SELO BLOG FM (4)

Última pesquisa Consult mostra cenários diferentes e Fátima com problemas em rejeição e avaliação de Governo

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A partir de 1º de janeiro, as empresas que realizarem pesquisas eleitorais serão obrigadas a registrá-las no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), até cinco dias antes da divulgação. A semana começou com a publicação da última pesquisa Consult, divulgada pelo Blog do BG. Foram 1.700 entrevistas em todas as regiões, nos dias 9 e 12 de dezembro. Não foram listadas as cidades pesquisadas. A margem de erro é de 2,3%, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

No 1º turno, Fátima Bezerra (PT) liderou os cenários. No melhor deles, com Carlos Eduardo Alves (PDT) e Styvenson Valentim (Pode), a governadora alcançou 32,29%. Quando aumentaram os possíveis concorrentes: Carlos Eduardo Alves, Styvenson, Benes Leocádio, Breno Queiroga e Clorisa Linhares, Fátima foi a 31,82% contra 38,29% de todos os adversários juntos. Mesmo sem ter concorrentes definidos, Fátima não chega 40%, já que Lula da Silva tem 48,24% no 1º turno e em simulações de 2º turno chega a 54,24% no melhor cenário potiguar. Em um cenário diferente para 2º turno, Carlos Eduardo teve 35,18% e Fátima com 34,12%. Empatados pela margem de erro.

No quesito rejeição, Fátima chega a 29,5%, obtendo o maior índice na estimulada. A rejeição dela é maior que todos os adversários juntos. Em uma questão específica, a Consult indagou o que é melhor para o RN, que aconteça em 2022. A maioria, 52,94%, acha que o melhor que pode acontecer em 2022 é não eleger Fátima. Já 34,94% acha que o melhor é reelegê-la. A desaprovação do Governo Fátima Bezerra chegou a 52,18%. Já a aprovação foi de 37%. Outros 10,82% não souberam ou não opinaram. Dois quesitos que vêm preocupando a reeleição do PT, mesmo não tendo adversários definidos e a governadora fazendo visitas e inaugurações pelo interior.

Lula não transfere maioria

Na pesquisa Consult, em relação ao eleitorado de Lula, o percentual que vota no PT e transfere para Fátima. E votando em Lula presidente, menos da metade disse votar também em Fátima para governadora, exatos 42,44%. Um total de 28,54% disse não votar na governadora de maneira alguma. E outros 21,71% disse que pode vir a votar.

2010 & 2008

Em duas campanhas, quando Lula ainda era presidente da República, um fato histórico aconteceu no RN e ficou marcado. Lula não conseguiu transferir sua popularidade para seus candidatos locais. Em 2008, a própria Fátima foi vítima para prefeita de Natal e deu Micarla de Sousa, no 1º turno. Já em 2010, a senadora Rosalba Ciarlini, do DEM, rival do PT nacionalmente conseguiu ganhar no 1° turno. E levou o “voto casado”, Garibaldi Filho e José Agripino para o Senado. Sem falar em 2004, Lula presidente, Fátima sequer foi para o 2º turno para prefeita de Natal.

Café da Manhã

A terça-feira 21 começa com um café da manhã na Governadoria. A governadora Fátima Bezerra e o líder do Governo, deputado Francisco do PT, receberão os deputados da bancada governista para uma discussão em torno do empréstimo de R$ 649,6 milhões e o orçamento do Estado 2022, que deve ser votado hoje e amanhã na Assembleia Legislativa.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui