As Unidades de Conservação Estaduais, administradas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema retomam suas atividades de visitação pública na próxima terça-feira (8), seguindo os protocolos de biossegurança para o funcionamento dos espaços. As unidades estavam fechadas para o público externo desde março, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A reabertura será de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo Comitê Científico do Rio Grande do Norte. As medidas se aplicam a todos os visitantes, prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuam nas Unidades de Conservação.
Para a reabertura, foi necessária a adoção de medidas, como o distanciamento social de pelo menos 1,5m durante a circulação nos Ecopostos; a manutenção dos banheiros será realizada com maior frequência; sinalização para orientar os visitantes; uso obrigatório de máscaras; álcool em gel disponível, entre outros.
Algumas dessas Unidades de Conservação atraem mais o setor turístico devido às características da área, a exemplo da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), local onde são realizados passeios náuticos e visitas aos Parrachos no Litoral Norte do RN.
De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, a gestão do órgão ambiental compreende o momento e reforça o seu compromisso no regramento e monitoramento das atividades turísticas em nossas áreas protegidas. “Os Ecopostos das Unidades de Conservação da Natureza voltam a funcionar, mas respeitando as ações de prevenção e a retomada das atividades de turismo e atrativos naturais. A reabertura das Unidades de Conservação neste período foi uma decisão tomada em conjunto, a partir do diálogo entre a Secretaria de Turismo Estadual e nosso Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC). Estamos atentos às ações de retomada responsável das atividades econômicas do RN, conforme estabelecido pelos Decretos Estaduais”, afirmou o diretor Leon Aguiar.
O subcoordenador do NUC/Idema, Rafael Laia, ressalta que os Ecospostos são unidades executoras descentralizadas do Idema e são as sedes das Unidades de Conservação. Um espaço físico de atendimento e diálogo com os moradores e visitantes das áreas protegidas, além de ser local onde são realizadas as reuniões dos Conselhos Gestores, servindo, também, de estrutura de hospedagem para pesquisadores que desenvolvem projetos nas UC’s.
“A reabertura dos Ecopostos para visitação turística é uma ótima oportunidade para todos conhecerem um pouco mais das nossas UC’s. Temos profissionais treinados que podem orientar o visitante quanto às atividades executadas nas Unidades. Todos serão muito bem-vindos e recebidos com todo o carinho e cuidados necessários para prevenção à Covid-19”, disse o coordenador.
Atualmente, cinco Unidades de Conservação Estaduais possuem Ecoposto: Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra; Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais; Área de Proteção Ambiental de Jenipabu; Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão.
O Idema informa que cada Unidade de Conservação possui suas especificidades e modalidades diferentes de atrativos. Qualquer dúvida sobre o funcionamento das UC’s é possível entrar em contato com o Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema (NUC), através dos contatos: [email protected] ou [email protected]
O Parque das Dunas retomou suas atividades de maneira gradual esta semana. O Cajueiro de Pirangi, um dos cartões-postais administrados também pelo Idema, reabrirá no próximo domingo (6).