Diante da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está participando de uma campanha para arrecadação de materiais de limpeza e higiene pessoal para o sistema prisional do estado potiguar. A ação é realizada por alunos de pós graduação do Departamento de Políticas Públicas e o Motyrum penitenciário, ambos da UFRN, em parceria com diversas organizações da sociedade civil do estado.
Os pontos de coleta estão instalados na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), localizada no Centro Administrativo do Estado, e a Arquidiocese de Natal, nas Rocas. Os produtos recomendados para doação na campanha são: sabonete, álcool líquido 70%, álcool em gel 70%, desinfetante, detergente e água sanitária. Na Sesap, a entrega deve ser feita das 8h30 às 18h, e na Arquidiocese, das 8h às 12h, da segunda a sexta-feira.
Por se tratar de um problema de saúde pública, a pandemia do coronavírus deve ser combatida em toda a sociedade. Para os organizadores da campanha, essa questão é mais acentuada no sistema prisional, onde a população encarcerada já possui uma condição de vulnerabilidade maior, por estar em um ambiente fechado e com muitas pessoas. Por causa disso, o risco de contágio e transmissão pode ser aumentado e consequentemente provocar a proliferação do vírus também para policiais, agentes penitenciários, profissionais dos hospitais prisionais, além das famílias e comunidade como um todo.
Entre os meios de prevenção da Covid-19 está a adoção e reforço nas medidas de higiene e limpeza de ambientes e pessoas, por isso a relevância da campanha. O Rio Grande do Norte possui uma população carcerária de cerca de 10 mil internos, distribuídos em 17 unidades prisionais.