A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) enviou ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) reiterando a necessidade do restabelecimento da linha do circular. O documento reforça ainda a demanda do serviço em virtude das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que serão aplicadas neste domingo, 14 de novembro.
De acordo com a UFRN, cerca de 1.300 estudantes da universidade realizarão as provas, além de 200 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e também discentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e de instituições privadas. O documento ressalta também que, nos dias 21 e 28 de novembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A linha circular faz parte do sistema de transporte público de Natal e é o principal meio de locomoção dos estudantes dentro do campus da UFRN. Contudo, o serviço segue suspenso, o que, sendo a instituição de ensino, vem causando prejuízos ao desempenho das atividades.
Como a universidade não tem competência legal para operar no serviço de transporte público, desde o início do ano, representantes da UFRN vêm se reunindo com os órgãos legalmente responsáveis pelo serviço – Prefeitura de Natal e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) -, bem como com órgãos do Poder Judiciário, para verificar os procedimentos jurídicos possíveis – Procuradoria Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público do RN, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual.