O partido União Brasil que tem o deputado federal Paulinho Freire como pré-candidato a prefeito de Natal, caminha para se transformar na maior bancada da Camara Municipal – de pelo menos nove vereadores -, depois do transcurso dos 30 dias da chamada janela partidária, período permitido pela legislação eleitoral para a troca de partidos por vereadores que vão concorrer a reeleição em 6 de outubro.
A janela partidária inicia-se nesta quinta-feira (7) e termina a 7 de abril, mas a bancada do União Brasil que já vinha contando com quatro vereadores – Camila Araujo, Felipe Alves, Robson Carvalho e Tercio Tinoco, agora aguarda as filiações de pelo menos cinco vereadores, a começar de Nina Souza (PDT), a qual, naturalmente acompanha o marido Paulinho Freire: “Estamos esperando o presidente estadual do partido, José Agripino, determinar a data para um grande ato de filiação, nesse dia assinarei a minha ficha”.
Além da vereadora Nina Souza, estarão se filiando ao União Brasil os vereadores Raniere Barbosa (ex-Avante), Nivaldo Bacurau, que está deixando o PSB, Aroldo Alves e Chagas Catarino, de saída do PSDB. Também se fala na filiação da vereadora Margarete Régia, que está se desfiliando do Pros, mas anda conversando com o prefeito Álvaro Dias para ingressar no Republicanos.
A dificuldade para Margarete ingressar no União Brasil deve-se ao fato que o irmão – ex-vereador e ex-deputado estadual Albert Dickson pretende voltar à CMN, assim como o ex-deputado e ex-vereador Luiz Almir, que farão parte de um “chapão” do União Brasil.
Outro vereador que ainda não se definiu, Herberth Sena, atualmente no PSDB, disse estar “analisando propostas” de vários, bem como o vereador Dickson Nasser, o qual já decidiu não disputar a reeleição, mas terminará o mandato em 31 de dezembro filiado a outro partido.
Por intermédio de sua assessoria politica, o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome, confirmou sua desfiliação do MDB para se filiar dia 16 ao Partido Progressistas (PP), que faz parte da aliança política que oficializará apoio a Paulinho Freire nas convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto.
Outros vereadores que já tinham a anuência da Justiça Eleitoral para trocarem de legendas antes da abertura da janela partidária, foram Kleber Fernandes, que deixou o PSDB pelo Republicanos e Luciano Nascimento, que trocou o PTB pelo PSD em ato político ocorrido no sábado (2), clube Albatroz, que contou com a presidente estadual do partido, senadora Zenaide Maia e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que dirige a legenda em Natal e almeja voltar a administrar a cidade.
Já o vereador Bispo Assis, que não concorre à reeleição, deve ingressar no Republicanos, assim como o vereador Peixoto, que deve se desligar do PTB, enquanto se comenta nos bastidores que o vereador Preto Aquino está saindo do PSD para se filiar ao PSB.. Mesmo perdendo os vereadores Aroldo Alves, Chagas Catarino, Herberth Sena e Kleber Fernandes, o PSDB ainda continuaria sendo a segunda maior bancada da Câmara, com quatro cadeiras – Aldo Clemente, Anderson Lopes, Hermes Câmara e Klaus Araújo.
Tribuna do Norte