utilizar o mecanismo do Pro Rata há 23 anos. Esse sistema, que aplica um desconto médio de 26% na produção médica dos cooperados, foi um dos primeiros desafios enfrentados pela gestão.
“Nossos primeiros desafios foram os de fazer a retirada desse Pro Rata, que subtraiu recursos da produção médica do cooperado e de implementar a remuneração baseada em indicadores de qualidade assistencial”, destacou.
Segundo ele, a gestão enfrentou um cenário desafiador durante os últimos três anos, período que foi marcado pela maior crise da saúde suplementar já registrada no Brasil, considerando o período de pandemia. O impacto incluiu o aumento significativo nos custos assistenciais e na sinistralidade. “Nós saímos dessa crise muito mais fortes, mantendo a nossa empresa equilibrada do ponto de vista econômico-financeiro”, disse.
Entre os destaques da gestão, o presidente enfatizou a construção do Complexo de Saúde da Unimed Natal, considerado a maior entrega da empresa em 47 anos. O novo complexo contará com um hospital geral, uma unidade materno-infantil e um Centro de Diagnóstico, oferecendo serviços de qualidade e eficiência para os beneficiários.
“O CSU chega para transformar o segmento da saúde, oferecendo não só serviços hospitalares de alta tecnologia para os nossos beneficiários, mas também ampliando e abrindo o mercado de trabalho para os nossos médicos cooperados”, explicou o presidente.
Para fortalecer a cooperativa, Fernando contou que apostou em modelos de governança corporativa e na profissionalização das operações, com a contratação de técnicos especializados na área de saúde suplementar. Esses esforços resultaram em melhorias no atendimento aos beneficiários e no fortalecimento da estrutura financeira da cooperativa. “Conseguimos fazer distribuição de sobras para os médicos cooperados, melhorar a remuneração e garantir a sustentabilidade da Unimed Natal”, afirmou.
Hoje, a Unimed Natal se consolida como a maior operadora de saúde do estado, dando assistência a mais de 225 mil beneficiários, 1.600 médicos cooperados e 1.800 colaboradores. Além disso, a cooperativa está entre as cinco maiores empresas do Rio Grande do Norte, sendo protagonista no mercado local.
“Lançamos o maior Marketplace do RN, o Uniclube, que fomentará as empresas do nosso Estado. A Unimed, portanto, não só oferta serviços de saúde, mas fomenta toda a Economia do RN, gerando empregos e renda e tendo o orgulho de ser genuinamente potiguar”, acrescentou.
“Governança corporativa e expansão de serviços serão essenciais para próxima gestão”
Fernando Pinto ainda ressaltou o otimismo da continuidade no trabalho realizado e defendeu os pilares que devem nortear a próxima gestão, como a governança corporativa, a expansão e a qualificação dos serviços, além de iniciativas de promoção e prevenção à saúde. “Esses pilares são fundamentais para enfrentarmos os desafios que se apresentam no setor de saúde suplementar”, afirmou.
Entre os desafios futuros citados estão a judicialização, a incorporação de novas terapias e tecnologias e a demanda por tratamentos específicos, como os relacionados ao transtorno do espectro autista. “Outro ponto prioritário será combater fraudes e desperdícios, práticas que comprometem significativamente os recursos disponíveis e que precisam ser enfrentadas com responsabilidade e eficiência”, destacou Fernando.
A eleição da nova diretoria está prevista para março de 2025, com o período de inscrições aberto em fevereiro. Fernando Pinto ressaltou a importância de contar com cooperados experientes na futura gestão e contou que, no momento oportuno, deve lançar uma chapa. O atual presidente ainda reiterou que o objetivo é dar continuidade ao trabalho que tem sido feito sem oferecer riscos para a cooperativa.
Fundada em 1977, a Unimed Natal é fruto do modelo cooperativista, criado por 27 médicos e médicas. Hoje, a cooperativa conta com uma ampla rede de serviços, que inclui centros clínicos, unidades de fisioterapia, laboratórios, um serviço de SOS 24 horas e o Hospital Unimed Natal, certificado com ONA 2.
Agora RN