
Em reunião informativa na Associação Médica do RN, com a presença de mais de 100 cooperados, foi aprovada por unanimidade a retomada da cobrança pro rata na Unimed Natal. Segundo a cooperativa, a medida emergencial visa enfrentar o desequilíbrio deixado pela gestão anterior.
Proveniente do latim, a expressão pro rata significa “proporcionalmente”. Ela é usada para descrever uma situação em que algo é dividido em partes iguais ou em proporção, em circunstâncias relacionadas ao consumo, questões trabalhistas, setor financeiro, entre outras.
O encontro que aprovou a medida ocorreu na segunda-feira (20). A atual diretoria apresentou um diagnóstico financeiro da cooperativa, revelando a urgência de ações responsáveis para conter os prejuízos acumulados. Durante a reunião, os números foram detalhados e receberam o reconhecimento dos presentes quanto à necessidade de readequações imediatas.
A pro rata, aprovada com total apoio dos cooperados, será uma das primeiras ações adotadas para reequilibrar as contas da Unimed Natal. A medida é temporária e visa ajustar os repasses conforme a real capacidade financeira da cooperativa.
“Estamos aqui para mostrar os números e enfrentá-los com responsabilidade. Nossa missão agora é reconstruir com base na confiança, na transparência e no compromisso com os cooperados e com os clientes”, declarou a diretoria durante a reunião.
A nova gestão também anunciou que já iniciou a revisão de contratos, a renegociação de dívidas herdadas e o corte de gastos excessivos, além de estabelecer um novo modelo de governança.
Portal 98 FM
