A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) avançou na avaliação dos cursos de graduação, conforme o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021. Nesse último ciclo, foram avaliados cursos de licenciatura e seus respectivos bacharelados, além das graduações de ciências exatas, ciências biológicas e ciências humanas, quando o número de cursos com conceito 4 ou 5 (notas de excelência), passaram de 45,5%, em 2017, para 56,1%, na edição 2021.
O procurador educacional institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo Gomes, explicou que 41 cursos da Instituição foram avaliados nesse ciclo, de um total de 82 cursos que participam do Enade. O número de graduações com conceito 5 subiu de seis para sete, comparando as edições de 2017 e de 2021. Outro destaque da avaliação é que o bacharelado em Educação Física alcançou a maior nota no Enade do país.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, avalia que o avanço é fruto do compromisso da comunidade universitária com a Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos, bem como da dedicação dos estudantes na realização do Exame. A Política orienta as graduações a analisarem os resultados anteriores e planejarem suas ações, objetivando a melhoria do desempenho no Enade e o aperfeiçoamento da qualidade acadêmica. “É com grande alegria que celebramos mais essa conquista da UFRN, que demonstra o compromisso institucional com a excelência acadêmica”, comemorou o gestor.
Ainda segundo Fabiano Gomes, o número total de cursos, no último triênio, com conceito 4 ou 5 subiu de 60,9% para 65,8%. Atualmente, das 82 graduações que participam do Enade na Instituição, 21 cursos possuem conceito máximo; 33, conceito 4; 20, conceito 3; e oito cursos estão com conceito 2.