
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as melhores instituições de ensino no Brasil e América do Sul, segundo o “Latin America University Rankings 2019” da revista inglesa Times Higher Education (THE), publicado nessa terça-feira (18). Ao todo, foram avaliadas 391 Universidades.
A classificação utiliza 13 indicadores de desempenho que são aplicados no “THE World University Rankings”. São avaliados critérios de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.
A UFRN é uma universidade pública com sede em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, na costa nordeste. Segundo avaliação do Ministério da Educação, a UFRN é uma das melhores instituições de ensino superior do país e o principal polo universitário do estado.
Além disso, é uma das dez maiores universidades brasileiras em número de estudantes de graduação (36.000). Possui 2 campi em Natal e 5 no campo.
Oferece 78 cursos de graduação, 7 como ensino a distância, cobrindo a maioria das áreas de conhecimento. Oferece 21 estágios médicos e 82 cursos de pós-graduação strito sensu (52 mestrados e 30 doutorados). Coordena o maior projeto de pesquisa e pós-graduação do estado.
A comunidade universitária pode contar com modernas instalações e tecnologias de informação e comunicação, bem como sistemas de informação integrados de última geração, que permitem um ambiente muito tecnológico.
A internacionalização é um dos seus princípios norteadores e possui acordos de cooperação com mais de 70 universidades estrangeiras, enviando e recebendo estudantes de todo o mundo.

