O plano de saúde Unimed Natal anunciou que vai distribuir gratuitamente um kit de medicamentos para o tratamento da Covid-19 para os seus beneficiários. O kit inclui três remédios, um deles é a Hidroxicloroquina – que não tem eficácia comprovada cientificamente contra o novo coronavírus.
A indicação do uso da medicação, segundo o plano de saúde, “está alinhada aos critérios e condições para a prescrição de cloroquina e de hidroxicloroquina do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern)”. A recomendação do Cremern prevê o início do tratamento com a hidroxicloroquina mesmo antes da confirmação do diagnóstico em pacientes do grupo de risco.
Em nota, o Cremern informou que a Câmara Técnica de enfrentamento à Covid-19 e os conselheiros estão cientes da falta de evidências científicas robustas para o tratamento dessa enfermidade. “No presente momento, o descompasso entre os efeitos da pandemia e as respostas da ciência exigem um olhar diferenciado sobre essas observações”, diz o documento.
A Unimed Natal explicou que a decisão para a prescrição dos remédios é exclusivamente do médico. “Caso o beneficiário esteja de acordo com o tratamento indicado, ele deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) disponibilizado pelo médico”.
Para ter acesso ao kit é preciso apresentar receituário médico em nome do beneficiário, com validade de cinco dias, a partir da data de prescrição. “A cooperativa natalense conta com a padronização de doses dos referidos medicamentos, sugerida de acordo com cada estágio e gravidade dos sintomas, com objetivo de minimizar riscos e efeitos adversos”, informou o plano de saúde.
G1RN