Um relato sobre a chegada da UTI, da hemodinâmica e da cirurgia cardíaca no Rio Grande do Norte foi tema para “Um Novo tempo” – terceiro livro do médico cardiologista Paulo Davim, lançado nessa quinta-feira em prestigiada noite de autógrafos, na Associação Médica do Rio Grande do Norte.
“A primeira UTI foi inaugurada em1972, em um hospital público, quando o Hope estava aqui. Depois, em 1978, foram inauguradas duas UTIs em dois hospitais privados. E daí para a frente as UTIs começaram a se proliferar em outros hospitais públicos e privados, bem como as cirurgias cardíacas”, resumiu Paulo Davim, que recebeu médicos, amigos, pacientes, e o ex-senador Garibaldi Filho, de quem foi suplente, função que lhe fez senador por 4 anos quando Garibaldi se elegeu governador.
“O livro mostra que vivemos um novo tempo de fato com a tecnologia absolutamente integrada ao cotidiano do paciente crítico”, diz o autor.
O médico acrescenta que nem sempre foi assim. “A primeira UTI foi inaugurada em1972, em um hospital público, quando o Hope estava aqui. Depois, em 1978, foram inauguradas duas UTIs em dois hospitais privados. E daí para a frente as UTIs começaram a se proliferar em outros hospitais públicos e privados, bem como as cirurgias cardíacas”, explica Davim.
Segundo Davim, o livro aborda com detalhes o início do funcionamento das UTIs no Rio Grande do Norte, a realização das primeiras cirurgias cardíacas, quando e onde foi realizada a primeira ponte safena e qual o profissional que a realizou, os profissionais pioneiros e a chegada da primeira hemodinâmica em hospitais privados. “O livro conta ainda sobre um grupo de jovens médicos cardiologistas que fizeram um investimento vultoso da ordem de 1 milhão de dólares para dotar o primeiro hospital privado no Estado com o serviço de cirurgia cardíaca e hemodinâmica de última geração e quem foram esses profissionais ousados”.
E acrescenta: “Apesar de conter temas técnicos, o livro dispõe de uma linguagem acessível não apenas a profissionais da área da saúde, mas a profissionais de qualquer outra área. É um livro histórico que preenche uma lacuna importante na história da medicina do Estado e conta fatos pitorescos que o leitor vai gostar de conhecer”.