A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 18ª universidade do Brasil em internacionalização e o 2º do Nordeste, conforme dados do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, que avalia 197 instituições de ensino superior do país. Na nota geral, a UFRN manteve a mesma posição do ano passado, 22ª, figurando como a 4ª melhor do Nordeste.
O levantamento mostrou ainda que a UFRN subiu de 32ª para 29ª no conceito Avaliação de Mercado. Foram registradas melhoras também na classificação de alguns cursos, entre eles destacam-se Serviço Social, que subiu da 25ª para a 12ª posição, e Fisioterapia, que estava em 12º em 2018 e aparece em 9º neste ano.
Para Márcio Vinício Barbosa, secretário da Secretaria de Relações Internacionais da (SRI/UFRN), esse resultado é um sinal de que as verbas voltadas à pesquisa estão sendo bem aplicadas, o que ajuda a aumentar a visibilidade da Universidade.
Porém, ele critica os critérios utilizados, pois, no caso da internacionalização, o ranking se baseia apenas no número de citações internacionais por docente e no número de publicações em coautoria internacional, enquanto outros levantamentos consideram o número de alunos e professores estrangeiros, além do relacionamento com outras instituições. A UFRN tem cerca de 200 parcerias internacionais.
O RUF também usa uma metodologia diferente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desconsiderando pontos relevantes. Por exemplo, 42% da nota é relativo à pesquisa e apenas 32% ao ensino. Na área do ensino, 20% da nota é decorrente da opinião dos docentes, enquanto no Enade só tem 4%. O ranking também não considera a extensão, mesmo fazendo parte do tripé dos pilares da Universidade.
RUF
Realizado no Brasil desde 2012, o índice avalia cinco critérios: pesquisa científica, qualidade de ensino, a avaliação de mercado, inovação e internacionalização, amparada pelas pesquisas feitas em parceria com instituições estrangeiras e o número de citações que os docentes recebem no exterior.
Enade
Quatro cursos da UFRN atingiram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2018. Dos cursos avaliados, os que receberam nota máxima foram: Publicidade e Propaganda, Psicologia, Direito (campus Natal) e Serviço Social. Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 4, no portal do Inep.