SELO BLOG FM (4)

UFRN entrega mais de 4 mil litros de álcool às unidades de saúde

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem desenvolvido papel importante no provimento de álcool 70% nos serviços de saúde pública estaduais e municipais do Rio Grande do Norte, bem como nas unidades e hospitais universitários vinculados à instituição. Até o momento, mais de 4 mil litros do produto foram distribuídos para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) no território potiguar.

A distribuição é feita pela própria UFRN, por meio do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), que atende os hospitais ligados à UFRN, a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). De acordo com a vice-diretora do Nuplan, Lourena Mafra, o abastecimento à Sesap acontece semanalmente, enquanto as unidades de saúde da UFRN recebem esse material a cada quinzena.

Outra unidade da UFRN com participação efetiva na produção de álcool para o estado é o Departamento de Farmácia (DFARM), que já entregou cerca de 800 litros de álcool líquido 70%. Utilizado para desinfecção de ambientes, o produto já atendeu ao Hemonorte e às secretarias de Saúde de Carnaúba dos Dantas, São José do Mipibu e Extremoz, entre outros órgãos.

Inicialmente voltado à produção do álcool líquido 70%, o DFARM também vai trabalhar com álcool em gel em breve. “Estamos aguardando, para a próxima semana, a doação de uma empresa paulista de 200 Kg da base para produção de cerca de 750 Kg de álcool gel”, informa o chefe do DFARM, professor Túlio Moura.

Participam dessa tarefa de combate à Covid-19 os laboratórios de Controle de Qualidade, Farmacotécnica, Cosméticos e o Laboratórios Escola de Farmácia Industrial (Lefi), todos no Departamento de Farmácia. Para o professor Túlio Moura, ainda é cedo para avaliar o impacto dessa atividade.

“É difícil dimensionar a abrangência desse trabalho. Provavelmente, estamos protegendo milhares de pessoas da contaminação e, por consequência, salvando vidas, que é o mais importante. Não pensamos na grandeza, mas, sim, em ajudar aqueles que estão na linha de frente”, afirma Túlio.

Portal da Tropical

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui